Decoração natalina: 5 ideias fáceis e diferentes pra você economizar

26 de novembro | 2018

Para algumas pessoas, dezembro é a época mais feliz do ano, porque é tempo de Natal. Vejas ideias de como montar uma decoração natalina bonita, mas bem barata!

Por Viva Decora

Tem como não se contagiar com o clima do Natal? Para algumas pessoas, dezembro é a época mais feliz do ano. As lojas logo se enchem de lindos enfeites em vermelho e verde.

E essa animação chega à decoração dos lares, através de guirlandas, presépios, pinheirinhos e muitas outras ornamentações. Pensa que para montar um cenário assim em sua casa gasta-se uma fortuna? Não mesmo!

Veja algumas dicas bem criativas de como montar uma decoração natalina super caprichada – e o melhor, gastando pouco dinheiro.


#1 Árvore de Natal alternativa

Se você não tem ainda uma árvore de Natal e não tem dinheiro para comprar uma nova, sem problemas. É possível criar algo totalmente diferente e personalizado. Você pode fazer pequenos pinheirinhos com um cone de papel grosso, firme e colorido – geralmente encontrado em lojas de scrapbook.

Ou talvez fazê-los com pinhas naturais, presas com cola quente em um cone de isopor. O que acha?

Gabriele Barotto  e Eliane Fedele

Se você já tem uma árvore de Natal ou pensa em adaptar alguma planta como tal, aí a história é outra. Talvez lhe faltem os enfeites, então. As bolinhas comuns podem ser substituídas por bolinhas de barbante – que são feitas com ajuda de uma bexiga e cola branca. E o fio de luz, incrementado com florzinhas feitas de cápsulas de café ou pedaços recortados de embalagens de ovo.

MeyerCortez Arquitetura & Design

#2 Enfeites para a mesa da ceia

Aqui no Brasil, a ceia de Natal é montada na noite do dia 24 de dezembro. E esse é um momento muito especial e gostoso da festividade.

Ao invés de colocar os pratos sobre uma toalha, pode-se sobrepô-los em um sousplat. Só que essa peça sofisticada custa bem caro nas lojas e o seu orçamento pode estar apertado. Mas, até para isto, há uma solução.

Você pode criar o seu próprio conjunto de sousplats. É fácil! As peças podem ser cortadas em papéis ou confeccionadas em tecido, EVA, tricô e trançado de corda. Vale o que for mais barato, mais bonito e combinar com o restante da decoração da mesa de Natal.

Meyer Cortez Arquitetura & Design

Por falar em mesa, o centro da sua também pode ser enfeitado. Você pode montar um arranjo sobre uma tigela ou travessa plástica pintada com tinta spray.

Também pode montar uma composição de pinhas, galhos secos e fitas de presentes. Encher potes de vidro com bolinhas coloridas. Fazer das taças castiçais de velas. Ou só usar louças com estampas alusivas à data.

Para dar um clima ainda mais festivo ao jantar, você pode personalizar o local onde cada convidado vai sentar. As pessoas irão se sentir bem recebidas se notarem que tudo foi preparado com carinho, pensando nelas.

No lugar das argolas e laços para guardanapos, que tal uma combinação de pauzinhos de canela, raminhos de pinheiro e uma fita de sisal? O aroma será reconfortante e acolhedor!

Viviane Ribeiro Frauendorf

#3 Enfeites para o balcão

O mesmo tipo de velas e potes de vidro customizados podem ser utilizados para decoração do balcão buffet ou do aparador do hall de entrada da casa.

Eles podem ser acompanhados de bolinhas de Natal, folhas secas, raminhos verdes e até pisca-piscas. Ou ainda, quem sabe, de biscoitos, bombons e balinhas – vai ser um sucesso com as crianças.

Garrafas de vidro podem ser utilizadas também como decoração de Natal. Com aplicações diversas, em papel adesivo ou tinta, seriam facilmente transformadas em um Papai Noel ou outro personagem dos contos infantis.

Se você sentir falta de um “toque a mais” nesses recantos, aqui vão outras ideias. Que tal montar uma mini falsa árvore de natal com caules de flores artificiais e luzes piscas? Ou um placa luminosa feita com uma pasta de acrílico, moldes de letras e uma base de abajur?

E ainda usar a famosa fita de LED para contornar um lindo cenário de presépio ou um quadro festivo, com moldura simples e figuras recortadas em papel craft? Ficaria incrível!

#4 Para a porta de entrada

Nada mais tocante do que pendurar uma guirlanda de Natal na porta de entrada da casa. Mas, esse artigo de decoração costuma ser bem caro. E até isso você pode fazer por contra própria.

Talvez seja o caso de montar o aro com um festão e decorá-lo com ornamentos emprestados do pinheirinho. Fazê-lo com papelão; e colar, por cima, flores de pano e pinhas secas. Ou com arame; e envolver tudo com bolinhas de plástico.

Agora, na internet é possível encontrar exemplos ainda mais ousados de guirlandas de Natal. Por exemplo, bolinhas penduradas com linha de pesca ou fios de lã em um cabide de roupas. Ou então um aro de MDF coberto com uma esponja floral e várias suculentas. O que pensa disto?

Revista Viva Decora e Design & Atelier

Depois de ler tudo, compre ou junte o material e reúna a família para ajudar a criar as peças. Coloque em práticas algumas destas ideias em sua casa e preencha os ambientes – e o seu coração – de alegria!

Esta dicas de decoração de Natal foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar

Descubra como decorar a sua casa para a Primavera gastando pouco

O Apocalipse - Quando o 13º encontra com a Black Friday

Casamento em casa: 6 dicas de decoração para gastar menos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário