7 Lições que aprendi com a Nath e que vão além das finanças pessoais

15 de março | 2019

Participei das gravações da Jornada da Desfudência, o curso de finanças, mindset e investimentos da Nath e aprendi 7 segredos da musa das finanças que fazem toda a diferença
Por Viviane Ferreira 

Neste artigo, resolvi compartilhar com você o que aprendi passando quatro dias com a Nathalia Arcuri durante a gravação da Jornada da Desfudência, curso de Finanças, Mindset e Investimentos.

Eu sabia que seria um grande aprendizado participar desse projeto quando a Nath me convidou, porém pude aprender coisas que não imaginava. Sei que muitos mepoupeiros gostariam de estar no meu lugar e por isso quero compartilhar um pouco do que vivi com a musa das finanças aqui.

Se você segue o Me Poupe há pouco tempo, te convido a se aprofundar, assistir aos vídeos antigos e ler os textos da Nath no Instagram. Ela compartilha muitas experiências e aprendizados tanto em relação ao dinheiro e investimentos, quanto sobre o empreendedorismo e como criar uma empresa de sucesso.

Aliás o assunto empreendedorismo é, em si, um dos pontos mais relevantes. Empreender certo é um dos caminhos para aumentar a renda e ter mais dinheiro para investir, mesmo que seja com uma renda extra.

Selecionei 7 aprendizados principais para compartilhar com você que saltaram na minha frente com mais força e que talvez nem ela perceba…

1. Planejamento

Não é segredo para ninguém que o curso estava sendo desenvolvido pois ela já tinha comentado várias vezes no Instagram que estava preparando o curso.

Porém acompanhar o planejamento de dentro da equipe foi especial. A Nath planejou tanto o conteúdo do curso, o cenário, a equipe e a viagem de gravação com antecedência e cuidado. O roteiro e o conteúdo do curso foram escritos, revisados e discutidos com profundidade, pois desta maneira, o foco na viagem seria a gravação.

O fato é que se você tem um plano e alguma coisa dá errada, é muito mais fácil corrigir o plano do que não ter planos. Nesse sentido, a Nath planeja a fundo para se cercar de qualquer desvio, assim quando eles acontecem, a mudança de rumo é menor.

2. Detalhes

Os detalhes fazem toda a diferença: como o cenário da gravação foi desenhado ao conteúdo. A Nath é dedicada em buscar as informações nos detalhes. Ela sabe a responsabilidade que tem com o seu conteúdo.

Ela coloca as informações sempre de forma clara, objetiva, correta e coesa. Se tiver algum ponto que ela não entendeu a ponto de conseguir traduzir de forma simplificada, ela persiste. Ela persiste até entender e conseguir fazer uma associação com algo simples e que as pessoas consigam entender.

3. Decisão tomada e vamos em frente

Mudanças de rumo acontecem, e nesse momento é preciso decidir rápido. Após tomada a decisão não se fala mais nisso. Ao logo dos quatro dias, você pode imaginar o tanto de decisões que a Nath precisou tomar na gravação do curso? Foram diversas decisões como: mudança de data da viagem, uma pessoa da equipe que ia e um dia antes foi decidido que ela precisava ficar.

Foram diversas decisões e todas elas ficaram para trás depois de decididas. Quantas vezes você já ficou se lamentando de uma decisão que você tomou e depois perdeu tempo pensando: “mas e se eu tivesse feito daquele outro jeito ou será que tomei a melhor decisão?”.

Ou mesmo perdendo tempo comentando e se explicando da decisão. Isso não leva a nada. Se a decisão está tomada, então vamos seguir em frente até a próxima decisão e não se fala mais nisso. Experimente praticar e levar isso para sua vida.

4. Humildade

Humildade para melhorar, para corrigir, para aceitar sugestões, para reconhecer limitações, para acolher. A Nath sabe o valor que tem, o valor do que ela construiu. Ao mesmo tempo ela tem a humildade de reconhecer quando ela precisa de ajuda. E, principalmente, ela sabe ser precavida para ser cercar de todos os recursos necessários para concluir os objetivos com sucesso.

5. Respeito

Com tudo e com todos sempre! A Nath respeita, valoriza e reconhece as pessoas que trabalham e que estão próximas a ela. Mais do que isso, ela respeita os recursos e principalmente o tempo dela e de todos.

A Nath era sempre a primeira a ficar pronta e sempre se manteve fiel à programação de horários da gravação que traçamos. O ritmo dependia dela, mas em nenhum momento ela nos deixou esperando, ela sempre estava pronta para dar o próximo passo.

6. Excelência

A excelência está em todas as etapas. Quando você faz várias ações com excelência, qual é o resultado? Um resultado excelente. É isso, a base precisa estar bem feita para que seu castelo seja sólido.

A preparação do curso, a gravação e a pós gravação, que é a revisão de todo o material, foi feito com um alto nível de exigência. Em todas as etapas! Às vezes você pode cair na tentação de deixar passar alguma etapa por conta da pressa e das diversas atividades do dia a dia, mas a Nath sabe priorizar e fazer com excelência o que precisa ser feito.

7. Reclamar para quê?

Já deu para entender que a gravação do curso foi detalhadamente organizada e planejada, certo? Agora imagine que viajamos até o local com a expectativa de gravar com uma vista para as montanhas. Porém, ao chegar lá,  nos deparamos com o clima nublado e com chuva… Teve momentos em que mal dava para ver as montanhas.

Entretanto o que mais me surpreendeu é que a Nath não reclamou de nada em nenhum momento! Não reclamou do clima, da chuva, de nada!! Ela fala bastante sobre isso no canal, mas não fez nem um comentário sobre a mudança de clima. O mais interessante é que com essa postura, nós da equipe também não comentamos sobre isso, pelo contrário, agimos na mesma direção. A postura dela reflete na equipe e isso faz toda a diferença, pois o tempo todo ficamos procurando soluções e em nenhum momento problemas.

Muito do que coloquei são pontos que refletem os valores da Nath. Isso realmente é nítido. Ela é aquele tipo de líder que lidera pelo exemplo. Os valores como ética e comprometimento, além dos que já citei acima, permeiam em todo momento no convívio com ela.

Nesse texto pretendo simplesmente colocar minhas impressões e aprendizados que foram um marco na minha vida, compartilhar com você um pouco do mindset que respirei naqueles dias. A Nathalia é uma grande inspiração para mim e sou muito grata pela confiança e generosidade em compartilhar conosco tantas experiências.

Você também pode gostar

6 Coisas que os alunos aprenderam com a Nath (e que não são sobre dinheiro)

O que você precisa fazer para ter a Nath como sua mentora?

Nath Arcuri ganha Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de Economia

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sandra galo 18 de March | 2019

Pois vou colocar aqui,sei qu um dia vai chegar nela minha meta e conhecer a Nath para agradecer o que ela fez com minha cabeça 🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑 Adorei seu comentario e realmente gostaria de estar com vcs. Bjos 🤩🙆‍♀️🙆‍♀️🙆‍♀️AI QUE FESTA!!!!

Priscila Rossetto 16 de March | 2019

Duas mulheres maravilhosas que inspiram minha vida!! Só tenho a agradecer as duas, as sigo como minhas guias financeiras e espelho de mulheres fortes no comando!! Maravilhosas, gratidão por compartilhar seus conhecimentos!!

Viviani Tavian 16 de March | 2019

Eu não canso de me surpreender com a Nath. Eu a acompanho a pouco tempo,mas já foi o suficiente pra mudar a minha vida. Estou na Jornada 2 e a cada descoberta me fascinou mais por esse mundo financeiro. Obrigada Nath por compartilhar suas experiências. Gratidão eterna.

Jaqueline 15 de March | 2019

Nath vc não tem noção do qnt é o inspiração e o qnt através de simples pessoas como eu, vc consegue de uma formou de outra chegar a outras com suas dicas. É formidável!! Todos meus amigos foram convidados para fazer um NATHFLIX. Desfudendo geral🙃

Kinha Silva 15 de March | 2019

Quanto mais o tempo passa, meu desejo aumenta para conhecer este ser humano fantástico que é a Nath! Eu não sou nada da Nath e tenho orgulho dela pelo pouco que conheço, fico imaginando os pais, a equipe, os amigos... é um sonho ter por perto uma pessoa que para nós aqui do outro lado nem parece que é real, de tão maravilhosa que é. Agradeço a Viviane por deixar esse registro aqui. A Nath é uma das razões pela qual eu acredito que o mundo pode sim ser melhor! Muito obrigada!