Por que você não consegue guardar dinheiro?

Leitura obrigatória.

É assim que eu defino em poucas palavras este artigo feito para o Me Poupe! pelo mega competente Leo Rocha do queroinvestiragora.com

Se você ainda não entendeu porque o dinheiro não para na sua conta ou na sua carteira, anote ai:  É HOJE QUE VOCÊ ENTENDE.

Unknown

A parceria Me Poupe / Queroinvestiragora.com começou com as Planilhas gratuitas criadas e desenvolvidas por ele que você encontra na aba “Planilhas” aqui do Blog e agora você também vai poder receber as pílulas de sabedoria do Leo através de textos POTENTES aqui no blog!

Ah que festa! (Tô feliz de verdade, gente. O cara é Fera, pra não dizer outras coisa com F)

images-1
EU FELIZ DA VIDA POR VOCÊ!

Você pode fazer o Download gratuito de todas as planilhas (sério!) e usá-las sem moderação na construção da sua riqueza lícita!

E aliás, depois  deste texto que o Leo Rocha preparou pra você, leitor do Me Poupe! a sua vida financeira vai mudar um pouco mais, prepare-se. Afinal, você sabe porque não consegue guardar dinheiro?

Comente, compartilhe o link nas suas redes sociais e assine a Newsletter pra receber conteúdo bom e valioso de graça no seu email.

Obrigada Leo!

Young woman shrugging

Por que você não consegue guardar dinheiro?

Por Leonardo Rocha, queroinvestiragora.com

E aí pessoal, tudo bem?

Meu nome é Leonardo Rocha, sou criador do site queroinvestiragora.com e estou começando a minha participação aqui no Me Poupe!.

Atualmente sou palestrante, ministro alguns cursos/treinamentos e também sou empresário. Meu foco hoje é no quadrante direito do livro pai rico pai pobre. Se você ainda não leu ele, recomendo fortemente :)

Mas vamos ao que interessa.

Hoje quero falar para você sobre por que você não consegue guardar dinheiro… Eu poderia fazer um artigo para você com 150 dicas de como guardar dinheiro, mas esse não é o meu objetivo. O que eu quero hoje é questionar você para fazer você de fato ter resultado! Todos sabem que para guardar dinheiro precisamos ganhar mais do que gastamos. Agora, se é tão simples, por que as pessoas não conseguem poupar? Já pensou sobre isso?

Por que as pessoas não poupam?

Os motivos são vários, mas vamos abordar alguns aqui.

O grande porquê

Um dos motivos mais fortes que eu vejo é que as pessoas não tem um porquê para fazer o que fazem. Não tem um objetivo de vida, uma meta, um sonho. O porquê é o motor do seu carro. É ele que faz você agir. É uma emoção que impulsiona a sua vida. Sem ele qualquer pequeno obstáculo pode se tornar extremamente grande a ponto de fazer você desistir.

Já pensou que, quando você quer muito alguma coisa, você faz de tudo para alcançar aquilo? Pense quando você está totalmente apaixonado por uma pessoa. Você faz coisas que nunca imaginou que pudesse fazer só para ter aquela pessoa ao seu lado.

Pois é… uma das dicas que eu quero passar hoje é essa: esteja apaixonado pelo seu porquê. Ele será o seu motor diário.

Para entender melhor sobre o porquê deixo um vídeo aqui do TED talks muito bom. Recomendo que você veja ele para entender melhor sobre o porquê:

http://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action

Falta de comprometimento

Por não ter um porquê, muitas pessoas não tem vontade de fazer o que é necessário para poupar dinheiro. É aquela velha história: “se der certo deu… se não, paciência.” Depois quando a pessoa não tem resultado, ela reclama e poe culpa na economia, no governo e por aí vai. É capaz da culpa sobrar até para você se estiver por perto dela. As pessoas não são maduras para admitir que o poder está muito mais nas mãos delas do que no famoso “destino”.

E essa é uma das grandes diferenças entre as pessoas que têm resultados para o resto das pessoas. Elas admitem os seus erros e batalham para melhorarem e alcançarem os suas metas. Elas estão comprometidas com o seu objetivo. Por esse motivo comprometa-se com os seus sonhos e objetivos. Não arranje desculpas, mas sim soluções. Esteja sempre focado em melhorar.

Tenha um Planejamento

Depois de saber o porquê de querer o que você quer, você precisa de um plano. Quando montamos um plano, é muito importante detalharmos o máximo possível para não surgirem dúvidas. Nos momentos de dúvidas, geralmente estamos estressados. E, quando estamos estressados, não tomamos boas decisões.

Por isso o planejamento deve ser feito antes dos problemas surgirem. Assim, você já terá pensado numa solução eficiente, uma vez que você estava calmo e racional no momento que criou o seu planejamento.

Eu defino um planejamento em 4 etapas:

  • Planejar;
  • Agir;
  • Analisar resultados;
  • Fazer alterações.

Para ter bons resultados você precisa mensurar os resultados das suas ações. No caso quando você vai poupar poupar, você precisa mensurar quanto você poupa por mês (ou até mesmo a cada semana) e verificar se tudo está indo de acordo com o seu objetivo.

Exemplo: Quero poupar 1200 reais por ano. Isso dá 100 reais por mês, ou 23,07 reais por semana (existem 52 semanas em um ano). Agora eu sei que a cada mês eu devo poupar 100 reais. Se eu verificar a minha meta só no final do ano, pode ser que eu me dê muito mal, porque eu posso ter poupado menos e não ter me dado conta.

O ideal é a cada mês eu verificar se eu estou seguindo a minha meta. Se naquele mês eu poupei 90, por exemplo, é importante eu poupar 110 no próximo mês para compensar.

Enfim, é igual a um avião sem piloto automático. Precisamos estar corrigindo a rota dele a todo momento. Caso contrário, ao invés de irmos ao EUA, podemos parar na Espanha.

Resumindo:

  • Tenha um grande porquê para alcançar o seu objetivo;
  • Se comprometa com o porquê e com as suas metas;
  • Faça um planejamento e verifique se você está seguinte ele à risca. Só assim você saberá se está alcançando o seu objetivo.

No mais era isso.

Abraço e sucesso,
Leonardo Rocha

Curtiu este artigo?

Aproveite o embalo!

Recomendados pra você:

Aprenda a organizar a sua vida financeira hoje

Plano B: Três maneiras de ganhar mais dinheiro e sair da pindaíba em 2016

Pare de culpar o cafezinho! Se o dinheiro não para na sua conta a culpa é sua.

 

 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

2 comentários em “Por que você não consegue guardar dinheiro?

  • 8 de abril de 2016 a 1:53 pm
    Permalink

    Nah, parabéns pelo blog e pelo canal. GRAÇAS as suas dicas cancelei meu cartão de crédito visto que tenho uma renda bem pequena e me sinto mais livre rs . Obrigada e continue sempre neste caminho ajudando as pessoas.

    Responder
    • 20 de abril de 2016 a 5:08 pm
      Permalink

      AHHHH QUE FESTA! Agora é partir para o plano 2: ganhar mais dinheiro! #ricasnestaencarnação

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *