Fundos de Investimentos - Saiba qual é o melhor e evite surpresas terríveis

01 de junho | 2016

Houve um tempo em que o gerente do meu banco me ligava pra oferecer um Fundo DI, segundo ele, uma das 7 maravilhas do mundo bancário. Hoje, depois de tantos minutos perdidos tentando me convencer da super oportunidade (SQN), ele desistiu.

A culpa não é do gerente, nem do FUNDO. A culpa é do tipo de oferta, das taxas cobradas, da estratégia do fundo e é por isso que eu quero que você leia atentamente este post até o final.

Atenção!

Não adianta só passar os olhos, é pra ler mesmo. Ou tá achando que a sua conta vai engordar por OSMOSE? (Se faltou na aula de Osmose da escola, veja aqui o significado e volte depois).

FUNDOS DE INVESTIMENTO, SERGINHO MALANDRO E A PORTA DOS DESESPERADOS. 

(Parece louco, mas faz sentido)

Por Nathalia Arcuri

Sergio_MallandroOs fundos de investimentos geralmente são o primeiro passo na vida de quem quer ter ganhos superiores à poupança mas não sabe muito bem como fazer isso. Como todos os bancos oferecem (e te ligam pra oferecer) essa é a porta de entrada pra muitos investidores. Te garanto que não é uma porta ruim, mas é preciso saber pra onde essa porta leva.

Lembra da porta dos desesperados do Serginho Malandro? Pois é. Nos fundos de investimentos você tem a possibilidade de saber exatamente o que existe atrás da porta e acredite: Você não vai querer encontrar um monstro desse tipo…

porta

“Mas Nathalia, como eu sei o que está atras da porta? Socorro”

Antes de te contar esse segredo eu quero que você entenda muito bem quem é o monstro/prêmio dessa história, ou melhor, os Fundos de Investimentos.

O QUE É FUNDO DE INVESTIMENTO?  

Gente adorei a comparação com a porta dos desesperados, mas vamos combinar que seu pai pode estar lendo isso e não entendendo lhufas, então vou usar uma comparação universal.

Basicamente, Fundos de Investimentos são como Condomínios, cujos condôminos “racham” os custos para usufruir de sua infraestrutura.

20140117164037503254aNesse condomínio (fundo de investimento) cada pessoa é dona de uma cota que tem um determinado valor, assim como os apartamentos.

Vantagens: Num fundo é possível diversificar os investimentos e aplicar em conjunto. É como se você tivesse sauna, quadra, piscina e várias opções de entretenimento dentro do condomínio, mas não está sozinho lá no prédio.

Além disso, assim como nos condomínios, existe a figura de um “síndico”, que nos fundos é o administrador. É ele quem vai tomar as decisões, avaliar o que deve ser reformado, quais serão as novas aquisições, etc.

ilustra_imoveis_310814

Sempre sobra pra mim…

E claro, tem a questão do risco. Você vai encontrar condomínios com pouca infraestrutura em áreas residenciais super seguras, mas também vai encontrar condomínios cheios de lazer e oportunidades em áreas onde possivelmente outras pessoas não caminhariam à noite. A escolha de cada tipo de Fundo depende do seu apetite ao risco e dos seus objetivos com este investimento.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Fundos têm taxa de administração (assim como os condomínios cobram o condomínio) que variam geralmente de 0,5 a 2%.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE 2: Os gestores de fundos podem ganhar um bônus caso alcancem rentabilidades superiores ao benchmark estabelecido (exemplo: Se a proposta do fundo é conseguir equiparar a rentabilidade à Taxa Selic, uma porcentagem do que superar esse índice pode ser cobrada pelo administrador) . Essa informação estará disponível no contrato do fundo também conhecido como LÂMINA.

E QUAL EU ESCOLHO? SOCORRO!

Calma… Vai dar tudo certo!

Veja quais são os Principais Tipos de Fundos de Investimentos e saiba qual deles é o melhor PRA VOCÊ:

vector-cartoon-buildingsFUNDOS REFERENCIADOS (Fundo DI está entre eles) –  Mais famosos de todos, praticamente uma celebridade, muitas vezes canastrona.

Características: Voltando à comparação com os condomínios: os moradores compram apartamentos em um prédio tradicional, seguro, porém, sem muitas novidades ou atrativos interessantes.

Os fundos Referenciados tem 80% de seus investimentos alocados em títulos do Tesouro ou renda fixa privada e por isso são considerados de baixo risco. A meta desse tipo de fundo é ter a rentabilidade sempre próxima a um indice referencial, como o CDI no caso dos Fundos DI.

predio-inteiro-2FUNDOS DE CURTO PRAZO: É como se você pudesse morar no condomínio por no máximo 365 dias.

Características: Ideal pra quem precisa de aplicações com rentabilidade acima da poupança para objetivos de curto prazo. (até 365 dias)

Os fundo de curto prazo costumam ter a maior parte dos investimentos alocados em renda fixa de baixo risco, como CDBs e títulos públicos.

 

1226598002FUNDOS DE RENDA FIXA: É como se fosse o bairro predileto da galera.

Característica: Ideal pra quem não quer ter o trabalho de investir em renda fixa por conta própria.

Investem pelo menos 80% dos ativos do “condomínio” em renda fixa pré ou pós fixada e como não seguem necessariamente nenhum referencial podem se arriscar um pouco mais na compra e venda antecipada de títulos.

“Tá, e dai?”

E daí que quando você vende ou compra títulos públicos (O famoso Tesouro Direto – saiba mais aqui) na hora certa, pode conseguir excelentes rentabilidades. MAS ISSO É COISA PRA QUEM MANJA MUITO! Por isso o síndico do condomínio tem que ser bom.

598628019057608FUNDOS MULTIMERCADO: São parecidos com os condomínio do tipo clube. Você compra um apartamento e leva um monte de serviços no pacote.

Características: Ideal pra quem quer sentir o gostinho da bolsa de valores mas não quer abrir mão de uma certa segurança da renda fixa.

Os fundos multimercado mesclam ações de empresas, renda fixa, cambio e derivativos. É preciso analisar muito bem o desempenho do gestor (você encontra essa informação na lamina do fundo) antes de embarcar nesse tipo de fundo. O “Mix” de alternativas, se bem administrado, pode fazer deste condomínio um lindo e próspero local pra viver. Caso o desempenho não seja lá essas coisas, você vai querer se mudar e nunca mais pisar nas redondezas.

d798ceb3-685a-4db2-8c1a-b26a18de7a63.1.10FUNDOS DE AÇÕES: É aquele apartamento em um bairro distante que você acredita que vai valorizar muito nos próximos anos. Se der certo, você pode ganhar muito dinheiro. Se der errado, já era.

Características: Ideal pra quem tem nervos de aço e tem uma estratégia completa de investimentos. (Já tem aplicações em renda fixa, em outros fundos, conhece relativamente o mercado e quer diversificar no risco).

Investe a maior parte dos ativos dos “condôminos” em ações, cujos valores  são extremamente instáveis. Por conta do risco, as ações podem fazer seu dinheiro se multiplicar ou reduzir com o tempo.

Se você quer “treinar” seus conhecimentos recém adquiridos, vá em busca de fundos perfeitos! (Soou estranho isso, ou é impressão?).

Além dos bancos comuns, as corretoras de valores também oferecem Fundos pra todos os tipos de investidores com taxas e rentabilidades muitas vezes superiores àquelas oferecidas pelo seu gerente do banco.

Pra saber o que é uma corretora de valores, veja o vídeo que eu fiz para o Canal e se inscreve lá pra receber os vídeos novos toda semana de graça!

Se você ainda não conhece o seu perfil de investidor, faça este teste exclusivo que eu preparei para os leitores do Me Poupe!

Nathalia Arcuri – Me Poupe

photo-nathalia

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

 

Leia também!

Investir no Tesouro Direto é Seguro?

Use a inflação para investir

Passo a passo pra abrir a conta na Corretora de Valores

PASSO A PASSO: Como aplicar no Tesouro Direto todo mês?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alan Rodrigues 23 de August | 2018

Bom dia Nath!!!! Gostaria de agradecer por você dedicar o seu tempo, energia e paciência para compartilhar os seus conhecimentos adquiridos com o decorrer da sua jornada árdua de trabalho. Graças a você e um camarada que se chama " Gustavo Cerbasi", hoje tenho outra visão do que devo de fato fazer com o meu suado e ralado dinheiro. Obrigado por continuar esse trabalho de levar a educação financeira pra que não tem noção do que fazer com o seus rendimentos. Eu achava que a poupança era muito boa, porém existem infinitas possibilidades de colocar o dinheiro para trabalhar por você sem ter que mover um músculo ser quer para ter melhor rentabilidade. Que Deus te abençoe e te proporcione sabedoria para você continue a galgar os seus objetivos.

aparecida rachel de mendonca 19 de July | 2018

Ola querida, tenho quase 60 anos recem aposentada e com 4 casas de aluguel; com 2 aposentadorias; a do inss e de previdencia; com um investimento hoje no bco itau e privada e gostaria de otimizar meus investimentos dentro deste mercado atual; tenho hoje 100 mil aplicados em CDI na caixa economico e 220 mil aplicados no itau de uma cc que veio do Citibank e meu investimento la era uma chamado CITIFIRST que migrou p o itau com o mesmo nome e, como o mercado bancario tem pago muito pouco rendimento gostaria de entender mais e refazer meus investimentos. Tenho medo dos bancos de investimentos; quais voce indicaria e se podemos confiar neles; caso eles quebrem como o Bco Santos quais sao as garantias de meus investimentos? abracos, e obrigada

Passeios em João Pessoa 27 de May | 2018

Olá Naty, em primeiro lugar gostaria de parabenizar o seu trabalho, e principalmente o canal "Me Poupe". Tem me ajudado muito. Gostaria de saber o que você acha da previdência privada, ainda vale a pena investir? É considerado um bom investimento?

Paola Rossini 18 de April | 2018

Oi, parabéns pelo trabalho! Como eu faço para colocar um imóvel na bolsa para outras pessoas investirem nele em fundos imobiliários? Fazer o caminho inverso, ao invés de comprar fundos quero desmembrar o imóvel e vender em fundos imobiliários ele para outros? Obrigada.

Johny 22 de January | 2018

Oi Nath , eu quero investir 80.000 para ter um retorno mensal e queria investir em fundo multimercado oque vc me aconselha?

Carlos Guilherme 13 de November | 2017

Boa tarde nath. Quero saber mais sobre fundos de ações, onde vivem? Do que se alimentam? Como se reproduzem? Help! Atenciosamente: Guilherme

Ronaldo 14 de September | 2017

Olá. Adorei seus vídeos. Quanto investir mensal pra conseguir R$ 250.000,00 daqui a 10 Anos para pagamento da Faculdade do meu filho?

Maick 08 de May | 2017

Olá nathy estou gostando muito do seu blog, excelente parabéns pelo trabalho ! obrigado pelas dicas

Bruna 25 de March | 2017

Excelentíssima mãe dos Juros Compostos, me dá uma luz! A taxa de administração é calculada sobre a rentabilidade ou sobre o valor aplicado? Estava estudando algumas lâminas e identifique que existem outras despesas escondidas por lá além das taxas de administração e performance como "Despesas do fundo pagas ao grupo econômico do administrador". Quando analisamos a rentabilidade nas lâminas, essas taxas já foram deduzidas? Não encontrei essa informação em nenhum lugar. #nathmeajuda

Alexsandra 01 de February | 2017

Bom dia Gostaria de começa investir com 30,00 para começa e não ter risco até começa internet melhor como que funciona com este valor consigo investir na renda fixa privada este Fundo e o melhor para mim que tenho 1 filha ?

Thayana 17 de January | 2017

Oi, Nathalia, boa noite! Me chamo Thayana, tenho 24 anos, sou universitária e estou no último semestre da faculdade de Enfermagem (ALELUUUUIA). Sou de Fortaleza e tenho uma metona na minha vida: comprar minha casa e ter uma boa renda futuramente. Hoje, 15/01/2016, exatamente às 20:01 (horário que comecei a escrever essa mensagem e que ainda continuo vendo seu blog), horário de Fortaleza, tirei o meu dia para assistir seus videos e ver seu blog. Acredite, desde às 07:30 da manhã, com pausa para o café da manhã e do almoço, estou vendo suas publicações. Conheci falar de você através de uma professora, que logo me indicou seu canal no youtube. Isso foi no final de novembro de 2016. A mesma falou muito bem de você e fiquei super curiosa. No mesmo dia, fui ver o seu canal, mas confesso que não vi nenhum vídeo, pois já era muito tarde da noite e estava muito cansada, pois nos últimos dois semestres do curso, tenho estágios todos os dias, por isso o cansaço. Esperei chegarem as férias para poder entender melhor esse mundo financeiro. Já tinha escutado falar no Tesouro Direto (TD) também por outra professora, em 2014. Dizendo ela que era melhor investir no TD do que na poupança. Aí eu fiquei: Como assim, BRASIIL?! No mesmo dia fui ver,no outro dia também, e o que eu aprendi.... PORRANENHUMA. Pense num negócio difícil, naaaam. Entao, ao escutar novamente e esperar as férias para ver suas publicações, muuuito obrigada por ser tão didática e estudar muito para nos ensinar a investir. Como disse, passei o dia vendo suas publicações. Reli vários artigos para poder entender melhor. Agora eu estou entendendo como cada um funciona. Claro, como você disse, é importante ler, entender , se atualizar e investir ... Em um dos seus artigos, um colunista, não lembro o nome, falou dos medos: de abrir a conta na corretora e aplicar o dinheiro. Estou com medo, acho que isso é normal. Mas eu tenho duas perguntas. A 1º é como transfiro o dinheiro do banco para a corretora sem gastar. Vi o video no youtube de você no carr falando e também no seu blog, porém, gostaria muito ( se você puder, claro), fazer um passo a passo. Porque baixei o aplcativo do bradesco (minha conta é poupança), mas não vi como tranferir o dinheiro. Não fiz meu cadastro ainda na corretora, por ainda ter dúvida de pagar essa taxa do banco, que não quero pagar. E a outra pergunta é se eu quiser desistir, cancelar meu cadastro na corretora, posso? Resumindo um pouco de mim.. Não sou uma pessoa que gasto com besteiras, para você ter uma ideia, comprei apenas duas peças de roupas no ano passado. Porém, não coloquei nada na minha poupança. Meu maior gasto, se eu for parar para pensar, foi com comida. Mas não um gasto tao grande. Não vou para baladas, sou muito caseira, ou sejAa, eu poderia ter investido bem meu dinheiro. Faltou foco, determinação e interesse.Principalmente interesse. Meu pouco dinheiro foi todo para o lixo e fico triste só de pensar depois de ter visto seus posts. Eu quero começar a investir, tenho uma meta de 100$ por mês. Logo, como vou me formar no meio do ano e estiver empregada, pretendo investir mais. Como disse láaaa em cima, minha metona é minha casa e ter uma boa renda futuramente, mas eu tenho uma meta também que é pagar meu fies, que financiei 75% e pago 25% do valor. Quero muito quitar essa dívida. Eu coloquei na minha cabeça que se eu tiver dois empregos, ganhando 6 mil por mês (salário para começo de carreira) e guardando 2 mil, quitaria minha dídivia em 18 meses e ainda sobraria dinheiro. Mas uma pessoa disse que não compensava eu junatr dinheiro e pagar todo de uma vez, pois poderia investir esse valor em outra coisa, como um carro ou um finciamento de outra casa. Mas fiquei pensando: ficar pagando dois financiamentos( fies e casa própria). Carro pra mim é dinhero jogado fora, acho muito caro, porém se eu trabalhar longe de casa, terei que ter um por pura necessidade. Nath, me desculpe escrever taaaanto,mas preciso ainda mais da sua ajuda, por favor. Tenho essa meta e agora já sei como cumprir, só preciso mesmo como tranferir direitnho esse dinheiro sem essas taxas que você falou, porém não consegui ver no aplicativo. Obrigada mais uma vez. Ps.: Todo mês sou obrigada a colocar dinheiro na corretora?

Erikson 21 de December | 2016

Naty, como avaliar previamente o gestor do fundo de investimentos para saber fazer a escolha certa e não correr o risco de entregar meu dinheiro nas mãos de um profissional desqualificado?

Helena Costa 29 de November | 2016

Nath, você tá mudando minha vida, quero mudar mais. :-) Tenho a maior parte do meu dinheirinho em renda fixa - DI e DI Master, que fiz com o Sidnelson no tem po em que ainda não te conhecia. O dinheiro tá lá há uns 5 anos, eu acho (nem lembro quanto tempo). Vale a pena tirar da renda fixa e colocar em LCA ou CDB?

Daniel 05 de September | 2016

Oi nat voce e linda eu queria saber se o fundo multi mercado tem liquidez diaria

Daniele Costa 17 de August | 2016

Oi Nath! Sou nova por aqui, mas já te elogio porque seu canal é o máximo!!! Eu estou "investigando" um Fundo DI para poder fugir da minha poupança, mas meu banco me ofereceu uma taxa de administração de 2,5%a.a, Rentabilidade 9% a.a e taxa de carregamento 0%. Fico pensando onde encontrar um fundo com taxa de adm menor?? Não consegui encontrar ainda. E preciso de um banco/corretora de confiança. Essa taxa realmente está alta?

Kamila almeida dos santos 26 de July | 2016

Oi Nath!!! Me tire uma dúvida sobre os fundos. Eu vejo no site da corretora que ter uma aplicação minima, até ai ok. A minha dúvida é: Faço aplicações mensais? E se sim, tem algum período ou tempo mínimo para isso? E teria algum valor mínimo?

Nathalia Arcuri 22 de July | 2016

Jac, como eu disse, não é tão simples assim. Mas fica a lição de casa: Acompanhar mês a mês o valor da Taxa Selic e do IPCA. Comece a reparar como essas duas taxas se comportam de maneira parecida: uma sobe, a outra também. A lição começa por ai. Beijos !

Rafael Oliveira 22 de July | 2016

Oi Nath! Sou inscrito no canal me poupe e to sempre por aqui hehehe. Se possível faça um post sobre a possibilidade de " viver de renda com os investimentos" . Me falaram que com FII, Debêntures, Dividendos é possível. É mesmo ????

Rayana 21 de July | 2016

Nath, fala um pouco mais das taxas desse tipo de aplicação. Tem IR? É sobre a rentabilidade, ou sobre o valor investido? Compensa para investimento a curto prazo? Algumas dúvidas que surgiram Adoro seu blog e a maneira descontraída com que ensina um assunto tão complexo e repleto de detalhes. Bjos lindona, suce$$o

Jacqueline Evangelista 21 de July | 2016

Oi Nath!!!! Eu amo os seus posts e o seu canal!! Sempre acompanho tudo, tudo!!! Você é ótima!!! Por isso, gostaria de te pedir um favor: você poderia escrever um artigo ou fazer um vídeo (daqueles super didáticos e instrutivos que só você sabe fazer) sobre o comentário abaixo que você mesma fez sobre o tesouro direto: ..."quando você vende ou compra títulos públicos (O famoso Tesouro Direto) na hora certa, pode conseguir excelentes rentabilidades. MAS ISSO É COISA PRA QUEM MANJA MUITO! .... Já ouvi falar sobre isso, mas até hoje não entendi bem.. e tenho certeza que você é única pessoa que pode me ensinar (e a várias outras pessoas também) a começar a entender essas "manhas" do tesouro direto para que eu possa ficar verdadeiramente RICAAAAA!! Hahahaha... Espero!!! Obrigada!!! bjosss Jac.

cláudio fabiano da silva 23 de June | 2016

nathalia,meu nome é cláudio, tenho uma grana aplicada na poupança e pretendo economizar 1500,00 mês apartir de janeiro do ano que vem para comprar minha casa, qual é a melhor aplicação no meu caso já que tenho uma parte do dinheiro aplicado e quero guardar o restante que falta mês a mês.desde já obrigado