Receita do sucesso financeiro: o passo a passo que você precisa

07 de janeiro | 2019

Está começando mais um incrível Poupecast! Você tá preparada? Você tá preparado? Respirou fundo? Limpou o seu sovaco hoje?

Então foca no que você vai ouvir agora, porque este Podcast pode mudar sua vida.

Vai, sua riqueza!

Tem receitinha do sucesso aqui nesse canal?

Claro que tem! Hoje, eu vou dar a receita do sucesso financeiro. Um passo a passo basicão pra você que não sabe por onde começar a planejar a sua vida financeira.

Como hoje é dia de festa, eu preparei a receitinha do sucesso financeiro. Muita gente pediu, implorou, porque eu dei essa receita no programa “É de Casa”, da Globo, e deu certo.

Eu conversei com um casal, eles usaram essa receita durante cinco meses, e construíram uma casa. Ela virou doceira profissional, estão super felizes. Então, hoje eu vou contar pra você que receita é essa.

Contexto geral, só pra você entender. Durante muito tempo, eu fui contra esse tipo de receita. Eis que fundei o canal mais rico do Brasil e comecei a receber as dúvidas. E percebi que as pessoas não poupavam nada.

Só 4% da população brasileira poupa alguma coisa. Então, se a pessoa conseguir poupar 10% pra aposentadoria, ela já está no lucro, e a Nath também porque passou uma mensagem.

Ou seja, eu vou passar essa receita hoje que vai ser o início do sucesso da sua vida financeira.

Mas com o passar do tempo, quando você já estiver tipo o Masterchef da receita do sucesso financeiro, aí sim você consegue colocar mais uma pitadinha de alguma coisa. Você diminuir um, coloca o outro.

Não vai tentar fazer a receita de olho logo do começo, porque você vai se ferrar.

Vamos para os ingredientes

55% para o essencial;
10% para a aposentadoria, se você não está poupando nada para a aposentadoria, me poupe rsrs. Sempre quis falar isso;
5% para a educação;
20% para objetivos de curto, médio e longo prazos;
E adicione uma pitadinha de 10% para o que você quiser, porque também ninguém é de ferro.

Para facilitar essa receita, eu vou colocar Joaquina. Joaquina é a dona deste bolo, e digamos que Joaquina tenha um bolo de salário de 1000 reais só pra facilitar, ok?

Modo de preparo

Então vamos lá. A primeira coisa que Joaquina vai fazer no modo de preparo é reservar 30% de tudo o que cai na conta. Caiu mil reais, tira trezentos e manda pra um lugar onde ela não consegue mexer.

Esses 30% são 10% pra aposentadoria que ela vai colocar numa aplicação de longo prazo. Pode ser um Tesouro IPCA 2035, 2045, que vai render juros sobre juros até o futuro. Pode ser uma diversificação de investimentos em renda variável, em Bolsa de valores.

Os outros 20% desse que a Joaquina já tirou quando o salário caiu servem para aqueles planos de curto, médio e longo prazos. O que significa isso?

O que são planos de curto prazo? Até dois anos. Médio prazo: dois anos até seis, sete anos. Longo prazo são planos acima de oito anos.

Você vai ver dentro desses 20% qual a melhor forma de dividir esse dinheiro. Se você quer fazer uma reserva de emergência, por exemplo, e ainda não tem nada, você pode pegar todo esses 20% e mandar pra reserva de emergência. E só começar a investir para os próximos planos depois que a sua reserva estiver pronta.

Você também pode, nesse modo de preparo, pegar uma parte maior desses 20% e mandar pra reserva de emergência, e uma outra parte menor já ir colocando naqueles seus planos de curto e médio prazo.

Próxima etapa

Preste muita atenção agora porque é aqui que a nora chora e a sogra não vê.

55% de tudo o que você ganha vai para o essencial. Aí é que está o segredo da receita saborosa do sucesso. As pessoas que conseguem viver com 55% do que ganham conseguem poupar muito mais e realizar muito mais comprando as coisas à vista e com desconto, e sem dar um passo maior que a perna.

O que é essencial? É tudo aquilo sem o qual você Joaquina não consegue viver sem.
– Aí Nathalia, mas eu preciso estar bonita, meus cabelos precisam estar bons…
Tem que caber nos 55%.

– Mas Nathalia, eu sou estudante, eu preciso pagar a faculdade…
Então tem que caber dentro do que é essencial. Se você tem filhos, e a educação dos seus filhos é essencial, a educação dos seus filhos tem que estar dentro dos 55%. Geralmente nesse momento as pessoas falam:

– Essa aí tá maluca, nunca que a minha vida vai caber nos 55%.
Se o que é essencial não está cabendo nos 55% é porque você está vivendo uma vida que não é sua, e que não cabe no seu orçamento.

Pronto, falei.

Se o que você quer fazer não cabe nos 55% filha, você tem duas chances. Aumentar o que você ganha para que aquilo que você quer caiba nos 55%, ou achar maneiras mais baratas de fazer o que é mais importante pra você sem extrapolar os 55%.

O fermento

Agora vamos falar do ingrediente que é o fermento da sua vida financeira. A educação está para a sua vida financeira, assim como o fermento está para um bolo muito delicioso.

Quando dei a receita do sucesso para aquele casal, eles pegaram essa história da educação como se fosse um mantra. Porque eles nunca tinham pensado a respeito disso.

E quando eu falo de educação,  não é essa de faculdade, é aquela educação para aprimorar os seus conhecimentos, para aumentar o seu valor de mercado.

Então se você é um engenheiro por exemplo, quais são os cursos de aperfeiçoamento que você pode fazer. Se você é uma cozinheira, quais os cursos que você pode fazer. Usando o exemplo da Joaquina, então se ela ganha mil reais, 5% são 50 reais.

– Mas Nathalia, não dá pra fazer nenhum curso com 50 reais.
Se você tiver uma mensalidade de 50 reais, pode ser que você consiga cursos excelentes. Tem cursos até de graça.

A educação é o tipo de coisa que vale a pena investir. E ouso dizer que é uma das poucas coisas que valem a pena, inclusive, parcelar e financiar com boas taxas de juros.

Porque você aprende hoje, ganha valor de mercado, às vezes consegue até recuperar o dinheiro que você investiu no curso bem antes e é o investimento que mais vale a pena. E jamais perca esses 5% de vista.

Tem gente que sai da faculdade e nunca mais faz nada. Geralmente são aqueles profissionais que ficam encostadinhos e não crescem muito na vida.

A cereja do bolo

E, por último, a cerejinha do bolo, o chocolate passado, aquela dedada no bolo da amiga.

Os últimos 10%, se você estava achando que não ia viver com nada até agora, calma. O seu momento chegou.

10% de tudo que você ganha, ou seja, de mil reais da Joaquina, 100 reais é pra você fazer o que você quiser. É tipo a recompensa por ter feito todas as outras etapas da receita, da maneira corretinha.

Você vai pegar esse dinheiro e vai gastar com aquilo que ninguém tem nada a ver com isso.

Quer ir pra balada? Quer ir pro Juca? Quer beber até cair? Desde que esteja dentro dos 10%. O grande problema é que as pessoas pegam 90 % do que elas ganham para o extra, e 10% para o que realmente é necessário.

Aí não tem o que fazer.

Olha, que receitinha gostosa viu.

Faça em casa e depois conta pra Nath qual foi o resultado da receita do sucesso financeiro.

Te espero no próximo Poupecast.

Beijos.

Confira o Podcast

Você também pode gostar

5 passos práticos pra investir no tesouro direto todo mês!

Como sobrar dinheiro: 5 super dicas que funcionam

Investimento de pobre e investimento de rico! Como você investe?

Comentários

Seja o primeiro a deixar seu comentário