Você é protagonista, coadjuvante ou figurante da sua vida financeira?

Por Nathalia Arcuri

Quinta-feira embarco para Nova Iorque pra entrevistar dois dos maiores nomes do cinema: Anne Hathaway e Robert de Niro, ambos ganhadores do Oscar.  (Ansiosa? Quase nada!)

Além de me controlar pra não gastar nenhum centavo com roupas e eletrônicos que vão sair tão caros lá quanto aqui, fiquei pensando em outra questão filosófica do ponto de vista financeiro:

EU PENSANDO (ou quase isso)
EU PENSANDO… (ou quase isso)

 

 

 

Será que dá pra classificar os comportamentos relacionados ao dinheiro assim como classificamos aqueles que têm mais ou menos destaque no cinema?

Você já viu o título deste Post, então é claro que a minha conclusão foi: sim, as pessoas adotam papéis de maior ou menor responsabilidade quando se trata de dinheiro e dá pra classificar estes comportamento assim como Hollywood classifica seus concorrentes ao Oscar em:

Protagonistas

Coadjuvantes

Figurantes (adicionei os figurantes aqui por conta própria, afinal  se não fosse aquele povo que fica andando na rua ou comendo rosquinhas na esquina não existiria cinema…) 

A questão é: Qual é o seu papel nesse filme incrível chamado Vida Financeira? 

the-devil-wears-prada-the-devil-wears-prada-PROTAGONISTAS 1

Leia e descubra!

FIGURANTE:

FIGURANTES EM AÇÃO!
FIGURANTES EM AÇÃO!

A figurante é aquela que busca justificativas para o próprio fracasso e para o sucesso dos protagonistas como: “deve ser namorada de alguém” ou “Aposto que é amiga do diretor” e por ai vai… As figurantes preferem a segurança de um emprego que paga pouco, mas paga sempre. A ousadia e a determinação são qualidades que o diretor da “vida” nem se dá ao trabalho de colocar no personagem de uma figurante financeira. A busca pelo prazer imediato e por objetos que chamam atenção são algumas das marcas registradas das figurantes. É que pra ter destaque na cena, elas precisam chamar atenção de algum jeito. Quando uma figurante se acomoda nesta posição dificilmente vai conseguir um papel de destaque.

qwWjSY8KV0kIKODi3JliSgm8EjK
Coadjuvantes com potencial…

COADJUVANTE:

É aquela que sonha em ser protagonista e morre de medo de voltar a ser figurante (pudera…). As coadjuvantes financeiras são proativas, estudam bastante e se esforçam ao máximo para mostrar serviço. Geralmente são reconhecidas pelos superiores como ótimas funcionárias e, na maioria das vezes, não são remuneradas à altura. Antes de colocar a mão no bolso, pensam duas vezes, mas nem sempre têm objetivos claros o suficiente para se controlar diante de uma tentação. A vida financeira preocupa as coadjuvantes porque por mais que se esforcem, sobra pouco no final do mês para a aquisição dos sonhos. Com um pouco mais de determinação, organização e coragem as coadjuvantes têm tudo pra ser tonarem Protagonistas Financeiras.

 

 

the20devil20wears20prada4_0
PROTAGONISTA!

PROTAGONISTA: As protagonistas são ousadas, não tem medo de errar, comandam a cena e têm controle absoluto sobre a própria vida financeira. Elas sabem como é difícil manter esse lugar e por isso jamais baixam a guarda. Estão sempre em busca de mais conhecimento, estudam e fazem questão de passar o conhecimento adiante. A protagonista financeira sabe exatamente como se comportar diante de cada situação e não liga para as críticas. Ao contrário das figurantes, que precisam “aparecer” para tentar se destacar, a protagonista se destaca pelo comportamento, pelas atitudes e pela capacidade de se manter firme aos objetivos. Pode até ser que uma protagonista tome um grande tombo no palco (ou nas finanças) mas será sempre na tentativa de dar o seu melhor. E sabe o que faz um protagonista quando cai? Aproveita a queda e torna o espetáculo ainda melhor.

O QUÊ?

Você ainda não se sente uma protagonista mas quer chegar lá o quanto antes? O primeiro passo é saber organizar as suas finanças! Por isso, que tal ter uma planilha de controle de gastos? Com certeza irá te ajudar a se organizar/controlar melhor. Clique aqui para baixar a sua agora!

Recado IMPORTANTE da Nath:

Este artigo foi produzido com o apoio da  Rico.com.vc  , nossa parceira na missão de disseminar a educação financeira Brasil afora. Se você quer investir, mas não sabe como nem onde fazer isso, acesse rico.com.vc e comece agora a cuidar melhor do seu dinheiro.

Seja protagonista da sua vida financeira e seja feliz!

Quer saber mais? Passeie por este blog e veja como é fácil entender o mundo das finanças pessoais! Enriquecer faz parte da vida, baby!

Posts sugeridos pra você:

Veja pra onde está indo o seu dinheiro

Aprenda a pechinchar em 5 passos!

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

3 comentários em “Você é protagonista, coadjuvante ou figurante da sua vida financeira?

  • 12 de janeiro de 2016 a 10:40 am
    Permalink

    Simplesmente adorei seu blog! Obrigada pelas dicas preciosas, estava precisando disso neste momento da vida. Caí aqui através de uma pesquisa sobre coaching e vou voltar sempre, pode crer! Grande beijo!
    Fernanda.
    http://www.escolhainteligente.com

    Responder
  • 4 de outubro de 2016 a 11:46 am
    Permalink

    Maravilha seu comentário,vou continuar acessando seu blog.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *