Você sabia que fazer a declaração de imposto de renda vai de te deixar Rico?

Oi, aqui é a Nath Arcuri! Com o coração cheio de alegria, apresento a vocês nossa nova parceira de conteúdo do blog, a Viviane Ferreira. Ah, que festa do orgulho!

Vivi é consultora e planejadora financeira. E é uma das pessoas que eu conheço que mais tem a ensinar.

Pelo conhecimento indiscutível que ela tem sobre finanças que com certeza vai ajudar a abrir sua cabeça e te deixar mais rica (o). E também pela história incrível de superação que ela viveu e que é inspiração pura!

A Vivi superou um câncer de mama por duas vezes. E foi a segurança financeira, conquistada com planejamento e esforço, que a ajudou a enfrentar o maior desafio da vida dela com muito mais tranquilidade.

Hoje, ela se dedica a passar este ensinamento adiante: mostrar como o planejamento financeiro pode te trazer muito mais qualidade de vida e liberdade.

Uma vez por mês, a Vivi vai estar aqui no blog para dar dicas riquíssimas sobre como cuidar do seu dinheiro!

Vivi, muito obrigada por aceitar nosso convite, é uma honra te ter aqui! A gente tem muito o que a aprender com você!

Um beijo,

Nath Arcuri

Olá meu nome é Viviane Ferreira e hoje inicio minha coluna no Me Poupe! Agradeço à Nathalia pelo convite e oportunidade.  É um grande prazer poder contribuir com os temas planejamento financeiro e investimentos, neste canal que trouxe uma maneira tão interessante de falar de finanças.

Sou engenheira química formada pela UFSCar há mais de 20 anos (melhor não fazer as contas da idade), trabalhei durante dez anos em uma empresa multinacional de consultoria ambiental, na época eu não entendia nada de finanças, não conseguia nem entender o caderno de economia do jornal. Entretanto comecei a ler livros de finanças pessoais, conheci um gestor de fundos e comecei a aprender sobre como investir melhor, principalmente fora dos bancos. Comecei a ajudar familiares, amigos, me apaixonei por esta área e fiz uma grande mudança na minha carreira há mais de treze anos.

Fiz especialização em finanças, tirei a Certificação Internacional de Planejamento Financeiro Pessoal (CFP) e a credencial de consultora de investimentos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Trabalhei dez anos em instituições do mercado financeiro definindo estratégias de investimentos para clientes de alta renda e atualmente escolhi ser consultora independente, além de ministrar cursos e palestras. Sou autora do livro “Vivificar, superando o imponderável”, em 2ª edição.

Neste artigo quero te ajudar a entender porque é tão importante fazer sua declaração de imposto de renda e usar como uma ferramenta de organização das suas finanças.

 

Conhecendo seu Patrimônio

Fazer a declaração de imposto de renda é uma das coisas que precisamos fazer mas pouca gente gosta!

Por isso tanta gente deixa para fazer na última hora, fazem correndo, sem refletir sobre as informações do seu patrimônio. O tempo passa rápido e as pessoas não param para pensar o rumo que suas finanças estão tomando e se estão melhorando suas finanças a cada ano que passa.

A única maneira de saber seu patrimônio está crescendo, é analisando os resultados pelo menos uma vez por ano. Mensalmente é importante analisar as entradas e saídas de dinheiro, planejar os gastos do mês seguinte e os investimentos que se vai fazer. Porém uma vez por ano é importante analisar o todo, ver o rumo que as coisas estão tomando e decidir os ajustes.

Meu objetivo não é entrar em detalhes de como fazer a declaração, mas sim te chamar a atenção para aproveitar a declaração do imposto de renda como um momento para analisar o rumo das suas finanças.

 

A declaração do Imposto de Renda

A declaração do imposto de renda é um Raio-X do seu patrimônio no dia 31 de dezembro de cada ano. Os dados da declaração do ano anterior são repetidos e você compara o Raio-X dos dois anos.

Vários investimentos são lançados conforme o valor aplicado, como é o caso de ações em que se lança o valor de compra ou no caso de fundos de investimentos em ações, que se lança o valor investido no fundo. Porém no caso de outros investimentos como fundos de renda fixa e fundos multimercados, é lançado o saldo atual em si.

O informe de rendimentos que você recebe de cada instituição contém estas informações e é importante saber que algumas vezes ele vai ser diferente do saldo que você recebe no extrato do fundo. O motivo é que no caso de ações, por exemplo, o imposto de renda será pago somente quando você vender, e não se sabe qual o valor no dia que você irá vender as ações ou resgatar o fundo. No caso dos fundos de Renda Fixa e Multimercados, o IR de 15% é cobrado nos meses de maio e novembro.

 

Ao comparar o Raio-X dos dois anos, seu patrimônio aumentou ou diminuiu?

A visão do todo vai te mostrar se seu patrimônio aumentou ou diminuiu, no caso de dívidas, também vai te mostrar se suas dívidas aumentaram ou diminuíram. Neste momento você deve analisar se seu patrimônio aumentou e qual é o seu objetivo para este ano. Se você possui dívidas, quanto planeja diminuir neste ano? Se você possui investimentos quanto a mais você irá investir?

Hoje em dia a Receita Federal cruza todos os dados com cartórios e empresas e não adianta esconder, porque o Leão pega, você cai na malha fina e é chamado para se explicar. Declare tudinho. Pois é bom tanto para você analisar sua realidade quanto para não ter o risco de pagar multa.

Depois que você terminar de colocar todas as informações na sua declaração de Imposto de Renda, na parte de “resumo da declaração”, escolha a opção “outras informações” onde você poderá ver o resumo da sua evolução patrimonial com o resumo dos bens e direitos (imóveis, investimentos e etc.) e das dívidas e ônus.

Este resumo é fundamental para você analisar o desempenho das suas finanças no ano passado. Calcule quanto você poupou no ano em relação à sua renda. Por exemplo, se sua renda foi de R$ 60.000,00 e investiu R$ 6.000,00, então conseguiu guardar 10% da sua renda e seu Raio-X vai mostrar essa evolução.

Aproveite o momento de fazer a declaração do imposto de renda para refletir sobre sua vida financeira e definir os novos rumos!

Deixe suas dúvidas aqui para que eu possa te ajudar.


Screenshot_1Sou Viviane Ferreira planejadora financeira certificada CFP
® , formada em engenharia química pela UFSCar, com especialização financeira e consultora de investimentos credenciada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Sou investidora há mais de quinze anos e possuo larga experiência em definição de estratégias de investimentos. Autora do livro “Vivificar, superando o imponderável”, em 2ª edição.

 

 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

 

materiais-ricos-me-poupe

 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Um comentário em “Você sabia que fazer a declaração de imposto de renda vai de te deixar Rico?

  • 18 de abril de 2018 a 5:56 pm
    Permalink

    QUALQUER PESSOA PODE FAZER A DECLARAÇÃO, NO SISTEMA.
    É UMA PERGUNTA! MINHA TECLA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO..RSRS
    MINHA MÃE SEMPRE PAGA 200 PRA UM HOMEM FAZER.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *