TRÊS TIPOS DE AMIGO SECRETO PARA COMEMORAR O NATAL SEM CRISE!

Por Nathalia Arcuri

Ah, o Natal! Que data bela e festiva. Perus enfeitam a mesa enquanto a sua tia conta a mesma história dos outros 25 natais (ou mais).

AMIGO SECRETO

(Ok, agora que você lembrou o que é Natal, vamos ao post)

A crise enxugou os empregos, aumentou a inflação e provocou este cenário de incerteza que faria Papai Noel pensar duas vezes antes de contratar novos duendes.

Por isso…

Há poucos dias do Natal muita gente se pergunta se deve passar a data em branco, enfiar o pé na jaca e parcelar todos os presentes ou, quem sabe, pedir aos familiares que se contentem com lembrancinhas.

O que eu proponho é: nenhuma das alternativas anteriores.

Lá em casa o padrão natalino desde o ano passado é o Amigo Secreto. Se serve para os colegas de escola, para a turma do trabalho e até para o grupo do Watss, porque não repetir o modelo em família?

VANTAGENS: amigo secreto

O amigo Secreto, reduz o custo do Natal sem deixar de lado a alegria da data e a tradicional troca de presentes. A grande vantagem dessa prática é o consenso geral de que todos os participantes darão e receberão apenas 1 presente. Dessa maneira, se você gastaria R$500,00 com presentes para a família inteira, é possível reduzir este custo para R$150,00, dependendo do acordo da família quanto ao valor médio do presente. Do ponto de vista da essência natalina, este pode ser ainda um momento divertido, que estimula a família inteira a conversar e falar do outro na cara e não pelas costas (alguém se reconhece nesse comentário?).

amigo secretoCUIDADOS

O amigo secreto só funciona como uma alternativa econômica quando há consenso sobre o valor médio do presente. Por isso:

1 -PESQUISA:  faça uma pesquisa com cada um dos convidados e questione o valor médio do presente que o deixará mais confortável, lembrando que não será necessário distribuir presentes para os outros participantes.

2 – PREÇO: estipule valor mínimo e máximo

3 – REGRAS: Respeite a regra de oferecer apenas o presente ao seu amigo secreto dentro do valor acordado. É esta premissa  que vai garantir a sua conta bancaria longe de encrencas na reta final do ano.

4- PRESENTE: Compre o presente levando em consideração as caracteristicas do seu amigo secreto. Faça dessa tarefa uma grande missão de final de ano e lembre-se que você também será presenteada.

5 – TIPO DE AMIGO SECRETO: escolha a modalidade de amigo secreto ideal para o seu grupo de amigos ou família.

Dá pra fugir do tradicional amigo secreto de várias formas, desde que a sua familia permita ousadias. Listei aqui meus amigos secretos prediletos e que tornam qualquer noite feliz em noite super feliz! Cada um deles é indicado a um tipo de família ou grupo. Identifique o seu e boas festas! HO-HO-HO TESOURO

AMIGO SECRETO

 

1 – AMIGO SECRETO TRADICIONAL 

É o mais utilizado e não tem erro. O sorteio dos amigos secretos deve acontecer com antecedência mínima de 10 dias. Presentes tradicionais, como roupas, calçados, objetos de decoração, acessórios, eletrônicos, etc são bem-vindos.

Indicado para familias numerosas, com crianças e tradicionais.

 


amigo-da-onca2 – AMIGO DA ONÇA 

Assim como o amigo secreto tradicional, deve ser sorteado com pelo menos 10 dias de antecedência. Muita gente usa o amigo da onça para oferecer presentes eróticos, mas em família o conceito pode ser transferido para presentes divertidos e irônicos como um relógio de parede para aquele tio que está sempre atrasado.

Indicado para famílias adultas, animadas, bem humoradas e tolerantes à brincadeiras.

 

 

amigo da onça

 

 

3 – AMIGO FURA OLHO 

Ao contrário do tradicional e do amigo da onça, este tipo de amigo secreto é sorteado apenas na noite de Natal. O grande desafio é comprar um presente que agrade a todos os convidados e seja bem-vindo tanto para um homem quanto para uma mulher, como uma mala de mão, um utensílio doméstico ou um jantar em um restaurante, por exemplo.

Este amigo oculto funciona como um game, com três rodadas. Após o sorteio é feita uma rodada de entrega oculta, ou seja, os convidados não podem ver o que receberam de presente.

Na segunda etapa, os convidados escolhem, um por vez se querem trocar de presente  com outra pessoa ou se preferem continuar com o presente que têm em mãos.

Na terceira etapa, após abrir os presentes, os convidados tem uma nova chance de escolher se querem permanecer com o presente ou se preferem pegar o de outra pessoa.

Indicado para familias divertidas, criativas, jovens e desencanadas.

Dê presentes sem se dar uma dívida de Natal e seja feliz!

RECADO NA NATH:

Não esqueça de deixar seu email aqui na Newsletter pra receber os artigos! E não, não mando Spam nem cartão de Natal pra ninguém.

 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

6 comentários em “TRÊS TIPOS DE AMIGO SECRETO PARA COMEMORAR O NATAL SEM CRISE!

  • 21 de dezembro de 2015 a 7:27 am
    Permalink

    A melhor dica é saber quanto pode gastar e quem se vai presentear. Faça uma lista de pessoas a presentear e até quanto pretende gastar com cada presente e escolha produtos com a qual vc sabe que o presenteado irá realmente utilizar. Quanto às crianças seja verdadeiro, se não pode comprar o presente escolhido, compre outro tipo de presente ou faça um sacolão nas lojas de 1,98 as crianças sempre escolhem os pacotes maiores de presentes e uma sacola cheia de brinquedinhos elas iriam adoram e não pesa tanto no bolso.

    Responder
      • 23 de dezembro de 2015 a 10:38 am
        Permalink

        oi Na, sou advogada e adoro seu canal.Trabalhei durante quase dez anos em uma instituição financeira de renome deste país e seu blog e o único que encontrei que realmente fala do sistema financeiro de forma clara e verdade, continue assim.
        Bom natal em um ótimo 2016 pra vc.

        Responder
        • 27 de dezembro de 2015 a 9:00 pm
          Permalink

          Obrigada! É uma honra! Compartilhe com quem puder e ajude a enriquecer este país! (coisa pouca.. rs)

          Responder
        • 29 de dezembro de 2015 a 5:48 pm
          Permalink

          Muito obrigada! É muito bacana esse feedback! Mande sugestões sempre que quiser e compartilhe com todo mundo! Vamos enriquecer esse povo!

          Responder
  • 21 de dezembro de 2015 a 9:29 pm
    Permalink

    valeu pelas dicas muito bacana

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *