8 Sinais que mostram que você está lascada ou lascado!

19 de junho | 2020

AHHHH A lasqueira pega todo mundo em algum momento da vida! E eu estou sentindo daqui que você pode ser essa pessoa. Mas CALMA! Estar lascada ou lascado é um estado temporário se você prestar atenção aos sinais e corrigir! Topa?

Por Me Poupe!

Ai, nem sei como dizer isso pra você. Mas tenho de dizer, porque, você sabe, é minha obrigação, né…é pelo seu bem! Você pode estar lascada ou lascado! Ai, doeu?

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri está vestida com blusa verde e paletó vermelho. Sentada em um sofá, num estúdio decorado de lâmpadas amarelas, ela faz de cara de quem entende a sua dor.

 

“Me Poupe! Como assim? Como você sabe que eu estou na lasqueira?”

Amadaaaaaaaaaaaaaa! Deixa eu te contar: existem sinais que mostram se você está no estado da lasqueira. Mas antes de mostrar pra você quais são esses sinais, você precisa entender uma coisa. Em primeiro lugar, estar lascada ou lascado é um estado, que pode ser temporário ou durar a sua vida toda! Tudo depende de como você encara esse fato e o que você faz mudar.

Quem nem precisa ler este texto pra saber que está lascada ou lascado, eu já abro o jogo: recebi muitos e muitos pedidos pra adiantar a próxima turma da Jornada da Desfudência. Conversei com a Nath e expliquei pra ela: não dá pra esperar tudo melhorar e voltar pra começar a cuidar do seu dinheiro, né? E ela topou o desafio de fazer mais uma turma agora. Se você quer uma força pra sair da lasqueira, já abri aqui a lista de espera. 

Agora, se você ainda está na dúvida se está na lasqueira, PRESTA ATENÇÃO! Você vai saber agora os 8 sinais que mostram se você está lascada ou lascado!

Sinal 1: Você escuta o que os outros falam

Sabe aquele viagem que você fez porque aquele seu amigo te chamou e disse que seria maravilhosa? Ou aquela pizza de 50 dinheiros que você comprou só porque sua irmã pediu? Ou aquele carro que você financiou porque todo mundo da sua família dizia que você tinha de ter um carro? Então, quando você ouve tudo o que as pessoas falam, sem saber o que realmente você quer, a lasqueira aparece!

Não tem problema viajar com o amigo ou comprar o carro – desde que essas coisas sejam parte do que é importante pra você e estejam carimbadas!

Eu te desafio: faz as coisas das coisas que você comprou só porque alguém disse que você tinha de comprar. Mas pra fazer isso você precisa ter em mente o que realmente é importante pra você. Já tá fazendo o exercício?

#PARATODOSVEREM: Rosto de mulher jovem, branca, cabelos longos e escuros chamada Nathalia Arcuri, com dedo no olho, dizendo “DE OLHO”

 

Sinal 2. Você parcela tudo, sem pensar

“Mas Me Poupe!, se cabe no meu bolso, pode!”

Ai, ai, ai, ai, ai…Quando você olha só pra parcela, você esquece de ver o todo, criatura! Se em um mês você comprou uma “brusinha” cuja parcelinha é de 20 reais, e depois uma televisão cuja parcelinha é 99 reais, e depois aquela comida toda de aplicativo todo dia, o que conta não vai ser o valor de cada parcela, mas a soma delas! Se você já levou um susto quando recebeu a fatura do cartão de crédito, você está lascada ou lascado.

Quem não está nesse estado vegetativo financeiro sabe exatamente como está a fatura do cartão e estabelece metas de gastos, considerando o valor total das coisas e não a parcelinha.

Sinal 3. Você não sabe quanto tem no banco

Responde rápido: agora, neste exato instante, quanto você tem na sua conta bancária e nos seus investimentos? AHHHH NÃO! Não sabe? Este é um sinal de que você pode entrar no estado de lasqueira. Mas, CALMA, esse sinal pode ser leve, se você por exemplo não tiver os outros que já leu aqui.

Acompanhar sempre o que entra e sai da sua conta bancária e a da sua conta da corretora é sinal de que você conhece bem a sua vida financeira! Para de ler este texto agora e abre esse aplicativo, pela amor da Margarete! Viu? E aí?

 

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri com camiseta preta, em um estúdio, olhando para o público com cara de surpresa

 

Sinal 4. Você nunca tem dinheiro sobrando

Esse sinal é quente. É o que separa a lasqueira do caminho rumo ao topo da montanha. Se você vive reclamando que não sobra dinheiro no final do mês isso mostra duas coisas: que você não sabe quais são as suas prioridades e está gastando demais; ou que você não sabe as suas prioridades e não sabe como ganhar mais.

Se você não tem dívidas, mas o dinheiro não sobra no final do mês, TEM JEITO. Na Jornada da Desfudência, você vai aprender a não só controlar o seu dinheiro, mas a como investir e montar a sua própria carteira de investimentos! Lembra: a lista de espera pra próxima turma da Jornada já está aberta!

 

Sinal 5. Você usa o cheque especial

Você é daquelas e daqueles que acham que cheque especial é parte do salário? Ai, sinto lhe dizer: você tem lasqueira GRAVE! Cheque especial é crédito, como qualquer outro empréstimo, com o detalhe (nada bom) de que é um dos créditos mais caros que existem!

Pra se livrar dele, só mesmo muito controle, corte de gastos, renda extra e foco, foco, foco!

Sinal 6. Você tem muitas dívidas e nem sabe como começou

Esse sinal estoura o termômetro da lasqueira. Sabe aquela dívida que você olha e nem sabe como fez? Isso só mostra que o estado é grave também. Tem vários vídeos lá no canal Me Poupe! que mostram como você pode se livrar das dívidas. Um passo simples é você mapear todas as suas dívidas e descobrir o valor inicial delas. Você vai começar a pagar aquelas que você consegue quitar. Se você conseguir quitar as mais caras, ou seja com juros altos, tanto melhor. Mas comece por aquela que você consegue!

Sinal 7. Você gasta o dinheiro que não tem

Sabe aquele cartão de crédito que sempre tem limite? Pois é: ele TEM LIMITE! Se você acha que ele não tem e que o limite dele é a sua renda, tem algo muito, mas muito errado com sua vida financeira. O nível de lasqueira é alto!

Sinal 8. Você faz sorteiro de boletos

Conta de luz ou conta de internet? Conta do celular ou conta de água? Cartão ou empréstimo? Se você faz sorteio dos boletos que você vai pagar, seu nível de lasqueira é alto!

“Mas Me Poupe!”, o que eu faço, então?

Olha, pra começar, você precisa fazer uma fotografia financeira. Como está sua vida financeira agora? Mapeia tudo! Sua renda, seus gastos, onde e como você gasta, quais dívidas você tem, o valor inicial delas.

Coloca em uma coluna todos os seus gastos, na outra suas dívidas e na outra sua receita. Pra cada coluna, se pergunte: esses gastos que você tem fazem sentido pra você? Corte o que não for essencial ou aquilo que não faz sentido. Na coluna das dívidas, coloque o valor inicial delas e veja qual delas você consegue pagar agora, sempre renegociando. Na coluna da receita: tem algo que você pode fazer agora pra conseguir renda extra? Se você não tiver ideia do que fazer, tem uma playlist lá no canal Me Poupe! com várias e várias dicas de como fazer isso! 

Você também pode gostar

O Apocalipse - Quando o 13º encontra com a Black Friday

8 Ideias práticas pra ganhar dinheiro em casa na quarentena

5 perguntas e 3 lições da Nath para te ajudar a ter foco

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jeanne 19 de June | 2020

Aí Deus, eu "sou" uma lascada em processo de regeneração.