TESTE EXCLUSIVO: Que investidor você é?

Olá! Nath Arcuri falando!

Seja bem vindo ao teste que vai dar o panorama mais real sobre a sua habilidade como investidor (ou investidora)!

Antes de qualquer coisa: Parabéns por querer saber mais sobre a sua vida financeira. Quem passou por este artigo e não deu a mínima, com certeza estará menos rico do que poderia ser daqui a alguns anos.

 

20631290
Sem o teste…. Com o Teste

A parada é a seguinte:

Desenvolvi este teste pra que você possa se conhecer melhor como investidor (ou quem sabe descobrir que ainda precisa de muito arroz e feijão pra se tornar um…).

Sim, minha gente… Foi só reconhecendo que eu não sabia muita coisa que hoje eu sei alguma coisa e essa alguma coisa que eu sei hoje faz  meu patrimônio aumentar sem que eu precise mover uma palha. Isso se chama investir com sabedoria. (ai como tô modesta hoje)

Bom, voltando ao teste…

Pegue papel e caneta e anote as suas respostas (escolha a alternativa que mais te representa). No final, será fácil descobrir que tipo de investidor você é e ver as dicas pra melhorar ainda mais o seu desempenho na longa batalha pelo enriquecimento lícito!

Todos prontos?

SIMBORA!

1 – VOCÊ TEM R$5.000,00 APLICADOS EM AÇÕES DE UMA EMPRESA QUANDO, DE REPENTE, UMA MÁ NOTÍCIA NA ECONOMIA FAZ O VALOR DAS AÇÕES DESPENCAREM. VOCÊ:

  1.   SE APAVORA E LIGA PARA O GERENTE DO SEU BANCO OU CORRETORA DE VALORES PEDINDO O SAQUE IMEDIATO DO DINHEIRO
  2.   SE APAVORA, MAS ESPERA OS PRÓXIMOS DIAS PRA VER NO QUE VAI DAR.
  3. AVALIA A PERDA IMEDIATA, DEIXA O DINHEIRO ONDE ESTÁ E BUSCA ENTENDER O QUE PROVOCOU A QUEDA NO VALOR DAS AÇÕES.
  4. INVESTE MAIS, AFINAL SE O PREÇO CAIU MUITO, DEVE SUBIR MUITO TAMBÉM!

2 – SEU GERENTE DO BANCO OFERECE UM TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO COMO UMA ALTERNATIVA À POUPANÇA COM A VANTAGEM DE “SEGURAR” O DINHEIRO POR UM TEMPO DETERMINADO, ALÉM DA POSSIBILIDADE DE GANHAR PRÊMIOS. VOCÊ:

  1. ADERE AO TÍTULO, AFINAL É MELHOR POUPAR UM POUCO DO QUE NÃO POUPAR NADA.
  2. AGRADECE A OPORTUNIDADE E DIZ QUE VAI AVALIAR MELHOR AS CONDIÇÕES DO TÍTULO ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO.
  3. REJEITA A PROPOSTA, SEM TITUBEAR.
  4. TIRA TODO DINHEIRO DA POUPANÇA E COLOCA NO TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO PORQUE ALÉM DE TUDO EXISTE A CHANCE DE SER SORTEADO E GANHAR PRÊMIOS EM DINHEIRO.

3 – PRA VOCÊ TESOURO DIRETO É:

  1. UMA INCÓGNITA, AINDA NÃO DESCOBRI DO QUE SE TRATA.
  2. UM INVESTIMENTO MELHOR QUE A POUPANÇA, MAS NÃO SEI COMO FUNCIONA
  3. UMA ALTERNATIVA DE DIVERSIFICAÇÃO NA MINHA CARTEIRA DE RENDA FIXA
  4. UM NOVO APELIDO PARA O KIKO, DA TURMA DO CHAVES.

4 – OS JUROS COMPOSTOS ESTÃO PARA O INVESTIDOR ASSIM COMO:

  1. OI? NÃO ENTENDI…
  2. PRECISARIA DE UM TEMPO MAIOR PARA RESPONDER E ENTENDER O QUE SÃO JUROS COMPOSTOS.
  3. A BOLA DE NEVE ESTÁ PARA OS ENDIVIDADOS.
  4. A BRANCA DE NEVE ESTÁ PARA OS SETE ANÕES.

5 – NESTE PERÍODO DE CRISE, COM JUROS MAIS ALTOS, COMO INVESTIDOR O QUE VOCÊ FAZ?

  1. DEIXO O DINHEIRO NA POUPANÇA, É MAIS SEGURO.
  2. PROCURO OPÇÕES MAIS VANTAJOSAS E COM POUCO RISCO.
  3. APROVEITO AS TAXAS PREFIXADAS DE LONGO PRAZO E REMANEJO AS APLICAÇÕES COM DESEMPENHO PIOR PARA ALTERNATIVAS MAIS ATRAENTES.
  4. EVITO FAZER EMPRÉSTIMOS.

6 – VOCÊ TEM DOIS TIPOS DE INVESTIMENTO PARA ESCOLHER: O PRIMEIRO TE GARANTE RENTABILIDADE DE 15% AO ANO DURANTE 3 ANOS COM BAIXO RISCO DE PERDAS. O OUTRO PROMETE RENTABILIDADE DE ATÉ 80% AO ANO POR PRAZO INDETERMINADO COM ALTO RISCO DE PERDA. VOCÊ:

  1. NÃO APLICA EM NENHUM, É MAIS SEGURO CONTINUAR NA POUPANÇA
  2. AVALIA AS PROPOSTAS E APLICA UMA PEQUENA QUANTIA NA PRIMEIRA OPÇÃO QUE OFERECE MENOS RISCO.
  3. ESTUDA AS PROPOSTAS E DIVERSIFICA, APLICANDO UMA PEQUENA QUANTIA EM CADA UMA DAS OPÇÕES.
  4. INVESTE NA APLICAÇÃO COM RISCO MAIOR, O QUE VIER É LUCRO!

resultado

RESULTADO!

MAIS RESPOSTAS 1 – CONSERVADOR CAFÉ COM LEITE

Se continuar do jeito que está você vai ficar com medo de aplicar melhor o seu dinheiro pra sempre e será cada vez mais difícil vencer a inflação.

Dica: leia mais artigos do Blog (veja as indicações de bons textos pra começar no final da página), assista aos nossos vídeos simples e didáticos no YouTube e perca o medo de investir. Lembre-se: poupança não é investimento e existem outras maneiras seguras e muito mais rentáveis de vencer a inflação e acumular renda. Quanto mais você adquirir conhecimento (que no Me poupe! é de graça) mais seguro vai ficar em relação ao mundo dos investimentos, que nem é tão complicado quanto fazem parecer. E isso ninguém pode te roubar!

MAIS RESPOSTAS 2 – INICIANTE COM POTENCIAL E CONSERVADOR

Você está no caminho certo. Tem interesse pelo mundo dos investimentos e pondera as decisões sem se precipitar. Correr riscos não faz muito o seu tipo e não há mal nenhum nisso.

Dica: Fique atento para não ser “paralizado” pelo cuidado excessivo. Estudar é bom, mas é a prática que vai te dar a segurança necessária pra se tornar um bom investidor.

MAIS RESPOSTAS 3 – EXPERIENTE E ARROJADO

Você conhece o mercado, corre riscos apenas quando percebe que está diante de uma boa oportunidade e está sempre avaliando as melhores alternativas de investimento, seja em renda fixa ou variável.

Dica: Se você não tem o hábito de reavaliar antigas aplicações, fique atento. O novo cenário econômico pode criar alternativas mais vantajosas em relação ao passado recente.

MAIS RESPOSTAS 4 – ALIENADO 

Vai por mim… é melhor tomar cuidado!  Investir por impulso e sem conhecimento é o mesmo que se jogar do precipício sem para-quedas.

Dica: Não espere tudo dar errado pra começar a estudar e buscar alternativas de investimento que combinem melhor com você. O risco calculado é sempre melhor do que o risco desconhecido.

Recado importante da Nath

easynvestEste artigo foi produzido com o apoio da Easynvest , a corretora de valores que assim como o Me Poupe! acredita no valor da educação financeira. Se você quer investir, mas não sabe como nem onde fazer isso, acesse www.easynvest.com.br e comece agora a cuidar melhor do seu dinheiro.

Gostou desse post? Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe seu email pra receber as atualizações gratuitas e saber cada dia mais sobre economizar, investir e enriquecer!

Você também pode gostar…

O Impeachment e você: O que vai acontecer com o seu dinheiro se a Dilma sair?

Tesouro Direto: Passo a passo mais simples e prático!

 

 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

15 comentários em “TESTE EXCLUSIVO: Que investidor você é?

  • 26 de abril de 2016 a 7:13 pm
    Permalink

    Eike maravilha, eu escolhi mais alternativas 3

    <3

    Obrigada, Nath!

    Responder
  • 26 de abril de 2016 a 11:11 pm
    Permalink

    Meu gabarito:

    3
    3
    3
    4
    1
    3

    Responder
    • 28 de abril de 2016 a 3:37 am
      Permalink

      Na 4: A BOLA DE NEVE ESTÁ PARA OS ENDIVIDADOS = Os endividados sofrem com os juros composto aumento cada vez mais suas dívidas. Já os investidores utilizam dos juros compostos para aumentar ainda mais os seus investimentos, usando da bola de neve ao seu favor.

      Na 5: Deixando o seu dinheiro na poupança você estará perdendo o poder de compra do seu dinheiro, por a inflação estar mais alto que a poupança. O melhor seria deixar o dinheiro investido em uma renda fixa que ao minimo proteja seu dinheiro contra a inflação.

      Responder
  • 27 de abril de 2016 a 11:16 am
    Permalink

    Oi bom dia Nath , mais um ótimo post.
    Nath tenho um sonho e uma dúvida , tenho 26 anos moro com meus pais , sempre guardei meu dinheirinho em poupança ,mas depois de,mi aprofundar mais sobre investimentos durante meses pesquisando e estudando o assunto e acredito eu no momento PERFEITO, apliquei 50.000,00 reais em um CDB PRÉ 20% a.a com vencimento em 5 anos no qual comprei esse ano em janeiro pela EASYNVEST.
    E também venho fazendo a tradicional poupada mensal, agora no tesouro,
    tenho aproximadamente 3.500,00 reais .
    Divididos em IPCA 2019, 2024 E 2035.
    Meu sonho é viver de renda após os 40 anos , tenho um emprego modesto sou cobrador de ônibus , minha dúvida é faço um curso para poder ter um emprego melhor , ou sigo guardando a pequena quantia mês a mês?

    Responder
    • 27 de abril de 2016 a 6:10 pm
      Permalink

      Nilton, eu quase choro de alegria quando recebo mensagens como a sua! É PRA ISSO QUE SERVE ESTE BLOG! AH QUE FESTA! Parabéns pela disciplina, viu?
      Olha, o que vai determinar a sua estratégia são os planos que você tem pra sua vida (parece óbvio, mas é ai que muita gente se embanana). Se guardando o que você guarda e aplicando bem como você está fazendo for possível se aposentar aos 40, beleza. Dá pra chegar a essa conclusão usando a calculadora da aposentadoria do Site do Cerbasi ou do Clube dos poupadores (EM BREVE A GENTE VAI TER UMA! AGUARDE!). Pra saber se o montante será suficiente você precisa ter uma idéia de como pretende estar e como pretende viver a partir dos 40: Uma vida modesta? Na cidade, no campo? Quanto vai custar essa vida? Quanto você vai precisar tirar meus a mês da sua reserva? E se a rentabilidade no futuro diminuir? E se a inflação aumentar. É… a vida pra quem se preocupa com o futuro não é moleza… Mas quando ele chega pra nós não existe surpresa, pelo menos no que se refere ao dinheiro. Bom, se depois de tudo isso você chegar a conclusão de que precisa poupar e investir mais, o negócio é ganhar mais dinheiro. Minha recomendação: Faça o que você gosta e o que faz de melhor. Espero ter ajudado! Compartilha o Me Poupe! outras pessoas podem estar como você, só a espera de uma luz! Beijo

      Responder
  • 27 de abril de 2016 a 9:50 pm
    Permalink

    É possivel conseguir lastro para comprar um apartamento ou casa… mesmo na Crise?
    Como posso fazer isso… a Ideia de investir em Ações, tesouro direto, enfim … não sai da minha cabeça e achei seu blog numa pesquisa… sua maneira de escrever é bem direta e simples…
    Vc poderia me ajudar?
    não conheço ninguém que tenha investido….
    obrigada

    Responder
    • 29 de abril de 2016 a 12:36 pm
      Permalink

      Raquel, Veja o post novo! Financiamento X consórcio. Outro post bacana: alugar é melhor que comprar.Aplicando direitinho, com frequência, seja em renda fixa, seja em renda variável (se você se sente a vontade e entende o mercado) é possível acumular mais dinheiro na crise. As taxas de juros da renda fixa estão ajudando. Conta mais!

      Responder
  • 2 de maio de 2016 a 8:05 pm
    Permalink

    Adorei o teste, fui o mais sincero. E o resultado fui maravilhoso, obrigado Nath.

    Responder
  • 3 de maio de 2016 a 8:50 am
    Permalink

    Todas 3. Sou a rainha dos investimentos. (Só falta começar a investir)

    Responder
  • 6 de junho de 2016 a 5:17 pm
    Permalink

    Olá Nath, na primeira questão eu posso considerar a seguinte situação, vamos supor que as ações caiam, e ao analisar constatar que as ações vão continuar caindo, posso retirar o dinheiro que investi na empresa, e recompra-las quando o valor das ações tiverem mais baixas ? isso claro, se eu analisar que a empresa vai conseguir restabelecer o seu valor de mercado. Ou mantenho as ações que comprei, e compro mais quando tiver em um valor baixo?

    Ex: Comprei 5 mil reais de ações do Banco Peixola por 30,00 R$ cada, porem percebo que o valor das ações não para de cair, e chega um momento que elas custam 25,00 R$, eu venderia todas elas, e reaplicaria o valor quando elas tivessem custando um valor mais baixo, Ex:20,00 R$. Isso seria uma boa jogada, ou fiz m*rda..rs

    Passo mais tempo lendo os comentários que o artigo em si, ótimo trabalho.

    Responder
    • 7 de junho de 2016 a 3:26 pm
      Permalink

      Adri, nessas situações é muito difícil dizer o que a pessoa TEM que fazer. Tudo depende dos seus nervos e do seu estudo sobre a empresa. Não dá só pra torcer, você tem que saber onde está pisando e se a melhor estratégia é manter o dinheiro e esperar subir ou se é melhor tirar e colocar em outra coisa. Foi como a gente falou no Nerdcast: Bolsa é para os conhecedores ou para os apostadores e não se pode apostar um dinheiro que não se pode perder. Se este foi o seu caso, aprendeu uma lição, o que na vida financeira é sempre bom! Compartilha o Blog pra todo mundo! Beijos

      Responder
  • 23 de junho de 2016 a 4:30 pm
    Permalink

    Nath, o meu empatou entre o 2 e o 3. Isso é bom, né? Grande beijo pra ti!

    Responder
  • 21 de agosto de 2016 a 9:27 am
    Permalink

    Conheci seu blog ontem, por acaso e amei!!!! Estava mesmo a procura de algo para investir, mas estava com receio pois, não entendo nada do mercado financeiro, suas dicas são valiosas e da para entender muito. Obrigado mesmo :*

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *