Me Poupe! lança iniciativa inédita para unir o mercado em prol da Educação Financeira

16 de maio | 2019

O Movimento MPAEF – Me Poupe! Amigos da Educação Financeira já tem o apoio oficial de empresas e organizações públicas e privadas do setor, incluindo o Tesouro Direto. Entenda o Movimento e participe #VEMPROMPAEF

Por Camila Mendonça

O Me Poupe!, maior plataforma de finanças do mundo, deu início a uma fase na Educação Financeira do País. Em iniciativa inédita, a startup criou o Movimento MPAEF –  Me Poupe! Amigos da Educação Financeira, com o intuito de reunir empresas e organizações públicas e privadas em torno da Educação Financeira.

O Movimento nasceu para tornar a Educação Financeira mais acessível a quem precisa dela. Em sua ação inaugural, o MPAEF abraçou a Semana ENEF, semana da Educação Financeira, criada pela ENEF (Estratégia Nacional da Educação Financeira), que acontece na próxima semana, entre os dias 20 e 26 de maio.

“Depois de participar por três anos consecutivos como apoiadora da Semana ENEF, com iniciativas próprias e colaborando para a divulgação massiva da campanha, senti que ainda era pouco. O Me Poupe! pode contribuir mais trazendo para o palco novos protagonistas”, afirma Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!

Além dos 3,5 milhões de inscritos no canal do YouTube, o Me Poupe fala com mais de 600 mil pessoas por mês no blog, mais de 2 milhões de pessoas por mês no programa da 89 e ainda conta com o PoupeCast, seu canal de podcasts.  Com linguagem descontraída, a missão do Me Poupe! é empoderar as pessoas através da educação financeira.

A Semana ENEF

A  Semana Nacional de Educação Financeira está em sua sexta edição e sempre teve o apoio do Me Poupe!. Durante a Semana, haverá diversas ações de educação financeira em entidades públicas e privadas. Em 2018, foram realizadas quase 7 mil ações, de 280 instituições, que alcançaram mais de 4 milhões de pessoas em todo o Brasil.

A Semana ENEF é uma iniciativa pública, realizada com dinheiro público, mas ainda muito pouco divulgada. Em pesquisa realizada em nossa comunidade no YouTube, e respondida por 38 mil pessoas, 97% afirmaram que não faziam ideia do que era a Semana ENEF.

Nessa ação inaugural, a proposta do MPAEF é pressionar instituições públicas e privadas a divulgarem a Semana ENEF, ampliando, assim, o seu alcance.

Para isso, elas apenas precisam divulgar o link e o logo da Semana ENEF em suas homepages. As maiores instituições financeiras estão sendo convidadas a fazerem parte dessa ação inaugural do Movimento.  No site da iniciativa já consta a lista de quem já é Amigo da Educação Financeira. Essas instituições toparam participar da ação e já estão divulgando a Semana ENEF.

Entre os primeiros amigos do MPAEF estão Modalmais, Yubb, Tesouro Direto, Sicoob, Guide, Órama, Hash Invest, Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Real Valor, Neon, Banco Inter, Verios, Magnetis, Bússola do Investidor e Guide.

O que eu posso fazer?

Com a iniciativa, estamos lançando também um desafio ao público: ajudar a pressionar as instituições financeiras a abraçarem a causa da Educação Financeira e a serem amigos do Movimento. Para isso, basta comentar com a #VEMPROMPAEF no último post de alguma rede social da instituição financeira que você quer que participe para que ela entre no Movimento.

Você também pode compartilhar o Movimento MPAEF na sua rede social, utilizando a #VEMPROMPAEF, desafiando um amigo ou amiga a compartilhar o Movimento ou mesmo alguma ação da Semana ENEF.

Quanto mais gente souber do Movimento e da Semana ENEF, mais gente vai se interessar pelo assunto. “A nossa visão é de que entre os dias 20 e 26 de maio, bancos, fintechs, corretoras, financeiras, seguradoras, meios de pagamento estejam unidos por uma causa: o fim da desigualdade econômica no Brasil”, afirma Nathalia. “Se todas as empresas conectadas ao mercado financeiro se engajarem nessa causa, estaremos mais perto do país desenvolvido que queremos ser”.

O que o Me Poupe! vai fazer?

Além de ser o megafone da Semana ENEF, nessa ação inaugural através do MPAEF, o Me Poupe! também vai agir. Entre os dias 20 e 24 vamos realizar lives diárias, no Canal Me Poupe! , com o macrotema “Educação Financeira para Jovens”*.

Confira a agenda das lives:

20/05 – DE PAIS PARA FILHOS: como falar sobre educação financeira com as crianças?
Com Elle Braude, planejadora financeira e mãe de trigêmeos

21/05 – TESOURO DIRETO PARA MENORES: Como começar a investir com 30 REAIS?
Com José Franco, do Tesouro Nacional

22/05 – O que os adolescentes pensam sobre educação financeira e o que as escolas têm a ver com isso?
Com Evandro Faliere, criador do projeto Multiplicando Sonhos

23/05 – COMO JUNTAR O PRIMEIRO MILHÃO COMEÇANDO AGORA! (AULÃO DA NATH PARA ESCOLAS)
Com estudantes na Casa Me Poupe

24/05 – O que uma MENINA DE 13 ANOS sabe sobre dinheiro que VOCÊ TAMBÉM TEM DE SABER
Com Josiane Stefany, a caçula da Jornada da Desfudência

Compartilhe você também e faça parte do Movimento #VEMPROMPAEF

Você também pode gostar

Nath Arcuri ganha Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de Economia

Mas quem é Nath Arcuri? Conheça a pessoa que vai te ajudar a enriquecer!

Você já investe, né? Mas sempre dá pra ganhar mais! Veja como

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana paula berquo de lima rocha 24 de May | 2019

Oi naty tenho dúvidas sobre o banco digital explica pra gente como abrir a conta digital e como ele vai ser usado pra investir na corretora......

Michel Oliveira 20 de May | 2019

Antigamente havia a EXPOMONEY que trazia temas ligados a finanças, com profissionais do ramo dando palestras, TUDO GRATUITO. Acho que seria interessante brigarmos para que a EXPOMONEY voltasse, e assim teríamos um público engajado nesta causa.

Grasiela Mancini França Pereira 20 de May | 2019

Fico muito feliz em ver esta ação da Nathalia e equipe!!! Parabéns!!! O Brasil precisava realmente a atuar e pensar diferente quanto ao assunto finanças.

Ana 18 de May | 2019

Que linda iniciativa!!!!!O que falta em grande parte das pessoas é esse conhecimento financeiro. Estão de parabéns. "como gostaria de ter conhecido esse canal antes"rsrsrsrsrs.

Ellen 18 de May | 2019

A #vemprompaef parece ter surtido resultado no BB, consta na página deles o link!!!

Valéria Martins 18 de May | 2019

Como faço para participar das aulas e paletras? Acessei o link da agenda, mas não tem opção de participar...

Maria de Lourdes de Almeida Oliveira 17 de May | 2019

Nao era sem tempo divulgar o excelente material disponivel, de graca, nas nossas instituicoes elaborados pelos nossos sensatos analistas,tecnicos que compoe o nosso complexo SFN. Vou participar e divulgar.

Erasmo Guedes 17 de May | 2019

Parabéns Mulher, Nath você é exemplo e que eu possa ser também. Participarei com certeza!

Bianca Melo 17 de May | 2019

Nath, Parabéns pela sua iniciativa maravilhosa, engajadora e tão empática! Trabalho com educação financeira junto a meus alunos Jovens Aprendizes e Técnicos em Administração a cinco anos. Meu universo de jovens impactados é muito pequeno, mas já possuo muitas histórias de sucesso. São jovens que ganham meio salário mínimo e estão conseguindo alcançar suas metas e investirem desde cedo livre de dívidas e totalmente conscientes. Muitas vezes, seus vídeos ilustram minhas palestras ( mencionados por eles que por iniciativa própria buscam nas redes mais informações e chegam a esse ser tão inspirador que é você) Gostaria de saber como poderia contribuir com esse movimento incrível! Mais uma vez, parabéns! Você me inspira muito!! Bjinhos

Conceição 17 de May | 2019

Vou receber uma herança, por volta de $ 1.000.000,00. Aonde invisto? Vou assistir a essas lives!! Mas me orienta?

Ailton Pereira da Silva 17 de May | 2019

Excelente iniciativa. Eu penso que realmente precisamos aprender a dar valor ao nosso dinheiro para que possamos crescer e fazer esta país crescer. Parabéns pela iniciativa e pode contar comigo para divulgar. De ontem eu comecei ajudar a divulgar as iniciativas do MPAEF (Movimento Amigos da Educação Financeira) através de divulgação das hashtags e de todas as informações que eu puder compartilhar.

Augusto 17 de May | 2019

Só faltou o link para a página do mpaef. Qual é o endereço? No mais, tudo ótimo.

Eduardo 17 de May | 2019

Parabéns a toda a equipe, como posso ajudar e participar?

Ariely Vasconcelos 17 de May | 2019

Que orgulho 😍😍😍🤩❤️

Dionizio Aparecido Ramos 17 de May | 2019

Muito bom Nathali é parabéns para a equipe do me poupe.Eu sou uma dessas 97 % pessoas que não sabia da semana enef. Obrigado. Gostaria de mais dicas

Luiz Henrique 17 de May | 2019

Excelente! Parabéns, Nathalia e equipe do Me Poupe!

Josevalton Lau Cavalcante 17 de May | 2019

Sou Educador Financeiro e tenho um Blog dedicado 100%a este tema tão importante para nosso país httpss://laucavalcante.wixsite.com/voceeseudinheiro . Gostaria muito de poder contribuir com palestras nesta semana do ENEF, Atualmente já impulsiono os vídeos do ENEF no meu Site para ajudar a iniciativa. Poderiam me indicar como palestrante nesta semana ? Pode ser na Região do ABCD Paulista ou na região de Campinas. Os custos podem ficar comigo

ALINE GALHARDO DE SOUSA MARTINS 17 de May | 2019

Conheci o Me poupe, em 2018 e venho aprendendo muita coisa tanto nos vídeos quanto no livro!!! (Investi assim que soube) Quero esfregar na cara do Sidnelson (meu marido), que é o me poupe quem me abri os olhos para o mundo financeiro que pertencemos e não somos apresentados. Educação financeira deveria ser matéria obrigatória nas escolas, assim como matemática. #sóacho #vemprompaefMUNDO

Walisson Rodrigues 16 de May | 2019

Olá, Nathy. Eu não sabia dessa Semana. Soube agora e abraçarei a causa junto com o Mepoupe.

Marcelle 16 de May | 2019

Quero participar para ser educada financeiramente, como faço?

CRISTIANE DA SILVA SANTOS 16 de May | 2019

Nath parabens pelo seu trabalho no meu poupe, segue em frente vc esta no caminho certo, poderia encaminhar tambem a logo marca mpaef para as universsidades , tanto publica quanto privadas., as vezes nem eles conhecem a semana enef.bjos guerreira.

Renata Silva 16 de May | 2019

Nath, como saber se eh melhor eu fazer o distrato junto a construtura, pegar 50% do que ja paguei (ja pg 110 mil) e investir ou entrar no financiamento (178 mil) por 30 anos?

Marcia Toledo 16 de May | 2019

Nath e equipe linda do me poupe, muito obrigada por me educar financeiramente. Descobri esse canal em outubro 2018 eu não tinha dinheiro nenhum investido. Hoje invisto , ainda tenho muito que aprender. Infelizmente perdi meu emprego mas só de não ter nenhuma dívida e ainda ter um pouco de dinheiro investido já me deixa feliz. Muito abrigada. Que venha a SEMANA ENEF. Anciosa por mais aprendizado.

FABIANA SILVA 16 de May | 2019

Iniciativa excelente, engajadora e corajosa! Me poupe está de parabéns! Cada vez mais as pessoas tomando conhecimento sobre finanças e como administrá-las.

Gerlane Luciano 16 de May | 2019

Ja mobilizei a familia, bancos, influencers a galera toda! Parabens Nath!Voce é o estimulo para muita gente ! Obrigado Musa da desfudência! #vemprompaef

Lu Andréa 16 de May | 2019

Nath arruma um tempinho e vai participar do programa que o Rafael Cortez faz na FAM com os alunos e é transmitido pelo UOL...The Live Show. Meu filho participa enquanto não chamam ele no Omelete

Lu Andréa 16 de May | 2019

Muito bom educar!!!Sou professora aposentada e acredito que educar é o melhor caminho,ainda mais agora em tempos difíceis,pessoas consumistas...Nath conheci seu trabalho através dos meus filhos...um quase foi trabalhar no Omelete...esse quase acabou com o sonho dele

Leonardo Brasil Oliveira Costa 16 de May | 2019

Os Sidnelsons de todo Brasil, estão descontrolados. Comentei com meu gerente sobre ele se fez de desentendido, e disse que ia pesquisar... É muito cômodo extorquir a população que já sofre com impostos altos, baixa qualidade em tudo que é publico. Estou com vcs! ME POUPEIROS ASSEMBLE !!!

Livian Rocha da Silva 16 de May | 2019

Arrasou Nath...tamo junto.... #vemprompaef

Patrícia Pereira 16 de May | 2019

Show! Sinceramente conheci a Semana Enef através de vocês! Sucesso!

PRYSCILLA PÉRGOLA 16 de May | 2019

Parabéns pela iniciativa, ela é maravilhosa <3

Kátia Regina Casé 16 de May | 2019

Parabéns pela iniciativa agora vai. Tudo melhorar.

Raquel Bonfin 16 de May | 2019

Nath e equipe, Parabéns e muito obrigada!

Juliana 16 de May | 2019

Nati, qual o horário das lives? Vamos divulgar e bombar essa audiência

João Pedro Martins Terto 16 de May | 2019

Olá, Gostaria de entrar em contato com alguém do Me Poupe! para falarmos sobre o Portal Mídia. Nós queremos fazer parte da divulgação deste evento.

Jéssica Pereira 16 de May | 2019

Nath, o meu orgulho por ti só aumentaaaaaaa! Ahhhhh, que festaaaaaa da desfudência! #Vemprompaef

LUÃ MONTEIRO GUIMARÃES NUNES 16 de May | 2019

Ao Me Poupe O Instituto Federal Fluminense campus - Cabo Frio, vem por meio deste anunciar a VII edição da Semana Acadêmica de Petróleo, Gás e Energia, o PetroIF que será realizado de 06 à 10 de agosto. O evento organizado por alunos do curso técnico em Petróleo e Gás, será anunciado na TV, rádio, jornais locais e mídias sociais, contando com participantes de várias regiões do país. O PetroIF está se posicionando como uma Start up que també inclui aulas de educação financeira, empreendedorismo e formação de novos líderes no ensino médio e gostaríamos de expandir essa iniciativa para outras escolas municipais e estaduais. Para que continuemos nos expandindo, há a necessidade de parceiros que também compactuem com os propósitos do evento: inovação, capacitação e desenvolvimento. Diante disso, gostaríamos de solicitar o apoio do Me Poupe neste importante projeto na área que alimenta todas as outras, a energia. Sendo aceito doação de insumos e equipamentos, apoio financeiro e palestrantes. Acreditamos que o Me Poupe será um grande aliado na formação de jovens especialistas para o mercado de trabalho.

Angela Maria vido 16 de May | 2019

Já estava na hora dessa parceria ,para quê mais pessoas acordassem para uma educação financeira

Kallin Priscilla Lima de Souza 16 de May | 2019

Hamei com H..vc é phodásticaaaaaaaaaa.....Sucesso e Muito obrigada...

EMERSON DA SILVA 16 de May | 2019

Bom dia Nathi, nunca imaginei que existia uma semana para educação financeira, que bom vou ajudar Sim,divulgarei nas minha redes sociais,Valeu e Boa sorte.

Fernando Montenegro 16 de May | 2019

Parabéns ao Me Poupe pela iniciativa, precisamos de mais Naths para "DESFODER" o Brasil.

Aparecida de Jesus Rosa da Silva 16 de May | 2019

No site do Me Poupe tem que ter a 'Corujinha' também né... Aliás, pela lógica tinha que ser a primeira. Grande abraço, estou torcendo muito!

Sonia piccinini 16 de May | 2019

Nati. Excelente e corajosa iniciativa. É de pessoas assim que o Brasil precisa!!!!unindo todos em torno de um objetivo comum chegaremos la. !!!! Farei a minha parte na divulgação da ideia !!

Cidiane Chagas 16 de May | 2019

Bom dia, admiro seu trabalho e todo empenho que dedica , acredito que a educação financeira podia ser uma matéria no planejamento das escolas pelo menos uma vez por semana os alunos desenvolverem projetos idéias e aprendendo ali, onde tudo começa... na escola, sempre falamos onde mais deveríamos nos preocupar é na educação e pra mudar um País e sua realidade essa matéria deveria ser obrigatória nas escolas públicas e privadas , pra desde cedo eles saibam como se planejam , como investir , como dar valor ao seu dinheiro e saberem lidar, investir .. e serem independentes financeiramente!!! #educação financeiranasescolasjá# Abraço!!!

Eliane 16 de May | 2019

Divulgando #vemprompfc, Nathalia Parabéns, vc merece e o Brasil também!

Gilson A. Camargo 16 de May | 2019

Apoiadíssimo!, Mesmo sendo um comleto leigo em finanças queto fazer parte disso!

Eduardo 16 de May | 2019

Parabéns pela iniciativa , precisamos sim de educação financeira. Deus te abençoe!

Mariana Matzenbacher 16 de May | 2019

Otima iniciativa. Comecei minha educação financeira e reorganização dela com o Me Poupe! Apesar do texto dizer que o tema é Educação financeira para jovens, nao me vejo tao jovem assim e me interesso muito (agora) pelo assunto. A propósito estava assistindo o Live ontem por 10min , desconectou e nunca mais voltou!

Juliana Veras Guedes Sá 16 de May | 2019

Estou no meio da muvuca e vou ajudar também Nat.