5 atitudes que podem acabar com seu emprego

Talvez você ja tenha perdido o emprego e esteja em busca de respostas. Espero que não seja o caso, mas se for, este post também vai te ajudar a se recuperar mais cedo.

justin com olho roxoNão dá pra fechar os olhos e fingir que está tudo bem. Não está. A última  pesquisa do IBGE é uma surra na cara da sociedade (por isso o Justin Bibber com olho roxo!):

11 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO EM BUSCA DE EMPREGO no Brasil.

E se você não é uma delas, provavelmente não quer vir a ser uma das próximas 700 mil que ainda vão perder o emprego este ano.

Antes de mais nada, quero dizer que conversei com alguns dos maiores recrutadores do país antes de fazer este post e há muito tempo converso com donos de empresas sobre o perfil que mais vai para o olho da rua.

Em segundo lugar, quero deixar claro que isso aqui não é um puxão de orelha, mas sim uma ferramenta que pode livrar a sua cabeça num possível próximo corte. Você não quer que isso aconteça…

guillotin2

Faça uma avaliação realista e tente ser o mais imparcial possível: Será que você tem atitudes que podem te botar no olho da rua? Respira fundo e vai!

Ainda dá tempo de mudar e garantir o seu emprego e quem sabe até ser promovido!

5 ATITUDES QUE PODEM ACABAR COM SEU EMPREGO

Por Nathalia Arcuri

shutterstock_107151437-e13713632765841 – SMARTPHONE

Ok, a gente sabe que é viciante. Você precisa olhar o Facebook, SNAP, Instagram… Quem segura a vontade de dar aquela espiada no grupo do Whatts pra ver o vídeo engraçadíssimo que alguém compartilhou?

Posso responder mesmo?
Quem quer continuar empregado.

Funcionários que estão o tempo todo olhando mensagens, comentando os posts mais bizarros e deixando de fazer o que são pagos pra fazer têm muito mais chances de entrar no topo da lista de “DISPENSÁVEIS”. Se você fosse o chefe e precisasse da sua equipe 100% atenta pra sair da crise e poder voltar a contratar e crescer, o que você faria com esta pessoa? ROBERTO JUSTUS NELA!

 

giphy2 – INDISPONIBILIDADE

“Joanelson, precisamos muito que você fique um pouco além do seu horário (ganhando, é claro) pra entregar este produto X”. Joanelson nunca fica. Pode escrever: Joanelson vai pro limbo assim que a empresa precisar cortar alguém… a não ser que o outro funcionário seja o cara do Smartphone! (Vai ser um páreo duro).

Não precisa ser uma escrava (ou escravo) do seu chefe. É só demonstrar disponibilidade, aquela coisa de vestir a camisa, sabe? Você pode até não se dar bem com a sua chefe, mas pode ter certeza que se demonstrar carinho pelo serviço e disponibilidade em cooperar, as suas chances de ser cortada na crise serão bem reduzidas.

 

Autism-Arguments3 – “NÃO FUI CONTRATADA(O) PRA ISSO”

Olha, eu já vi muita gente com esse perfil na Tv (de onde eu pedi demissão pra cuidar do Me Poupe! ). Situação fictícia, mas real: “Joanete, pra que você vai dar essa sugestão de pauta se você nem é repórter? Fica na sua, eles não vão te pagar mais por isso!

E naquele momento morreu Joanete, a futura âncora do Jornal.

Iniciativa e criatividade são algumas das características mais procuradas nos profissionais nos dias de hoje.  Deixar de dar sugestões que podem melhorar um processo produtivo (desde que a idéia seja aproveitável, claro) é a mesma coisa que se enterrar atrás da mesa tentando se esconder do homem da foice. Não adianta fugir. O dia em que o passaralho passar (PASSARALHO: no jornalismo quando muitas pessoas são demitidas ao mesmo tempo dizem “o passaralho passou”) ele vai te achar e não vai ter simpatia por você. Afinal, o que você fez para não merecê-lo?

MOMENTO PRA RESPIRAR FUNDO!

Eu sei que essas coisas podem atingir em cheio hábitos e crenças que você carregou ao longo de toda vida, mas imagine o atual cenário como uma guerra em que apenas os mais fortes e habilidosos sobrevivem. Você morreria apenas para não dar o braço a torcer?

JURA? COMO VOCÊ SACOU?
Hum… deixa eu ver…

EBA!
VOCÊ DECIDIU VENCER A GUERRA!
ENTÃO VEJA SE VOCÊ TEM A MANIA DO HÁBITO 4…

 

Gossip-14 – FOFOCA

Não é apenas a fofoca sobre a roupa esquisita da funcionária nova. É a fofoca sobre o emprego, sobre a situação da empresa, sobre o salário que tá ruim, sobre o chefe incompetente e por ai vai. Você pode estar coberta de razão, seu chefe é um baita puxa saco, sua colega é uma piranha… mas guarde pra você e tente (é difícil, mas tente) achar o que eles fazem de bom e porque estão acima de você. (RESPIRA…)

Aqui não tem nem o que explicar. Se você fofoca, jogue este hábito no lixo hoje.

(Nossa, foi mal, to meio grossa hoje… mas se tá funcionando, beleza.)

 

carta-aberta-a-procrastinacao.html5 – PRAZOS

“Joanelson, cadê o relatório que eu pedi pra anteontem?”. Das duas uma: ou o seu chefe é um sem noção que não sabe que o que ele pede é impossível de entregar a tempo e nesse caso você tem que se posicionar no momento em que surge o pedido de forma respeitosa e com bons argumentos, ou você PROCRASTINA.

EU AMOOOOOO ESSA PALAVRA! (já ouviu falar?)

PROCRASTINAÇÃO.

Procrastinar é empurrar com a barriga até a água bater na bunda, sabe?

“Ai, vou deixar isso aqui pra amanhã porque a galera do escritório vai tomar café e isso é bem melhor que entregar essa porcaria no prazo”.

O nosso cérebro às vezes foge ao nosso controle, mas discipliná-lo é uma responsabilidade sua não do seu chefe mala.

Se você está sempre dando desculpas por não ter entregue algo no prazo, cuidado. Pode ser a próxima (ou o próximo) da lista.

Te aconselho a compartilhar este artigo por ai pra fazer com que ele chegue ao maior numero de pessoas. Tem muita gente achando que o certo é fazer tudo errado e em tempos de crise, com desemprego em alta, o mais garantido é fazer o certo, mesmo.

Se você quer dar um pé no seu emprego, veja este vídeo onde eu conto como me programei pra pedir demissão.

Passe esse artigo adiante, respeite o seu dinheiro e seja feliz!

VOCÊ TAMBÉM PODE PRECISAR…

5 DICAS PRA GARANTIR A APOSENTADORIA SEM INSS

POR QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE GUARDAR DINHEIRO?

VÍDEO:

 

 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

2 comentários em “5 atitudes que podem acabar com seu emprego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *