Casamento em casa: 6 dicas de decoração para gastar muito!

01 de julho | 2019

Os casamentos pequenos, feito em casa, são uma tendência. Descubra como economizar com uma decoração de festa feita por você mesmo!

Por Viva Decora 

Quando um casal decide formalizar o matrimônio geralmente quer compartilhar este momento especial juntamente de sua família e amigos. Para alguns, a festa do casamento tem que ser algo grandioso – e também dispendioso. Mas, para outros pode ser algo econômico, feito em casa. Afinal, o que vale mesmo é o amor!

Quem não tem muito dinheiro, mas não abre mão de comemorar a ocasião, pode recorrer a soluções mais simples de decoração. É possível, sim, montar uma celebração de casamento gastando pouco. Acompanhe as dicas a seguir para saber mais!

Muitas ideias simples podem ajudar alguém a montar um lindo cenário para um casamento em casa (Revista Viva Decora)

#1 Realize um Mini Wedding

Todos os detalhes de uma festa de casamento são dispendiosos; e quanto mais coisas o casal acrescenta em sua lista mais cara fica a celebração. Tem gente que economiza por anos para fazer do casamento o dia mais especial de sua vida.

Mas sabemos que a crise econômica tem tornado a festa um desafio cada vez mais difícil de controlar. A pergunta que fica é: tem como economizar nessa hora?

Sim, há formas diferentes – e em conta – de se fazer um belo casamento. Criatividade não falta no brasileiro, é claro.

Mas algo que este povo não sabia e que acabou descobrindo recentemente é uma tendência europeia – já muito conhecida pelos norte-americanos – do ‘mini wedding’. Ou seja, da reunião mais limitada, despojada, que valoriza a intimidade do lar.

Casamentos pequenos não requerem muito luxo, nem mesmo uma grande quantidade de móveis, já que a lista de convidados é pequena. (cred: Revista Viva Decora)

Casamentos simples não são sinônimo de cerimônias mal organizadas. Pelo contrário, mini weddings necessitam de tanto planejamento quanto qualquer casamento normal.

A diferença é que, numa festa assim, há menos ostentação. Tudo é feito com muito carinho, com muito capricho; contudo, com menos luxo. No final das contas, o resultado pode ficar até mais satisfatório do que se esperava!

Vários materiais ou objetos inusitados podem servir para a montagem da decoração de um casamento pequeno, incluindo aqueles feitos em casa. (cred: Revista Viva Decora)

#2 Monte você mesmo a decoração do casamento

Já se pode entender que casamentos menores estão na moda, principalmente aqueles realizados em pequenas pousadas ou mesmo no jardim de casa. E para este modelo de festa não é preciso montar uma estrutura física muito complexa.

Em muitos casos, troca-se a cerimônia à noite seguida de jantar por uma realizada de dia seguida de um pequeno almoço ou brunch.

Em um mini wedding a dimensão de tudo é bem menor, o que só ajuda ainda mais na questão da tão desejada economia.

Se você preferir fazer as coisas desse jeito, pode montar uma cerimônia com decoração caseira, com enfeites confeccionados por você mesmo. Aposte nesta ideia! É muito legal poder retribuir o carinho dos convidados com lembranças e centros de mesa personalizados.

#3 Recorra a materiais alternativos para criar o cenário da festa

Em casamentos pequenos, a lista de convidados não é mesmo muito extensa. Isso quer dizer que não se precisará de tantas mesas e cadeiras. Certos improvisos, nesse caso, são permitidos – ainda que seja necessário manter o bom senso.

A mesa da sala de jantar pode ser transformada no ponto principal da festa, local de servir todos os comes e bebes. Ademais, também se pode usar pallets, caixas de feira, e outros elementos.

Um casamento feito em casa não precisa de muita ostentação, e soluções simples podem gerar bonitos resultados (cred: Rani Victor)

#4 Explore, ao máximo, as cores e texturas das espécies naturais

Muitos mini weddings são realizados nos jardins das residências das próprias famílias dos noivos. E por quê? Bem, o motivo disso é tentar explorar a própria natureza do quintal como pano de fundo para a festa.

E, de fato, é possível criar lindos cenários cerimoniais apenas com vasos de plantas e arranjos de flores. Uma boa ideia é levar a mesa para fora de casa e misturar todos os enfeites personalizados, feitos por você, com as espécies naturais.

Um jardim feito em casa normalmente é montado no jardim e as espécies podem ser o pano de fundo perfeito para a celebração. (cred Alalou Paisagismo)

#5 Aposte nas opções ornamentais mais baratas do mercado

Você pode ainda estar se perguntando como criar uma decoração de casamento bonita e barata. Mas, acredite, há ótimas opções ornamentais no mercado que não vão prejudicar muito o seu bolso! Contudo, há outras maneiras!

Que tal dar nova utilidade a objetos sem utilidade ou que iriam para o lixo? Copos de vidro e garrafas de cerveja podem ser transformados em castiçais para velas e vasos para flores.

Objetos reciclados, transformados ou só realocados na decoração de casa podem ajudar a montar o cenário para o mini wedding. (cred: Revista Viva Decora)

#6 Transforme ou realoque elementos da decoração de sua casa

Por fim, você pode recorrer a elementos esquecidos ou perdidos dentro de casa – talvez guardados dentro de armários. Às vezes, por necessidade, a criatividade faz as pessoas enxergarem um potencial decorativo nas coisas inusitadas.

É isso que torna a ideia dos mini weddings tão atrativa! Poupa-se dinheiro e ainda se ganha na autenticidade!

Um casamento feito em casa tem uma escala muito menor e a mesa do bolo pode ser o ponto central da decoração da festa. (cred: Luana Reis)

 

Nas imagens apresentadas neste texto, você pode ver várias ideias interessantes para festa de casamento. A primeira delas é a do lustre que ganhou uma aparência mais festiva com o acréscimo de ramos de flores.

Com um novo olhar, elementos da decoração de casa podem ganhar um novo significado e fazerem parte da montagem do mini wedding. (cred: Archdesign Studio)

Um mural comum que foi transformado em mural de recados para os noivos. Retalho de cortina transformada em toalha de mesa. Vasos decorativos preenchendo recantos. E molduras antigas formando um fundo para a mesa do bolo.

Se seu casamento for feito em casa, não é preciso abrir mão de requinte; um detalhe e outro na decoração pode tornar o cenário da festa mais interessante. (cred Daniela Gradella e Idealizzare Arquitetos)

Agora, use todas as dicas que recebeu para criar seu próprio casamento dos sonhos! Provamos que dinheiro não será problema. Basta muita boa vontade.

Planeje bem o cenário e busque tudo que estiver ao seu alcance, e dentro do seu orçamento, para criar as condições perfeitas para que o local de sua festa fique bonito e agradável.

Estas dicas de decoração para casamento em casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Você também pode gostar

Dicas de como decorar a casa sem desperdícios

Decoração natalina: 5 ideias fáceis e diferentes pra você economizar

Faça um jardim em casa gastando pouco

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário