Você nasceu para o day trade? Eu te conto aqui (e ainda tem teste)

31 de julho | 2020

Você esteve se perguntando nos últimos dias se está na hora de procurar investimentos mais agressivos? Ou quer testar se seus nervos realmente são de aço? Ou simplesmente tá ouvindo falar tanto desse tal de day trade que também quer descobrir se você nasceu pra ele? Então, vem comigo que te ajudo!

Por Me Poupe!

O day trade é um tipo de investimento que tá na boca do povo por esses dias, mas ele não é tão simples assim. Afinal, pra se tornar um day trader, você precisa saber quais comprar no começo do dia e vender assim que aumentarem, passando o dia de olho em ações. Pode ser alguns minutos ou horas depois!

É daí que vem o nome “day trade”: é uma transação feita no mesmo dia.

E como saber se o day trade é pra você? Primeiramente, pegue um papel e uma caneta que eu elaborei um teste super científico, só que não, pra você descobrir.

E quando falo nada científico, é nada mesmo! Em primeiro lugar esse teste só vai te mostrar  os comportamentos e mindset MÍNIMOS que uma pessoa que quer fazer trade precisa ter. Por isso, não é porque você tem os comportamentos indicados pelo teste que você tá apta e apto pra ser trader. PRESTA ATENÇÃO! São comportamentos BÁSICOS! Mas não quer dizer que isso basta pra você fazer trade! Entendeu, criatura?

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

Tudo pronto? Então, bora:

1. Você já investe em renda fixa?

a) Invisto em renda fixa E em renda variável!

b) Sim, meu dinheiro tá bem investidinho num investimento em renda fixa!

c) Eu nunca investi, mas tô querendo começar!

2. Como tá a sua reserva de emergência?

a) Tá tão completa que posso ficar um ano sem trabalhar!

b) Ainda tá em construção, mas faz parte do meu planejamento.

c) Não me mata, mas: ainda não comecei!

3. De zero a cinco, qual sua chance de perder dinheiro num investimento?

a) Não passa de 3. Até tenho um perfil que pode ser agressivo, mas todo risco nos meus investimentos é calculado.

b) ZERO! Cê acha que eu vou arriscar perder dinheiro?!

c) é 50%: ou eu perco, ou eu ganho!

4. Passar o dia vendo gráfico parece algo que você faria numa boa?

a) Acho que sim. Mas depende do gráfico, do motivo, do dia…

b) Não tenho tempo pra isso, não.

c) Ih, sei lá…

5. Como você lida com coisas que fogem do seu controle no seu dia a dia?

a) No geral, busco respirar fundo e partir pra próxima. Afinal, tento não me estressar com o que não controlo.

b) Sou uma pessoa que precisa de planos e estratégias. Ou seja, se algo não sai como esperado, me estresso.

c) Às vezes como a opção a), às vezes como a opção b).

6. Imagine que você está em um programa na TV! Você abriu a porta número 1 e ganhou um carro zero. Então, você pode levá-lo pra casa, ou abrir a porta número 2 e trocá-lo pelo que estiver nela. O que você faria?

a) Abriria a porta número dois.

b) Ficaria com o carro zero.

c) Fico meia hora pensando no que fazer e tomo uma decisão baseada em absolutamente nada, sem nem conseguir calcular o risco.

7. Caramba, atrás da porta número 2 tinha um apito. E agora?

a) Fico p* da vida, mas sei que aceitei o risco e lido com a consequência ¯\_(ツ)_/¯

b) Ainda bem que eu fiquei com o carro!

c) Meu mundo caiu.

8. Opa, vi errado! Na verdade, tinha um carro zero feito de ouro. Agora, você tem (ou teria) essa edição limitada e muito rica de um carro zero!

a) YES!!!!!!!!!

b) Bom, eu tenho um carro zero de qualquer jeito, tá tudo bem!

c) Caramba, eu devia ter ido pra porta número 2!

Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

Resultados

Se você respondeu a maioria a):

Você parece ter um perfil entre moderado e agressivo. Por isso, investir em renda variável pode ter a ver com você. Inclusive, talvez já faça isso. O day trade exige esse tipo de comportamento, além de saber avaliar muito bem os riscos e aceitar as consequências quando um investimento não dá retorno.

Por isso, dizemos que o day trade não é pra todo mundo: é preciso saber fazer esse tipo de ponderação e, principalmente, ter nervos pra lidar com perdas inesperadas.

MAS, CALMA! Não é pra você sair por aí fazendo trade, tá! Você pode até ter um perfil de moderado pra agressivo – uma condição básica pra embarcar nessa modalidade. Mas só pra reforçar mesmo: pra você entrar no day trade, você precisa ser muito mais do que agressivo! Em primeiro lugar, você tem de ter sangue frio real pra encarar grandes perdas!

Pra desmistificar a vida e a rotina de um trader, eu pedi pra Nath fazer um vídeo com o João Homem, um dos maiores traders profissionais do País!

Além disso, claro, ainda teve uma live especial pra te contar a rotina de um trader: como vivem, onde dormem, o que comem. Perdeu? Calma, criatura. Eu tô aqui pra te ajudar: tá aqui:

Se você respondeu a maioria b):

Você parece ter um perfil mais conservador, o que significa que investimentos de risco não são muito a sua praia. Por isso, seus investimentos provavelmente estão todos em renda fixa, que é mais seguro e garantido! Ou seja, você provavelmente não nasceu para as emoções e a volatilidade do day trade, que pode te fazer ganhar muito dinheiro, mas também pode te dar uma rasteira.

Mas isso não quer dizer que você não possa, em algum momento, começar a investir em renda variável. Afinal, o conhecimento liberta! E, quanto mais você aprender sobre esse tipo de investimentos, mais segurança vai sentir. Quer um exemplo? A própria Nathalia Arcuri, nossa musa das finanças, só começou a investir em renda variável depois de ter o seu primeiro milhão!

Se você respondeu a maioria c):

Presta atenção aqui! Em primeiro lugar, você não parece uma pessoa que sabe muito bem onde tá pisando quando o assunto é investimentos. Acertei?! Então, antes de pensar em day trade, bolsa de valores, ações ou qualquer outro investimento, inclusive os de renda fixa, é bom dar uma acalmada e estudar.

Afinal, não existe “o melhor investimento”: existe o investimento que é perfeito pra você e seus objetivos. Ou seja: você precisa saber quais são suas metinhas, metas e metonas. Além disso, precisa saber como está a sua conta neste momento? Primeiro de tudo, é preciso cuidar do estado atual das suas finanças, traçar seus objetivos e, então, escolher o melhor jeito de fazer seu dinheiro trabalhar pra você.

Para saber tudo sobre day trade

E agora, o que eu faço? Faz um Nathflix! Aliás, a Nath já fez uma série de vídeos contando TUDO sobre ações. Então, é só dar o play aí embaixo, pega a pipoca e se prepara pra virar TRADER:

Então, qual foi o seu resultado no meu teste nada científico, mas cheio de informação? Me conta nos comentários!

Você também pode gostar

6 'mitos financeiros' que os nossos pais contam (e um ebook grátis pra dar de presente pra ele!)

As 5 perguntas sobre dinheiro mais feitas para a Me Poupe!

Tá com dinheiro parado na Poupança? Você tá perdendo a chance de ganhar mais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário