5 aplicativos para você melhorar seu foco e produtividade

29 de novembro | 2018

Se você acha que o seu dia não está rendendo como gostaria e busca ferramentas para ajudá-lo a se organizar melhor, este texto é pra você! Só não deixa pra depois tá….

Por Rock Content

Você sempre está em busca de renda extra? Precisa fazer seu dia render para dar tempo de trabalhar, realizar todas as atividades e ainda cuidar da vida pessoal? Chegou a hora de contar com aplicativos e ferramentas que melhoram seu foco e produtividade.

A ideia de todos eles é sempre a mesma: facilitar o seu dia a dia para você produzir mais em menos tempo, seja como freelancer, seja no trabalho autônomo. A diferença é a metodologia empregada em cada caso. Algumas delas são bastante específicas — e uma delas é a certa para você.

Ficou interessado? Confira as sugestões de apps e teste todas as opções. Assim, você poderá até ser um nômade digital e ter uma organização tão boa quanto a daquele profissional referência na sua área. Já pensou? Acompanhe as recomendações!

Quer saber como fazer renda extra? A Nath conta aqui:

 

1. Wunderlist

Todos os dias eu acordo, vou para a academia, organizo minhas tarefas do dia, faço o que preciso, compareço aos compromissos, saio para jantar com os amigos, passo no supermercado e por aí vai. Em outras palavras, minha rotina é corrida — e acredito que a sua também seja. É aí que o Wunderlist ajuda.

Ele permite criar listas de tarefas, que podem ser profissionais ou pessoais. Com ele, você consegue organizar todo o seu dia. No entanto, as principais contribuições para manter o foco e a produtividade são os sistemas de agrupamento de atividades e de notificações.

No primeiro caso, você separa as tarefas por prazo, projetos ou atividades diárias. No segundo, é enviado um alerta para compromissos específicos, que requerem o uso de determinada localização geográfica.

Além disso, é possível determinar metas diárias no Wunderlist para cumprir as tarefas em determinado intervalo de tempo. Por exemplo: se você realiza uma atividade freelancer para aumentar sua renda, insere a tarefa no app e delimita que horas ela deve começar e quando terminar.

Com esse controle do tempo, você tem ideia de quantos minutos levará para cada atividade e poderá ajustar sua rotina. De modo simultâneo, mantém a concentração porque visualiza tudo o que precisa fazer no dia — e tem uma sensação maravilhosa de dever cumprido quando finalizar os compromissos.

2. Trello

Um dos mais utilizados aplicativos para gestão de projetos, o Trello é totalmente focado na produtividade e gerenciamento de tarefas pessoais e profissionais. Ele foi criado com base na metodologia japonesa Kanban, que usa um dashboard intuitivo para armazenar todas as etapas de um trabalho.

O funcionamento é bastante simples: cada atividade é inserida em um cartão. Conforme executa suas etapas, encaminha o card para as outras colunas, de acordo com a categorização que designou. Isso facilita a visualização de tarefas em andamento, as que estão em espera e as já finalizadas.

Uma dica bastante simples é definir as colunas como: para fazer — fazendo — finalizado. Quando assumir um compromisso, anote em um cartão na primeira lista. Assim que iniciá-lo, passe para a segunda e ao finalizar, mude para a terceira.

Se for um projeto mais complexo, com várias etapas, o Trello permite criar um quadro especificamente para ele. Por exemplo: se você trabalha como freelancer e foi contratado para produzir o conteúdo e diagramar um e-book, pode criar um board completo.

Com a divisão das colunas já apresentadas, você desmembra o projeto em etapas, nesse caso: produção do conteúdo, revisão, aprovação, ajustes, diagramação e aprovação final. Cada um desses passos está em um cartão e eles são transferidos para outra coluna de acordo com o andamento das atividades.

Para manter o foco e a produtividade, o Trello é um dos melhores aplicativos e ferramentas, porque oferece uma visualização ampla das atividades. Se algum projeto for executado em equipe, basta oferecer acesso ao quadro e compartilhar as informações.

3. Google Calendar

Como o nome indica, o objetivo dessa ferramenta é funcionar como um calendário com todos os compromissos mensais, semanais e diários. É possível anotar desde o pagamento de contas até reuniões com clientes e fornecedores. O principal benefício é a organização de horários, o que traz uma ideia da divisão de tempo para cada tarefa.

Nas configurações, o Google Calendar possibilita incluir notificações para cada atividade. Os alertas são exibidos em todos os dispositivos sincronizados. Assim, é praticamente impossível você esquecer de alguma atribuição, mesmo que ela esteja agendada para daqui a alguns meses.

Na prática, o app funciona como uma agenda física, com a vantagem de não exigir papel e enviar notificações. Ele pode avisar até mesmo o horário que você precisa sair de casa para não se atrasar para uma reunião. É só definir um alerta, por exemplo, para uma hora antes do compromisso.

Quer mais foco que isso? Depois, é só atentar para a produtividade de modo a alcançar seus objetivos. Uma boa dica é dividir o dia na agenda em intervalos de tempo para cada tarefa e monitorar sua execução. Sem chance de arranjar desculpas depois de toda essa organização, certo?

4. Toggl

Nunca ouviu falar nesse aplicativo, mas está em busca de alguma ferramenta que faça o controle de tempo? O Toggl é a resposta! Sua função mais básica é a de um sistema start e stop que monitora o tempo utilizado para a realização de cada atividade.

Quando você iniciar a tarefa, anota e aperta o play. Se interromper, é só fazer uma pausa. Durante a execução da atividade, permanece concentrado e focado para produzir mais em menos tempo. Quando terminar, verifica quanto tempo levou para a finalização, quantas horas foram trabalhadas no dia, quais projetos exigiram mais etc.

No final da semana, o Toggl ainda envia um relatório com a especificação de horas semanais e por atividade. A partir disso, cabe a você utilizar os dados para organizar melhor o seu dia, melhorar sua precificação, identificar os compromissos que trazem melhor retorno etc.

5. FocusList

Quando falamos de foco e produtividade, é impossível deixar de fora a técnica Pomodoro. Ela consiste em realizar tarefas com base em períodos de 25 minutos, com intervalo de 5 minutos entre elas. Ao final de quatro pomodori, descansa por mais tempo, geralmente 30 minutos.

Existem vários aplicativos que funcionam como timer para controlar o tempo. Mas o FocusList oferece recursos a mais. Além do monitoramento dos minutos, ele também é um planejador de tarefas. Em outras palavras, combina o melhor dos dois mundos.

Para utilizar essa ferramenta com sua capacidade máxima, basta listar todas as tarefas do dia e determinar quanto tempo pretende levar para executar cada uma delas. O próprio FocusList fará uma organização das atividades para alternar longas e curtas, com o propósito de aumentar a produtividade.

Depois de organizar, basta clicar em uma tarefa e o cronômetro do app inicia automaticamente. No final do dia, é apresentado um relatório com todos os compromissos realizados para saber em qual momento do dia você focou mais, quais atividades foram mais complexas e como aperfeiçoar a divisão do seu tempo.

Em suma, essas 5 sugestões ajudam a manter o foco e a produtividade. Mas eles nem sempre são excludentes. Na verdade, é bem interessante usar mais de um ao mesmo tempo. Quer um exemplo?

O Trello é ótimo para visualizar as tarefas e o Toggl para cronometrá-las. O FocusList oferece essas duas opções, com o benefício de melhorar a organização para se concentrar mais.

Por sua vez, o Google Calendar é ótimo para compromissos de longo prazo, evitando o esquecimento de algum deles. E o Wunderlist permite equilibrar atividades pessoais e profissionais.

A Nath também tem dicas sobre como aumentar o seu foco aqui!

Agora, só falta você testar esses 5 aplicativos e ferramentas e ver quais deles se ajustam à sua rotina. Os resultados serão significativos e você não vai se arrepender!

Quer aperfeiçoar ainda mais a sua rotina como produtor de conteúdo? Confira agora a planilha com 100 ferramentas e aplicativos para esses profissionais!

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