banner4

Faça simulações de investimento em LCI e LCA utilizando este novo simulador online. As instituições financeiras que vendem esse tipo de investimento costumam informar a sua rentabilidade com base em um percentual do CDI. Não é nada intuitivo dizer que a rentabilidade da LCI será 80% do CDI ou 90% do CDI. Isso obriga o investidor a fazer um cálculo para descobrir quanto representa esse percentual do CDI na data de hoje. O simulador desta página facilita esse cálculo. Você também ficará sabendo qual será a rentabilidade mensal e diária do seu investimento, caso o CDI se mantenha o mesmo entre a compra e o vencimento do LCI ou LCA.

Como usar o simulador LCI e LCA

Veja como preencher e o que significa cada campo do simulador.

1) Valor aplicado: Informe quanto você pretende investir. É importante lembrar que LCI e LCA são títulos privados. Cada título LCI e LCA possuem um preço definido por cada instituição. Dessa forma, existe um valor mínimo a ser investido ao adquirir cada título.

2)  Data da aplicação: Data em que você pretende comprar a LCI ou LCA.

3) Data de Hoje ou Resgate: Data final da aplicação. A instituição financeira sempre informará a data de vencimento da LCI ou LCA.

4) Quantidade de dias corridos: O simulador irá calcular quantos dias corridos existem entre a data inicial e final do investimento.

5) Taxa DI (ao ano): Você deve visitar o site www.cetip.com.br para descobrir qual é a taxa DI atual. Essa taxa está bem destacada no topo da primeira página do site.

6) Percentual do CDI (% do CDI): As instituições informam a rentabilidade da LCI ou LCA através de percentuais do CDI (taxa DI). Exemplo: 95% do CDI. Informe esse percentual aqui.

7) Dias úteis: O seu investimento será rentabilizado nos dias úteis com base em uma taxa diária equivalente a taxa anual. Neste campo, calculamos uma estimativa de quantos dias úteis existirão entre a compra e a venda da LCI ou LCA.

8) Taxa DI (por dia útil): O simulador descobrirá qual será a rentabilidade diária equivalente da taxa de juro anual do CDI.

9) Rentabilidade por dia útil: Esta será a rentabilidade diária que o banco irá aplicar no seu dinheiro todos os dias úteis.

10) Rentabilidade por mês: Esta será a rentabilidade mensal.

11) Rentabilidade por ano: Esta será a rentabilidade anual.

12) Rentabilidade no período: Esta será a rentabilidade acumulada entre a compra e o vencimento da LCI ou LCA.

13) Valor aplicado atualizado: Isto é quanto você terá no final do investimento. É importante considerar que variações na taxa DI influenciam imediatamente na rentabilidade do investimento. Se ocorrer uma mudança na taxa DI no dia de hoje, no dia seguinte, a sua rentabilidade já será diferente. Se a taxa DI subir, a rentabilidade irá subir. Se a taxa DI cair, sua rentabilidade irá cair no dia seguinte. É por isto que se trata de um investimento pós-fixado. Você só saberá a rentabilidade final, no último dia do investimento, depois que ocorrem variações na taxa DI entre a compra e a venda. Por este motivo, o valor deste campo mostra quanto você teria se a taxa DI continuar a mesma entre a compra e a venda da LCI.

14) Valor do Rendimento Líquido: Mostra quanto você ganhará de juros em todo período;

15) % rendimento líquido: Sua rentabilidade no final do investimento.

Como investir em LCI e LCA

Leia o artigo que já escrevi sobre como investir em LCI.

Onde encontrar LCI e LCA:

Já escrevi dois artigos mostrando como pesquisar LCI, LCA e outros investimentos. Leia este artigo e depois leia esse.

Juros Reais:

Veja que a ferramenta permitiu descobrir quais serão os juros líquidos que você receberá diariamente, mensalmente, anualmente e no período do investimento. Agora é importante que você desconte a inflação para descobrir os juros reais. Para isto conheça esta outra ferramenta que calcula juros reais.

Aprenda mais sobre investimentos:

Invista na sua educação financeira e torne-se um investidor. Conheça outras modalidades de investimento e se reeduque financeiramente. Visite aqui para saber como.

Importante:

Esta ferramenta é de uso educativo, não serve como recomendação de investimento. Você será o único responsável, caso tome qualquer decisão de investimento com base nesta ferramenta. Essa ferramenta não está livre de erros. Se você encontrar algum erro entre em contato conosco. Os cálculos utilizados pelos bancos são complexos, utilizam especificações bem definidas quanto ao número de casas decimais de cada variável e adotam o número exato de dias úteis entre a compra e o vencimento de cada título. Para mais informações técnicas sobre os cálculos do LCI e LCA visite o caderno de fórmulas no site da CETIP.