5 Dicas para escolher móveis e comprar pelo melhor preço

17 de janeiro | 2019

Você deseja mobiliar a sua casa, mas não sabe como escolher os modelos que cabem no no orçamento? Veja como conseguir comprar móveis com bons preços!

Por Viva Decora

Mobiliar a casa é uma tarefa muito divertida e prazerosa. Infelizmente, muitas pessoas, na hora de comprar móveis, as pessoas acabam exagerando e agindo por impulso.

Se você pensa em adquirir um artigo importante, como uma cama ou uma poltrona, estude bem o assunto antes. Pondere o que será melhor para você – principalmente para o seu bolso – e o que se adequará melhor à proposta de decoração!

Nathália Lourenço, Érica Salguero e Gabriel Valdivieso

Existem milhares de boas opções no mercado, das mais caras às mais baratas, com melhor ou pior qualidade. Claro que o preço dos produtos é algo bastante relevante, já que interfere diretamente em todo o planejamento financeiro da família.

Mas, na hora de decorar a casa, o principal é avaliar a questão ‘custo-benefício’. Você sempre vai ouvir aquele ditado ‘o barato pode custar caro’. E esta é uma grande verdade.

 

INÁ Arquitetura

Neste momento, você já deve estar se perguntando como fazer para escolher bem os móveis dos quais precisa, onde encontrá-los e como negociar melhor o seu valor de compra. Veja as dicas a seguir. Elas vão lhe ajudar a esclarecer tanto estas quanto outras dúvidas!

#1 Estabeleça um orçamento

Antes de sair comprando qualquer item para a sua casa, você precisa estabelecer um limite de gastos.

Só você pode conhecer o seu orçamento, saber até quanto pode ir sem comprometer as finanças da família ou o andamento de outros projetos mais importantes. Este fator guiará todas as suas decisões futuras quanto à compra de móveis.

Respeite as prioridades! Se o seu imóvel está com problemas estruturais, então uma parcela maior do seu dinheiro deve ser gasta com a reforma e não com a decoração dos ambientes.

É claro que você não irá querer dormir ou comer no chão, não é mesmo? Tem coisas que são mesmo necessárias em uma casa, como a cama ou a mesa e as cadeiras. Mas é preciso ter em mente que, em um primeiro momento, sacrifícios precisarão ser feitos.

Carla Cuono Arquitetura e Interiores

#2 Defina o que será preciso comprar

Agora que você já tem domínio do quanto pode gastar, faça uma lista de tudo o que gostaria de ter em sua casa.

Daí, infelizmente, é a vez de fazer os cortes. Tudo o que for supérfluo, ou seja, que não for prioritário deve ficar de fora – pelo menos por enquanto. Depois, defina um estilo de decoração que gostaria de seguir – rústico, clássico, moderno ou outro. Realizar esse processo irá facilitar o seu raciocínio.

Com todos estes dados em mãos, na etapa seguinte, a de pesquisa, você já será capaz de determinar quais produtos podem ser cogitados para compra.

Claro que depois de uma busca prévia, será ainda preciso avaliar e reavaliar muitas outras questões. Esse “vai e vem” de ideias e opiniões é normal.

Não se apresse! Faça sua busca com calma para não cometer erros que venham, depois, a lhe trazer problemas.

Marcelo Bastos

#3 Pesquise o máximo de informações possível

Você já sabe qual o móvel que necessita. Também o estilo de que mais gosta e o preço que está disposto a pagar pelo produto. Chegou o momento de pesquisar as opções disponíveis no mercado.

Faça uma busca de informações em lojas físicas e virtuais. Compare preços e condições oferecidas em cada uma delas. E jamais tenha vergonha de perguntar qualquer coisa. Isso não ofende ninguém!

Muitos vendedores tentarão lhe convencer a levar o produto na hora, o que é um grande erro. Já ouviu a expressão “dormir sobre o assunto”? Sim, isso é muito necessário e evita a compra por impulso.

Há lojas que irão oferecer um móvel mais barato, mas sem incluir no orçamento coisas importantes, como o preço do frete e a montagem da peça.

Cristiane Mansur Wiazowski e Cristiane Vassoler

#4 Decida pelo melhor ‘custo-benefício’

Agora vá de local em local – no máximo de endereços que você puder – e faça as suas comparações. No momento de decidir o que comprar na loja, esteja preparado também para ceder. Veja bem, móveis planejados são mais caros, mas agradam porque eles se adaptam melhor ao gosto do cliente, suas necessidades e aos espaços disponíveis na sua casa. Agora, com os itens prontos a situação é outra.

As chances de você encontrar nas lojas, a pronta entrega, um móvel exatamente como você idealizou é quase zero. O negócio é tentar achar algo similar. Avalie a qualidade dos produtos, seus materiais de fabricação, acabamentos, espessuras, resistência e mais. Outra coisa importante: se a peça em questão for um armário ou um guarda-roupas, por exemplo, é a compartimentação interna. Confira tudo isto!

Anna Paula Moraes  e Patricia Bergantin

#5 Compre de maneira segura e consiga o melhor preço

Você definiu um orçamento, o que precisava para a casa, buscou informações no mercado, agora, é hora de conseguir o melhor preço!

Afinal, ficou faltando apenas realizar o pagamento.

Veja dicas para conseguir desconto:

A primeira dica é ir a uma loja em que já comprou antes. Alegue que merece um desconto porque é “freguês”. Quando o vendedor disser o preço, diga que está acima de seu orçamento, se ele não pode ajudar de alguma forma.

Ele vai oferecer, possivelmente, um parcelamento. Pergunte se não pode ser sem juros.

Mesmo que ele aceite, mude o jogo: diga que resolveu pagar à vista e que, nesse caso, dá para fazer um desconto ainda maior. Se ele se recusar, pergunte se ele não pode consultar o gerente.

Argumente, mostre o que pesquisou em outras lojas e diga que quer preços semelhantes.

Se o móvel for pequeno e você tiver condições de fazer isso, pergunte se tem direito a desconto caso você mesmo leve o móvel até sua casa.

Você também pode gostar

Faça seu dinheiro render mais: decore seu imóvel antes de colocar para alugar

Como comprar Bitcoin com segurança e sabedoria

Lugares incríveis em SP, RJ e BH para comprar Decoração sem gastar muito

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beatriz 27 de January | 2019

Muito bom