O primeiro passo pra um planejamento financeiro QUE FUNCIONA (não pule essa etapa!)

14 de setembro | 2020

Você já cansou de tentar fazer planilha. Raramente vê dinheiro sobrando na sua conta. Tem um grande sonho, mas acha que é impossível. E, pra piorar, tem certeza que enriquecer não é pra você! Pois eu sei que só tem uma coisa entre você e a riqueza lícita: um planejamento financeiro QUE FUNCIONA. Ele existe e é mais simples do que parece!

Por Me Poupe!

Mas ó: eu falei simples, não falei que não seria trabalhoso.

“Ah, Me Poupe!… Você tem cada uma!”

Ué, você quer ou não quer dar um jeito nos seus dinheiros e parar de sofrer por causa deles? Então, não tem jeito: vai ter que se esforçar. Mas é um esforço que vale a pena! Afinal, é pra fazer com que você se livre das suas dívidas, veja o dinheiro sobrar no fim do mês e comece a investir pra realizar seus sonhos.

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

Quando você estiver olhando o extrato da corretora e vendo seus dinheiros se multiplicando, vai concordar comigo.

Mas, até lá, tem alguns passos pra você cumprir. O primeiro deles, o mais importante, a fundação pra ter uma vida financeira estável e próspera, tal qual um arranha-céu de centenas de andares feito de dinheiro (vixi, viajei!)… É fazer seu planejamento financeiro.

VOLTA AQUI! Calma, eu vou te ajudar!

Afinal, eu sei que, na hora de fazer um planejamento financeiro, muita gente coloca os cavalos na frente da carroça. Fica olhando pro futuro e tentando chegar lá com o que tem agora, procurando saída onde não tem, se recusando a ver o que não quer… Com isso, se embola tanto que simplesmente desiste.

Mas isso acaba HOJE! Porque eu vou pegar na sua mão e te mostrar qual o primeiro passo pra fazer um planejamento financeiro que funciona!

O primeiro passo: faça uma selfie!

Imagina uma coisa aqui comigo: você quer fazer uma viagem. Então, você precisa procurar preços de passagens, hoteis, restaurantes… Mas você não sabe por qual aeroporto prefere viajar, nem pra onde vai. Ou seja, você só sabe que quer viajar!

“Me Poupe!, onde você quer chegar? Isso não faz sentido…”

Será que não faz mesmo? Porque é nesse momento que você tá na sua vida financeira. Só por estar lendo esse post, já sei que você QUER chegar em algum lugar. Mas, se você não sabe nem o quanto entra e sai da sua conta, não tem como começar a se planejar!

Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando "uau!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando “uau!”

Então, o primeiro passo pro planejamento financeiro é saber de onde você vai sair.

E tem jeito melhor de saber como você está agora que fazendo uma selfie? Pois com o seu dinheiro é a mesma coisa: a selfie financeira vai te ajudar a ver exatamente como está o seu dinheiro hoje.

Pra fazer isso, você vai pegar todos os extratos dos últimos 3 meses e analisar linha a linha pra descobrir o quanto entrou de dinheiro, o quanto saiu e pra onde esse dinheiro foi.

Ah: nada de filtro na selfie financeira, tá?! Você tem que ver TUDO pra entender pra onde seu dinheiro tá indo. As coisas bonitas e as desagradáveis também.

Por isso, você TEM que ir nos detalhes. Vá anotando seus gastos fixos (como o aluguel) e seus gastos variáveis (como as contas de casa). Veja o que é lazer, alimentação, transporte, farmácia, beleza… Até dívidas e investimentos precisam ser lembradas, hein?!

Então, coloque cada coisinha no seu lugar. Quer uma dica prática? Faça uma tabela e anote cada valor em sua categoria!

“E o cartão de crédito, onde entra?”

Entra no mesmo lugar, ué! Afinal, quando você gasta no cartão, está comprando todas essas coisas! Portanto, esses gastos precisam entrar nas categorias certas.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

Fez a selfie financeira bem linda?

Ou não tao linda assim?

Não tem problema. Se quiser tomar uma água e respirar um pouco antes de continuar, pode ir. Mas volta, tá? Tô esperando pra te contar o que você vai fazer com ela!

E o próximo passo do planejamento?

Depois de fazer sua selfie financeira, você precisa olhar pra ela com muita atenção. Não é pra julgar, sentir culpa ou tentar relevar alguma coisa. É pra você ver a sua vida financeira como ela é de verdade.

Nesse momento, você deve conseguir VER o quanto suas dívidas comem do seu dinheiro todo mês. Ou onde você poderia gastar menos pra ver dinheiro sobrar. Ou, ainda, quanto de dinheiro realmente sobra – e que poderia estar em lugares melhores, rendendo e trabalhando pra você…

“E o que eu faço com isso, Me Poupe?”

Você conclui o primeiro passo!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, sentada, no estúdio com fundo branco e detalhes pretos, levanta os braços e grita “Ah, que festa!”.

Agora que já sabe qual é a sua situação financeira atual, os pontos fracos e pontos fortes, pode ir atrás das soluções. Se tem dívidas, pode traçar um plano pra se livrar delas. Se precisa dar uma enxugada no orçamento, descubra onde pode gastar menos ou como fazer renda extra. E assim por diante!

Mas ATENÇÃO! Essa etapa talvez pareça simples demais, ou trabalhosa demais… E muita gente pula. NÃO FAÇA ISSO!

E é por isso que essas pessoas não enriquecem: sem fazer uma análise muito cuidadosa das suas finanças, vai ser MUITO difícil de criar um planejamento financeiro que funciona pra você. Portanto, não pode pular, nem fazer de qualquer jeito.

Sim, vai ser trabalhoso e demorado. Mas vai valer a pena. Eu garanto!

“Me Poupe, já fiz minha selfie financeira…. Mas eu não sei pra onde ir!”

É claro que não vou te largar na mão agora, né?! Então, já vou deixar o Nathflix no ponto pra você começar agora mesmo a maratona que vai resolver sua vida financeira:

É método que você quer? Então vamos de método!

Aliás, nessa semana, eu dei um desafio pra Nath: fazer um vídeo especial de planejamento financeiro, mostrando como montar um de um jeito fácil, sem usar planilha. Afinal, pra nossa rainha das finanças, missão dada é missão cumprida!

Então, se você quer um método que funciona pra ficar de olho nos seus dinheiros e não exige que você fique sentada e sentado na frente do computador digitando números, esse vídeo é pra você:

Quer mais ajuda pro seu planejamento financeiro? A Nath vai lançar MUITO em breve um curso especialmente sobre isso. Pra ficar sabendo assim que ele for lançado, é clicar aqui para colocar seu nome e seu email aqui e aguardar!

Agora, eu quero saber como tá a sua selfie financeira: dá pra compartilhar ou é melhor guardar só no rolo da câmera mesmo?

Até a próxima, e lembre-se: o primeiro passo pra chegar em qualquer lugar é começar!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renata Miguel Ehlers Sanches 20 de September | 2020

Servidora pública, salário congelado até dezembro de 2021, e consignado no máximo do limite para acompanhar.

Sandra Aparecida Bertão Bertão 20 de September | 2020

Que maravilha.

ELIBERTO CASTRO 16 de September | 2020

Eu vou fazer a selfie financeira e depois eu volto aqui 😊

Jamaica dos Santos Carvalho 15 de September | 2020

A oportunidade q espera chegou,agora eu compro o meu carro,e d quebra fico rica!!🚗🙏🙏💃🏼