5 perguntas e 3 lições da Nath para te ajudar a ter foco

28 de setembro | 2018

A musa das finanças participou do Fire Festival, em Belo Horizonte, e contou os seus segredos para não desviar do caminho

Você acorda pela manhã e já sente que não vai conseguir dar conta de tudo o que tem de fazer? Ou vai dormir com aquela sensação de que o dia não foi produtivo? Pode ter certeza, você não é o único a ter problemas com foco.

Mas, quando esse problema te atrapalha a atingir seus objetivos pessoais ou profissionais, ou impede que sua empresa cresça, caso você seja empreendedor, ele pode ficar maior do que um problema e trazer prejuízos a sua vida.

O que fazer? Nath Arcuri, fundadora deste blog (lindo, maravilhoso, absoluto!) e do canal Me Poupe! no Youtube, esteve em Belo Horizonte (MG) para encerrar o primeiro dia de palestras do Fire Festival, um dos maiores eventos de conteúdo para a web, organizado pela Hotmart. E adivinha sobre o que ela falou? FOCO, meninos e meninas!


E aí?

Foi o foco no que ela acreditava e queria fazer que tornou no Me Poupe! na maior plataforma de entretenimento financeiro do mundo. Ao todo, quase 9 milhões de pessoas são impactadas todos os meses pelo conteúdo do Me Poupe!

E o foco foi o principal responsável por esta conquista. “Resgatei o meu caderno de metas e lá estava que eu atingiria 2% da população em 2021. Neste ano, já ultrapassamos essa meta em 50%”, contou.

Como ela fez isso? Ela sabia para onde estava indo e focou no processo. “Se você não sabe qual caminho você quer seguir, vai se perder em meio a ‘oportunidades’, que só são oportunidades para outras pessoas. Você precisa entender o que é de fato uma oportunidade pra você e o que é catalizador”, explicou.

Definir primeiro o seu caminho e o que quer de fato fazer é o primeiro passo para ter mais foco. Com base nisso, você foca no que é certo!


“Como focar no que é certo, musa divina da focalização?”

Para começar, você precisa entender que existem fatores que a gente não consegue controlar, como o tempo e as outras pessoas. Mas, existem outros fatores que conseguimos controlar, como dinheiro, processos e produtos.

Focar no que é certo é investir energia naquilo que você consegue controlar de verdade. “Você não controla seus sentimentos, por exemplo. Mas controla seus pensamentos, atitudes e estados emocionais”, afirmou Nath.

Para você focar, é preciso identificar os problemas que tomam o seu foco e eliminá-los. E entender onde o seu foco deveria estar. Para ajudá-lo a identificar isso, a Nath propõe usar o método QUE – PRA – PRA – POR – CO.

“WHAT!?”

O método da Nath pra você focar é responder a cinco perguntas.

QUE: O que você faz?
PRA: Pra que você faz?
PRA: Pra quem você faz?
POR: Por que você faz?
CO: Como você faz?

É na resposta dessas cinco perguntas que deveria estar o seu foco. Na prática, é assim: se o que você está fazendo não está relacionado ao que você faz, pra que você faz, pra quem você faz, por que você faz e no como você faz simplesmente o que está fazendo não deveria estar na sua lista!


Entendeu agora?

Para ficar ainda mais claro, a Nath sugere que você faça três lições básicas:

1. Defina as tarefas importantes e comece por elas:
Isso é simples, quando você tem as respostas do QUE – PRA – PRA – POR – CO na ponta da língua. As tarefas importantes são aquelas que têm a ver com as respostas das cinco perguntas.

2. Defina as tarefas menos importantes e limite o tempo que gastará com elas:
As tarefas menos importantes podem até estar ligadas ao caminho que você desenhou pra você, mas não são aquelas que vão gerar o maior impacto nas suas metas. Se for o caso, limite um tempo para cumpri-las.

3. Defina as tarefas que não contribuem e elimine agora
Aquilo que não vai trazer nada pra você, simplesmente exclua da sua vida. Ficar olhando redes sociais, os comentários em alguma foto…nada disso importa se não tiver a ver com o seu caminho. Exclua.


Sucesso sem atalhos

Como em investimentos, o sucesso e o resultado não têm atalhos, afirmou Nath. “Identifique quais são suas falhas, onde você pode melhorar e melhore de fato. Mas nunca deixe que lhe digam, qual é o melhor caminho pra você”, finalizou.

Você também pode gostar

Você quer que a Nath cuide do seu dinheiro por um mês?

Mora fora do Brasil? Veja o que fazer para não ter problema com a Receita

Comprar não é pecado - Custa caro não ter o que vestir

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

geneilda 05 de October | 2018

obrigada deusa das finanças por ta ajudando tanta gente sair do fundo poço.

ROBERTA 04 de October | 2018

E quando eu estou perdendo o foco querendo assistir aos vídeos, ler blog de finanças e agora conhecendo a Viviane Ferreira, hoje mais cedo já estava vendo Cristian Barbosa sobre organizar o tempo. Fico no trabalho pensando que podia estar na biblioteca estudando, lendo e assistindo coisas produtivas!

Gustavo 30 de September | 2018

Melhor canal e blog do mundo obrigado por tudo Nath

Aline Fernanda 30 de September | 2018

Adorei as dicas, sou super inesperiente nessa questao de investimento e estou apreendendo muito com a Nath, bora ter FOCO e conquistar os objetivos...