Como participar de uma oferta inicial de criptomoedas?

18 de setembro | 2018

Você vai aprender a participar de um ICO e escolher os melhores tokens com a plataforma Ethereum. Não entendeu nada? Então leia este artigo

Por Edson Ichihara

Já falamos no artigo passado o que é e como usar o Ethereum, uma criptomoeda mais barata que o Bitcoin. A plataforma Ethereum possibilitou a criação de diversos tokens (token pode ser considerado como uma ficha de um jogo). Já existem mais de 119 mil tokens nessa plataforma, mas a maioria deles são apenas fichas que não valem nada.  No

último artigo, expliquei que o diferencial do Ethereum em relação ao Bitcoin é a produção desses tokens. Para a criação de cada token, são realizados os ICO, que significa Initial Coin Offering. O que acontece em uma ICO?

Na ICO, a empresa troca os futuros tokens por Bitcoin ou Ethereum. É como se fosse um financiamento em grupo e ao invés de receber ações de uma empresa, você acaba recebendo uma ficha da empresa.

Você consegue imaginar quanto uma empresa pode faturar em uma ICO? Uma das maiores foi o ICO da criptomoeda EOS, que conseguiu arrecadar 4 bilhões de dólares. Inicialmente, usaram um token da plataforma Ethereum para depois trocá-lo pela própria criptomoeda EOS.

Com tantas opções, fica difícil escolher um token com chance de se valorizar no futuro. Para facilitar o seu entendimento, eu criei um token chamado LUZ e vou te ensinar como conseguir ele de forma gratuita. Assim você poderá usá-lo para comparar com os outros tokens.

 

Passo 1 – Crie sua carteira de Ethereum

Já lhe ensinei a criar uma carteira de Ethereum aqui, mas como eu vi que surgiram algumas dúvidas, vou explicar de novo. Entre no site do MyEtherWallet e mude para o network Ropsten (myetherwallet.com) na barra que fica no lado superior esquerdo.

 

 

Depois de escolher a rede Ropsten (myetherwallet.com), crie uma senha forte e guarde a com carinho.

 

 

Depois de escrever sua senha, clique em “Create New Wallet”.

 

 

Clique em “Download Keystore”. Guarde esse arquivo em algum lugar seguro também.

Clique em “I understand. Continue”.

 

 

Clique em “Print Paper Wallet”. Vai aparecer uma tela com as informações abaixo. O “Your address” vai ser seu endereço de Ethereum da Rede Ropsten e o “Private Key” sua senha (por favor, guarde ela em algum local seguro!).

 

 

Parabéns, agora você tem uma carteira Ethereum na Rede Ropsten – esta é uma rede para teste. Agora vou ensinar a ganhar algumas moedas Ethereum da Rede Ropsten de graça.

Existe um site que te envia um Etherem da Rede Ropsten de graça:  https://faucet.ropsten.be/ . Coloque o seu endereço do Ethereum na barra e clique no botão azul “Send me test Ether”.

 

 

Pronto, agora você já possui um Ethereum da Rede Ropsten. Lembre-se de que esta é uma rede de teste, ou seja, é diferente do Ethereum da Rede Principal. Mesmo assim, você ganhou sua primeira criptomoeda. É simples, mas tem que tomar cuidado para não perder suas senhas.

Se quiser, pode repetir esse processo no outro dia, 24 horas depois. Assim, ao final de uma semana, você terá 7 Etherem da Rede Ropsten.

 

Passo 2 – Troque seus Ethereum pelo token LUZ

Agora que você possui um Ethereum da Rede Ropsten, vou ensinar a trocar suas moedas pelo token LUZ. Vá novamente para o site myetherwallet e clique em “Send Ether & Tokens”. Veja se o network está em Ropsten na barra superior.

 

 

Clique em “Private Key” e na barra vermelha coloque a “Private Key” da sua carteira. Clique em “Unlock” e assim você entrará na sua carteira.

 

 

Agora você pode mandar Ethereum da Rede Ropsten para qualquer carteira e também pode trocá-lo pelos tokens.

 

 

Na parte inferior direita, onde está escrito “Token Balance”, clique em “Add Custom Token”.

 

 

Complete assim: no “Token Contract Address”, coloque

0xe350f81d0a998b83dadd96f5dcba14dc4e877386 , no “Token Symbol” coloque LUZ e no “Decimals” coloque 18.

 

 

Clique em “Save” e a tela vai ficar assim depois de clicar em “Show All Tokens”.

 

 

Para receber seus tokens LUZ, coloque o endereço do contrato 0xe350f81d0a998b83dadd96f5dcba14dc4e877386 na barra “To Address”, o valor que quiser trocar no “Amount to Send” (pode mandar 0,1 ETH ou até menos se quiser) e clique em “Generate Transaction”.

 

 

Pronto, você acabou de participar do ICO da LUZ e vai ganhar muitos LUZ tokens de forma gratuita. Para cada 1 ETH que mandar, você receberá 15 mil LUZ. Eu escrevi um contrato para que você receba muitos LUZ tokens.

 

 

Veja acima que eu enviei 0,9 ETH e recebi 13500 LUZ tokens. Você pode fazer o que quiser com esses LUZ tokens.

 
 

Passo 3 – Use seus LUZ tokens como um caso-controle

Agora que você possui o LUZ token, espero que eu consiga dar uma luz para seus conhecimentos sobre os tokens da plataforma Ethereum.

Veja que o primeiro desafio que você tem com a LUZ token é sua liquidez. Como ela não está nas exchanges, você só pode trocar ou vendê-las para uma outra pessoa (conhecida como troca P2P). Isso aumenta o risco de calote.

Por isso que os tokens de exchanges, como o BNB da corretora Binance, fizeram mais sucesso que outros. Além de serem mais fáceis de serem negociados (na própria exchange), a empresa (corretora) já é conhecida e ela própria divulga sua própria criptomoeda.

O ideal também é verificar quem está por trás do token. A LUZ token foi criado por mim apenas para te ajudar a entender o valor dos tokens. O ideal é ter uma equipe confiável e grande.

Veja o exemplo da Omisego. O OMG é o token da Omisego e vai ser utilizado no Network OMG. A equipe deles tem 31 profissionais, e um dos mentores deles é Vitalik Buterin, fundador da Plataforma Ethereum.

E por último, avalie se o token vai representar uma nova tecnologia Blockchain ou não. O token é como se fosse uma ficha de um jogo, e escolher um jogo inovador é uma forma de ter maior segurança na sua compra.

A LUZ token foi criado apenas para dar oportunidade a todos os brasileiros a terem uma experiência com ICO e token do Ethereum de forma gratuita. Não existe nenhuma inovação na LUZ token.

Um dos tokens que mostrou uma tecnologia inovadora foi a Tron. Eles lançaram a sua própria Blockchain em junho, mas usaram o token TRX para captar o dinheiro do ICO. Aliás, conseguiram 70 milhões de dólares no ICO deles. Hoje, esses TRX token foram substituídos pela criptomoeda TRON do Blockchain TRON.

Pesquise essas três características nos tokens da plataforma Ethereum antes de comprá-los: liquidez, equipe e tecnologia. Assim, você conseguirá filtrar as melhores escolhas.

 

Conclusão

Vivemos em um mundo com muitas opções de escolhas. Junto com as boas oportunidades, surgiram várias ciladas também.

Neste artigo, você aprendeu a receber o Ethereum da Rede Ropsten de forma gratuita e também a participar de um ICO. Espero que tenha conseguido receber a LUZ token com esse artigo.

Para te ajudar a encontrar as melhores oportunidades, te ensinei a avaliar três importantes fatores de um token: liquidez, equipe e tecnologia. Com isso, sua chance de escolher o token mais adequado vai aumentar.

 

Edson Ichihara
IMG_5356Médico Oftalmologista, Analista de Valores credenciado pela Apimec com Certificação  CNPI, Conselheiro Fiscal na Unimed Americana, SBO e Nova Odessa. Escreve todos os meses sobre Bitcoins e Criptomoedas.

 

 

 

 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

 

 

 

 

Você também pode gostar

Ethereum: o que é e como utilizar?

5 Perguntas e respostas sobre uma das criptomoedas mais valiosas do mercado

Como funciona o BlockChain na prática

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adelmo Moreira Pereira Moreira 15 de October | 2018

Não entedo