Como divulgar o seu trabalho para conquistar mais clientes

14 de junho | 2019

Conquistar mais clientes, às vezes, pode parecer exaustivo. Mas, é necessário, uma vez que precisamos de dinheiro para pagar as contas e realizar todos os nossos sonhos.

Por Rock Content

Se você está cansado de investir todo o seu tempo para conseguir clientes, mas não ter retorno, temos uma boa notícia. Quando você divulga seu trabalho da maneira correta, é o seu cliente que pergunta como contratar seus serviços. Não é incrível?

Então, chega de perder tempo e dinheiro com divulgações que não rendem, porque preparamos um conteúdo que vai te mostrar como conquistar mais clientes ao se posicionar da forma correta e criar ações que promovam seu trabalho.

Descubra seu nicho de mercado

É necessário ir além do que simplesmente definir uma área de atuação apenas pelo dinheiro. Sendo assim, você deve se encaixar nela — seja pelo conhecimento, know how ou paixão. Do contrário, vai ser difícil entender as necessidades e dúvidas do seu público.

Além disso, estabeleça o objetivo principal que te impulsiona nesse mercado e descubra quais problemas deseja ajudar esse público a resolver, além de entender os motivos pelos quais eles precisam ser resolvidos. Você terá uma base de como criar estratégias para divulgar o seu trabalho ao entender como ajudar seus potenciais clientes.

Como saber o que oferecer?

Agora, você já parou para pensar que dentro do seu público-alvo existe uma parcela específica que não tem a solução para os seus problemas?

Não pense que restringir seu trabalho vai diminuir suas chances de venda, aliás, é justamente ao contrário. Ao invés de limitar, vai tornar sua oferta exclusiva, particular e única. Então, crie um nicho específico para entender o público mais a fundo e descobrir como ajudá-lo.

Como ajudar seus clientes?

Preocupe-se com cada potencial cliente e ouça o que ele tem a dizer. Pergunte o que ele quer, peça opinião para melhorar seu trabalho e se importe com seu ponto de vista.

É o seu próprio público que vai dar os sinais sobre como planejar suas ações para divulgar melhor seu trabalho e, assim, despertar o desejo para a compra. Então, deixe o público falar.

Crie sua marca pessoal

Você já parou para pensar em como seu público te vê? E, se fosse possível redirecionar esse olhar? É para isso que existe o personal branding. Ele é uma prática que te permite se posicionar de maneira com que o público entenda quem você é e como pode ajudá-lo.

Esqueça a ideia que ter posicionamento é para aquele digital influencer famoso com milhares de seguidores. Você precisa trabalhar o seu marketing pessoal para ajudar as pessoas a observarem você como deseja que elas o vejam.

Além disso, o mercado tende a dar mais importância ao que as pessoas falam, por isso, seja alguém que as pessoas param para ouvir e seguir as dicas.

Para começar, defina os objetivos da sua marca e conte histórias autênticas — sejam suas ou de outras pessoas. Essas duas estratégias já farão seu público aprender com seus ensinamentos e se identificar com seus valores.

Como criar conexão com seus clientes?

Para conseguir mais clientes você precisa entender a fundo quem são eles e quais dores enfrentam. Isso fica mais fácil quando você cria suas personas.

As personas são personagens fictícios que demonstram quem é o seu cliente ideal. Por meio delas, você consegue entender alguns pontos, como:

  1. Objetivos desse potencial cliente;
  2. Tipos de problemas que enfrentam no dia a dia;
  3. Estilo de vida e costumes;
  4. Linguagem que utiliza para se comunicar;
  5. Soluções que podem ajudá-lo.

Por que criar autoridade é importante?

Quando você se torna referência na sua área, o público começa a procurá-lo naturalmente. Então, mostre o quanto entende do assunto.

As pessoas se atentam a tudo que a autoridade do mercado fala ou recomenda. Logo, vão entender como o seu trabalho é importante para elas. Então, você precisa se posicionar ativamente no mercado ao publicar conteúdos que trazem informações interessantes e que resolvam o problema do seu público.

Produza conteúdos relevantes

Já falamos sobre como divulgar conteúdos relevantes podem estabelecer sua autoridade no mercado e educar seu público a respeito do seu trabalho. Mas, o marketing de conteúdo vai além.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma maneira de deixar de lado a publicidade escancarada e se conectar com seu público para que ele avance naturalmente no funil de vendas até se sentir à vontade em realizar a compra.

Por meio dele, você consegue divulgar seu trabalho ao criar conteúdos que solucionam dúvidas e mostram como o potencial cliente ganha ao contratar seus serviços.

Invista nas mídias sociais

O posicionamento na internet é importante para o freelancer divulgar seu trabalho. Como estratégia, estar frequente nas redes sociais e criar um blog pessoal vai ajudá-lo a relacionar-se com seu público e aumentar sua autoridade.

Além disso, você precisa manter seus potenciais clientes sempre atualizados. Outra sacada é publicar os resultados do seu trabalho, como portfólio e depoimentos. Isso comprova como você é bom no que faz e as pessoas passam a confiar no seu trabalho.

Qual a melhor rede social?

Em vez de se preocupar com a rede social mais famosa, atente-se àquela ideal para o seu nicho. Então, antes de fechar essa página e sair correndo para criar uma fanpage no Facebook ou tentar entender o Pinterest, descubra qual seu público mais frequenta e seja excelente em uma, ao invés de ocupar seu tempo com todas.

Por que um blog?

Com um blog pessoal você publica seus conteúdos, armazena seus materiais e aumenta sua autoridade no assunto. Fora isso, cria seu próprio espaço e fica acessível para ser encontrado nos mecanismos de buscas — como o Google. Logo, deixa claro para o seu potencial cliente qual o seu trabalho e como pode ajudá-lo.

Ao identificar um nicho que tenha a ver com você e descobrir como oferecer soluções que ajudem essas pessoas, conquistar clientes fica mais fácil. Assim, construa uma marca pessoal que seja referência na área e conecte-se com seu potencial cliente para produzir conteúdos que resolvam seus problemas.

Ao investir nas mídias sociais como estratégia para divulgar seu trabalho, você vai atrair um público maior que se interessa pelo seu serviço.

Para ajudar você a alcançar ainda mais seus potenciais clientes, descubra quais práticas nas redes sociais podem prospectar seu público baixando o ebook gratuito: Estratégias de Redes Sociais para Freelancers

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