Passo a passo pra você fazer um detox financeiro na quarentena!

10 de maio | 2020

A quarentena ainda está entre nós e chegou o momento de você fazer um detox na sua vida financeira! Porque eu sei que seus gastos mudaram. Não tente evitar esse momento! Ele chegou! 

Por Me Poupe! 

Se você está em casa, eu tenho apenas UMA certeza: seus gastos mudaram. O que não significa que sua vida financeira está um mar de rosas – não tente me enganar! Não tente enganar você mesma(o)! A quarentena tá aí e a essa altura do campeonato você já percebeu algumas coisas sobre sua vida financeira.

Se você tá com dívidas, ainda tá no cheque especial e tá mais perdida e perdido do que agulha no palheiro, esse é o seu momento de se organizar. Na verdade, esse é o melhor  momento!

Sim, este é o melhor momento pra você fazer um detox financeiro. Por quê? Porque a quarentena te mostrou o que é realmente importante pra você! Não entendeu? CALMA! Tô aqui pra te ajudar!

#PRATODOSVEREM: Nath no estúdio, de colete vermelho, com as mãos levantadas e dizendo: “CALMA!”

 

1. Comece pelo começo

Em primeiro lugar, pra você fazer um detox financeiro, você precisa começar pelo começo!

“Como assim, Me Poupe?”

Lembra que sua vida financeira mudou por causa da quarentena? Então, ainda que você tivesse uma vida financeira organizada, você vai ter de reavaliar seu comportamento e os seus gastos antes de começar a fazer um detox financeiro!

Pegue o extrato do seu banco no mês de janeiro e fevereiro – antes da quarentena. E pegue o extrato de março e abril – pós quarentena.

Consegue identificar quais são suas novas fontes e quais são seus novos comportamentos de gastos? O que mudou? O que você está gastando mais ou menos? Se está entrando dinheiro novo, identifique quais são essas novas fontes?

2. Analise friamente

Depois que você fez um diagnóstico de antes e depois da quarentena, analise friamente o que está vendo. Peça ajuda de alguém que mora com você agora pra te ajudar a fazer essa análise sem apegos.

“Mas Me Poupe!, como vou fazer isso?”

Responda a algumas perguntas. O que mudou nos seus gastos? Tá comprando mais no mercado ou pedindo comida de aplicativo?

Deixou de comprar aquela “brusinha”? Como você tá se sentindo com isso? Tá sentindo falta?

Aquele café na padaria? Era realmente importante pra você? Ou você encontrou um jeito mais barato de ter esse mesmo prazer em casa?

#PARATODOSVEREM: Rosto de mulher jovem, branca, cabelos longos e escuros chamada Nathalia Arcuri, com dedo no olho, dizendo “DE OLHO”

3. Revise os seus valores

Agora que você já sabe os gastos que aumentaram e o que tá diferente, você vai voltar lá para os seus valores. SIM! Achou que era simplesmente cortar os gastos? Claro que não!

Antes de você cortar gastos, você precisa saber o que é importante pra você! Quais os seus valores?

O café mais caro feito em casa é o que te faz feliz? Então, ele vai entrar no essencial. Você percebeu que não tá sentindo falta da “brusinha” que você comprava todo mês? Então, ela não era tão importante assim!

Descobriu que prefere mesmo comprar a comida pelo aplicativo e não gosta de fazer mercado ou de cozinhar? Coloca esse gasto no app no essencial pra você!

Entendeu a lógica?

4. Categorize seus gastos

Agora que você analisou os seus gastos e reviu os seus valores, hora de colocar cada gasto em uma caixinha. Você vai separar os seus gastos em Gastos fixos, Gastos fixos variáveis e Gastos variáveis.

Gastos fixos são aqueles que você paga todo mês e têm valor fixo. Os gastos fixos variáveis são aqueles que você paga todo mês, mas varia de acordo com o seu consumo, como a conta de luz, por exemplo. Os gastos variáveis são aqueles que não são fixos e não acontecem todo mês.

Agora, você vai classificar os seus gastos dentro dessas caixinhas de acordo com os seus valores. O que é realmente essencial pra você?

Se você realmente gosta daquele café especial, ele vai entrar em gastos variáveis, mas na categoria essencial.

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri com camiseta preta, em um estúdio, olhando para o público com cara de surpresa

5. Passe o facão

Agora olhe as suas categorias. O que aparece em todas as caixinhas, mas que NÃO É essencial? Aquele streaming que você não assiste, a academia que você percebeu que não é tão essencial assim, aquela “brusinha” que você não compra mais. O que NÃO é essencial pra você? Você já sabe o que fazer com esses gastos: CORTE, ELIMINE, DÊ ADEUS A ELES!

Dentro daquilo que você definiu que é essencial, o que dá para diminuir ou negociar? Pegue cada um deles e pense em maneiras diferentes para ter a mesma coisa, mas mais barato.

Na caixinha gastos fixos: será que não tem como reduzir esses gastos fixos? É o momento de negociar!

6. Tenha um guia pra te ajudar!

Esses são os primeiros passos pra você começar um detox financeiro de verdade! Agora que você fez essa avaliação prévia, você já pode fazer um detox mais completo!

Pra te ajudar nessa segunda etapa, eu maravilhosa criei um guia de detox financeiro! O mais importante: ele é gratuito! Já pode pegar o seu guia aqui!

“Mas Me Poupe! por que tive de fazer tudo isso antes de seguir o guia de detox financeiro?”

Porque estamos em um novo contexto. A pandemia do Coronavírus te mostrou o que realmente é essencial pra você. Por isso você precisa seguir esses primeiros passos antes de fazer um detox de verdade.

Então, agora você já sabe o que fazer! Pega esse guia gratuito e comece agora a fazer o seu detox!

E assim que você terminar o seu passo a passo, me conta nos comentários o que já mudou na sua vida financeira!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nathalia Arcuri 15 de May | 2020

a próxima turma da Jornada da Desfudência (jornadadadesfudencia.com) é no segundo semestre só, mas pede pra ela fazer nathflix lá no youtube.com/mepoupenaweb - tem muito aprendizado por lá!

Vera Ferreira 15 de May | 2020

Olá Nath! preciso de um curso de planejamento financeiro pessoal (pago, naturalmente! dicas grátis vc já dá um bocado!!!!!! e são verdadeiros tesouros!). Seria para uma amiga que está precisando urgente se organizar para cair fora das dívidas! Entrou na fase da depressão. Procurei no seu site mas não encontrei. Se você tiver, por favor, me mande os detalhes por e-mail. Grata!!!!!!

rosa maria lisch da silva 14 de May | 2020

muito bom gostei e a mais pura verdade