Acabou o Carnaval! Agora é a hora de conseguir mais clientes!

11 de março | 2019

Para quem atrasou o início do ano para depois do Carnaval, as desculpas acabaram: agora é a hora de conseguir novos clientes e ter um 2019 com o portfólio cheio!

Por Vivendo de Freela 

Pode ser que você tenha ido muito bem como empreendedor ou como profissional independente em 2018. Ou talvez tenha tido dificuldades em manter o negócio rodando, com um bom fluxo de caixa. Seja um ou outro, tenho certeza de que conseguir mais clientes em
2019 está nos seus planos, acertei?

E agora as desculpas acabaram: o Carnaval acabou e está na hora de arregaçar as mangas e fazer seu planejamento acontecer, conquistando novos clientes e aumentando suas receitas.

Ainda tem muita coisa que você pode testar e colocar em prática para conseguir mais clientes e ter um ano mais tranquilo do ponto de vista financeiro. Neste artigo, compartilho alguns dos passos essenciais que você deve dar para que isso aconteça:

5 Dicas para conseguir mais clientes nesta semana

Eu sei bem… como temos projetos e produtos a entregar, muitas vezes a prospecção de novos clientes fica em segundo plano, “para quando der tempo”. O problema é que esse tempo extra vem apenas quando ficamos sem trabalho. Já parou para pensar nisso?

Aí você está cheio de despesas e sem cliente nenhum, pois, dependendo da sua área de atuação, as negociações com novos projetos podem durar semanas ou até meses. Portanto, em vez de tratar essas dicas como resoluções de final de ano, para você checar apenas quando dezembro chegar, comece a implementá-las a partir de hoje (ou pelo menos dessa semana).

1. Saiba onde precisa melhorar

Minha primeira dica para conseguir mais clientes é saber onde você vai bem ou mal com seus clientes anteriores ou atuais. No meu caso, que trabalho com serviços de Marketing, preciso levar em consideração tanto os fatores quantitativos (resultados alcançados), quanto os
qualitativos (fiz um bom atendimento? Interagi de forma adequada com a equipe? Cumpri o que foi acordado?).

E não adianta fazer esta avaliação apenas olhando para dentro de casa. Pergunte aos seus clientes, faça uma pesquisa, peça um feedback. Certamente você vai tomar conhecimento sobre pontos positivos que podem ajudá-lo a se diferenciar dos concorrentes na hora de se
posicionar no mercado.

Mas, mais importante: você vai saber onde precisa melhorar para renovar contratos e receber recomendações. Quem sabe, assim, você nem precise se preocupar tanto com as dicas a seguir.

2. Atualize seus produtos e serviços

Todo novo ano é marcado por especialistas e empresas ditando tendências para as diferentes áreas. Acredite, seu cliente está de olho nisso e, provavelmente, bastante preocupado em seguir esses novos comportamentos, práticas ou tecnologias.

Pensando nisso, seu produto ou serviço está começando o ano atualizado em relação ao que acontece no mercado? Ou ainda andando no ritmo de 2018 (ou até antes)?

Lembre-se, a novidade atrai e faz os olhos brilharem. Você não precisa mudar o foco do que faz hoje, mas botar algumas pitadas de novas tendências pode ajudar, inclusive, a puxar uma nova conversa com seus prospects.

3. Entenda de onde vieram os melhores clientes – e foque nisso!

Poucos freelancers e profissionais independentes possuem uma ferramenta de CRM, mesmo sendo possível encontrar boas alternativas de forma gratuita por aí. Como exemplo, deixo a dica de usar o modelo pronto do Trello!

Pois bem, com um CRM bem abastecido, você será capaz de olhar para os dados e entender o que realmente está trazendo retorno para você: anúncios, indicações, prospecção ativa…

No meu caso, as indicações foram responsáveis por 70% dos projetos que fechei nos últimos dois anos. O resto veio do Vivendo de Freela, do LinkedIn e da prospecção ativa. O que faço com essa informação? Mantenho a qualidade do atendimento e dos serviços para receber novas indicações e não deixo, de alguma forma, de retribuir quem lembrou do meu nome da hora de fazer alguma recomendação.

É claro, as outras fontes não podem ser ignoradas, afinal, também trouxeram bons retornos. E, como são o que posso proativamente fazer para conseguir mais clientes, são o meu foco de vendas para 2019.

4. Encontre formas diferentes de divulgação

Mas não dá para começar um novo ano apostando apenas no que já fez, não é? Mesmo que você consiga escalar sua prospecção por esses canais, eles podem acabar se tornando limitados como fonte para conseguir mais clientes.

Por isso, arrisque um pouquinho, nade nas águas menos seguras, pelo menos para entender se há alguma fonte muito boa que ainda não explorou. Nessas horas, vale a pena se colocar um pouco no papel de quem compra seu produto ou serviço: qual seria o caminho para encontrar o que faz?

Coisas bem diferentes podem sair daí… que tal tentar?

5. Venda, venda, venda

Por último, mas nada menos importante… venda! Tenha um tempo reservado na sua agenda para divulgar seu trabalho, seja como tiver planejado fazer isso. Reservar pelo menos um turno na semana para mapear novos clientes, divulgar o trabalho e arriscar alguns contatos frios pode significar novos clientes entrando todas as semanas, de forma recorrente e sem deixar aquele buraco no seu fluxo de caixa. Já pensou que sonho seria? Pois é, não é tão difícil fazer acontecer…

E se você quer algumas ideias práticas sobre como pode vender seu trabalho, gravei um vídeo sobre como divulgar seus serviços como freelancer ou autônomo, confira!

Você também pode gostar

Você é freelancer e perdeu um cliente? Veja 8 dicas para sair dessa situação  

5 maneiras de cobrar mais pelos seus serviços como freelancer

3 razões pelas quais você não está ganhando dinheiro como freelancer

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paula Machado 16 de March | 2019

Parabéns!! 👏👏👏 Adorei a matéria . Quero saber mais rs

C.Oliveira 12 de March | 2019

Ótimas dicas, irei utiliza-las para ganhar mais clientes em meu ecommerce. Segue meu site oliveirapost.blogspot.com