banner6

Utilize este simulador online para calcular a rentabilidade líquida (aproximada) de um CDB pós-fixado.

Bancos e corretoras divulgam a rentabilidade pós-fixada de um CDB através de um percentual do CDI (Taxa DI). Exemplo: CDB com rentabilidade de 95% do CDI. O problema é que a verdadeira rentabilidade do CDB não depende só da Taxa DI, ela depende do prazo e da alíquota do IR (Imposto de Renda) que será descontada dos juros recebidos no vencimento.

Desta forma, um CDB pós-fixado que ofereça 95% do CDI não irá oferecer 95% do CDI, pois será necessário descontar o IR que pode variar entre 22,50% e 15%. Ainda existe o efeito dos juros compostos que não deve ser desprezado. Veja como usar a ferramenta abaixo.

Como Preencher:

1) Valor Aplicado: Informe quanto você irá investir em CDB

2) Data da Aplicação: Informe a data do início do investimento:

3) Data de Hoje ou Resgate: Informe a data final do investimento. Pode ser a data de vencimento informada pelo banco ou a data atual em que você pretende resgatar o investimento.

4) Quantidade de Dias Corridos: A planilha irá calcular quantos dias corridos existem entre o início e o fim do investimento. Isto será importante para determinar qual será a alíquota do imposto de renda sobre o rendimento.

5) Taxa DI (ao ano): Informe a taxa DI atual que você encontrará no site www.cetip.com.br ou especule uma taxa média anual que você acredita que você terá entre o início e o fim do investimento.

6) Percentual do CDI (% do CDI): O banco ou a corretora onde você deseja investir deve fornecer qual é o percentual do CDI (taxa DI) oferecida pelo CDB. Exemplo: CDB com rentabilidade de 95% do CDI. Neste caso você digitaria 95% neste campo.

7) Dias úteis (estimativa): O CDB tem rentabilidade diária utilizando somente dias úteis. O mercado adota o padrão de 252 dias úteis por ano. Para descobrir quantos dias úteis existem entre duas datas utilizamos os dados da ANBIMA que lista todos os feriados até o ano de 2078.

8) Taxa DI (por dia útil): Esta é a taxa DI diária que é equivalente a taxa DI anual. A fórmula utilizada: (1+Taxa Di Anual)^(1/252)-1

9) Rentabilidade Bruta (por dia útil): Este campo mostrará a rentabilidade bruta por cada dia útil. Para isto multiplicamos o percentual do CDI pela Taxa DI diária.  Rentabilidade bruta é aquela que teremos antes de descontar o imposto de renda.

7) Rentabilidade Bruta (no período): Mostra a rentabilidade que teremos no decorrer dos dias úteis. Para isto utilizamos a fórmula de juros compostos =(1+rentabilidade bruta por dia útil)^(dias úteis)-1

8) IR sobre o Rendimento: Aqui a ferramenta vai identificar qual será a alíquota do IR com base na tabela abaixo. Para conseguir o menor IR possível o número de dias entre a compra e o vencimento do CDB deve ser superior a 721 dias.

9) Rentabilidade Líquida (no período): Aqui descontamos o IR da rentabilidade bruta no período através da fórmula: Rentabilidade Bruta * ( 1 – IR%).

10) Rentabilidade Líquida (por dia): Neste campo descobrimos qual será a rentabilidade líquida diária equivalente.

11) Rentabilidade Líquida (por mês): Neste campo descobrimos qual será a rentabilidade líquida mensal equivalente.

12) Rentabilidade Líquida (por ano): Neste campo descobrimos qual será a rentabilidade líquida anual equivalente.

13) Percentual do CDI Líquido: Aqui vamos descobrir qual será o Percentual do CDI do CDB já livre do Imposto de Renda sobre o rendimento. Para isto dividimos a Taxa DI por dia útil pela Rentabilidade Líquida por dia (onde o IR já foi descontado). Esta informação é útil para comparar a rentabilidade do CDB e a rentabilidade de investimentos isentos de imposto de renda como a LCI e LCA.

Juros Reais:

Veja que a ferramenta permitiu descobrir quais serão os juros líquidos (livres de impostos) que você receberá diariamente, mensalmente, anualmente e no período do investimento. Agora é importante que você desconte a inflação para descobrir os juros reais. Para isto conheça esta outra ferramenta que calcula juros reais.

Baixe a Planilha:

Você pode baixar uma planilha que realiza as mesmas simulações da ferramenta acima. Com ela você pode conhecer as fórmulas utilizadas, pode modificar as fórmulas e personalizar. Saiba mais sobre a planilha e baixe uma copia para o seu computador visitando aqui

Importante:

Esta ferramenta é de uso educativo, não serve como recomendação de investimento. Você será o único responsável, caso tome qualquer decisão de investimento com base esta ferramenta. Essa ferramenta não está livre de erros. Se você encontrar algum erro entre em contato conosco. Em investimentos pós-fixados, você só saberá a rentabilidade final do investimento no dia do vencimento, já que a Taxa DI não é fixa, ela é calculada e divulgada pela CETIP diariamente. Qualquer mudança na taxa DI irá afetar a rentabilidade do seu investimento no dia seguinte. Os cálculos utilizados pelos bancos são complexos, utilizam especificações bem definidas quanto ao número de casas decimais de cada variável e adotam o número exato de dias úteis entre a compra e o vencimento de cada CDB. Para mais informações técnicas sobre os cálculos do CDB pós-fisado visite o caderno de fórmulas no site da CETIP.