O melhor presente para o Dia dos Pais: Investimentos!

09 de agosto | 2019

Investimentos: esse é o melhor presente que um pai pode receber do filho ou filha, e ele vai te amar ainda mais por isso!

Por Viviane Ferreira 

Há muitos anos, alguns avós e pais presentavam seus filhos e netos com a Caderneta de Poupança. Mas você está cansado de saber que ela está mais do que caída…

Nesse Dia dos Pais você tem a grande oportunidade de mostrar para o seu pai que existem investimentos bem melhores que a Poupança.

A melhor maneira de fazer isso é dar um presente diferente e especial para ele: um investimento rentável e que vai fazer a diferença na vida dele.

Existem algumas maneiras de dar um investimento de presente para o seu pai. Um investimento de presente não é a mesma coisa que simplesmente dar dinheiro.

O investimento traz a mensagem da semente que vai crescer. A mensagem de fazer o dinheiro multiplicar ao longo do tempo e incentivar seu pai a colocar mais dinheiro naquele investimento.

A semente para realizar sonhos, principalmente o sonho da independência financeira.

Como assim?

Se você é aquele filho ou filha que quer fazer a diferença na vida do seu pai, que quer retribuir o que recebeu dele ou quer simplesmente dar um presente de alto valor no Dia dos Pais, você vai querer dar um investimento de presente.

Você pode ajudar, ensinar seu pai a investir e depositar o dinheiro para o primeiro investimento dele na corretora, ou se ele já possui investimento, você pode colocar um fermento para ajudar o dinheiro dele a crescer mais rápido.

Antes de dar esse presente pra ele, você precisa fazer uma grande pergunta: quanto tempo falta para seu pai se aposentar? Dependendo da resposta, você consegue escolher o melhor investimento pra ele.

Talvez falte dez anos para seu pai se aposentar, vinte ou mesmo trinta anos. Quanto antes começar melhor.

Por outro lado, se faltar pouco tempo, dez anos ou menos, trace junto com ele um plano estratégico para investir mensalmente, fazer renda extra e construir as reservas que ele precisa para a independência financeira.

É melhor correr atrás antes que seja tarde.

É possível você fazer um investimento em nome do seu pai?

Qualquer investimento que você fizer em nome do seu pai precisa da autorização dele. Porém você pode fazer uma carta para entregar a ele no Dia dos Pais e você o orienta na abertura da conta na corretora. Depois você deposita o dinheiro na conta corrente dele, ele transfere para a conta da corretora e você faz o investimento junto com ele.

Mensalmente vocês podem se reunir e acompanhar os ganhos do investimento. Aos poucos ele vai ganhar confiança e migrará o dinheiro dele que está na Poupança para a corretora, ou mesmo conseguirá guardar dinheiro todo mês para continuar o investimento.

O presente duplo

Ensinar seu pai a investir e pensar no futuro dele é um presente para vocês dois.

Para o seu pai, porque ele vai aprender a investir, construir a independência financeira, ter autonomia, não depender dos filhos na aposentadoria.

Atualmente somente 1% dos aposentados conseguem se manter financeiramente na aposentadoria, 99% dependem dos filhos, de abrigos ou precisam continuar trabalhando. Porém aqueles que dependem dos filhos não estão felizes com isso. Eles têm o sentimento de ser um peso para os filhos.

Ao mesmo tempo, os filhos cuidam dos pais, porém não se preparam financeiramente para isso. Estavam construindo sua vida, seu patrimônio pensando em seu futuro, quando de repente se deparam com a necessidade de ajudar os pais.

Por isso é um presente duplo, para seu pai que vai aprender a ser independente e ter autonomia na aposentadoria e pra você que quer ter menos essa preocupação no futuro.

O presente

Existem presentes para todos os bolsos, mesmo sem gastar nada você consegue presentear seu pai com investimentos e educação financeira.

Selecionei algumas dicas de presentes para você dar no Dia dos Pais:

Investimento através de uma corretora de valores

O tipo de investimentos vai depender se seu pai vai começar a investir ou se ele já conhece e possui investimentos que fez com corretoras. Se ele é novato e ainda não investe através de corretora, é bom começar pelo começo e investir no Tesouro Selic. Agora se ele já possui investimentos, você pode comprar cotas de um fundo imobiliário, que vai dar uma renda mensalmente ou comprar um fundo de ações listado em bolsa, que se chama ETF.

Se você tem dúvidas sobre fundos imobiliários, veja esse vídeo aqui:

Sobre ETFs, veja aqui tudo o que você precisa saber:

Planejamento Financeiro

Se você quer que seu pai tenha um entendimento amplo da vida financeira dele hoje, ter clareza aonde que chegar e traçar um mapa consistente de como chegar lá, você pode dar de presente no Dia dos Pais um planejamento financeiro pessoal com um especialista no assunto que fará um plano personalizado para ele. O planejador financeiro com a certificação internacional CFP (Planejador Financeiro Certificado – Certified Financial Planner) é o mais indicado para te ajudar.

Curso online: você pode dar de presente a inscrição para a próxima turma da Jornada da Desfudência. Acompanhe no @nathaliaarcuri quando as inscrições para o vestibular da riqueza vão começar!

Playlist de conhecimento

Fazer uma Playlist com uma série de vídeos do canal do Youtube do Me Poupe! ou do PoupeCast, no Spotify, também vale como presente: é conhecimento gratuito! E você não gasta nada com o presente.

Com esses presentes você vai ser motivo de muito orgulho para seu pai!!

Você também pode gostar

5 fintechs para repensar como investir o seu dinheiro

Dia dos Pais - Acerte no presente

Tá com dinheiro parado na Poupança? Você tá perdendo a chance de ganhar mais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário