Os 5 erros do seu planejamento financeiro

O Planejamento Financeiro deve ser eficiente para que você atinja os objetivos de vida. Evite os 5 erros mais comuns de quem não tem sucesso com suas finanças.


Você já fez seu planejamento financeiro pessoal, está planejando seu primeiro milhão e sua independência financeira?

Independência financeira é juntar investimentos, um patrimônio que vai render por mês o dinheiro que você precisa para viver, sem depender de mais ninguém. Só de você e das suas habilidades de cuidar do seu milhão (ou dos seus milhões).

Você já fez as contas de quanto precisa juntar para ter a sua independência financeira? Se você ainda não fez, acesse este simulador que vai te ajudar nisto!

Ao longo do seu caminho é necessário fazer escolhas e traçar estratégias. Vamos direto ao ponto e deixar bem claro os 5 erros de quem não consegue chegar lá, na independência financeira.

 

 

  • Não falar sobre dinheiro

Quando falamos sobre dinheiro, nunca é só dinheiro! Temos muitas ligações emocionais com o dinheiro e a maneira como lidamos com o dinheiro diz muito sobre nossas raízes, heranças emocionais dos nosso pais e avós.

Talvez por isto mesmo que pouco se fala sobre dinheiro, é muito íntimo! Porém conversar sobre finanças e planos é fundamental para alinhar os objetivos da família e dos casais e principalmente conhecer como cada pessoa lida com o dinheiro. Este vídeo pode te ajudar a falar sobre dinheiro: 5 DICAS PRA FALAR SOBRE DINHEIRO SEM QUEBRAR O PAU

 

 

  • Esquecer de considerar a Inflação

 


No planejamento financeiro você faz uma simulação de quanto dinheiro irá juntar ao longo do tempo e considera uma estimativa de rentabilidade no longo prazo, pois ninguém sabe ao certo quanto o dinheiro vai render nos próximos 30 anos. Se alguém tivesse esta bola de cristal, estava rico!

Além de estimar a rentabilidade, você precisa descontar o Imposto de Renda e garantir o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo e, por isto, precisa incluir a estimativa de inflação. Isso é muito significativo e muita gente erra no planejamento financeiro quando não considera a inflação.

Então, no simulador de independência financeira, quando você colocar a “taxa de rendimento mensal” precisa descontar a inflação e o Imposto de Renda. Se a taxa de rendimento for de 0,8% ao mês e a inflação de 0,3% ao mês e o IR de 15% sobre o que rendeu (15% de 0,8% = 0,8 x 0,15 = 0,12%), você vai colocar o rendimento líquido de 0,38% ao mês (0,8 – 0,3 – 0,12 = 0,38). É bem diferente dos 0,8% iniciais, certo??

 

 

 

  • Não investir todo mês

O hábito de investir regularmente faz toda a diferença no longo prazo! Construa ferramentas que te ajudem a investir todo mês, marque na agenda o dia de investir ou mesmo agende débitos automáticos para garantir. Neste vídeo você aprende como investir no Tesouro Direto todo mês.

 

 

 

  • Não acompanhar investimentos e balancear a carteira

É fundamental acompanhar os resultados dos seus investimentos! Acompanhe mensalmente os resultados e a cada 6 e 12 meses faça uma análise estratégica da sua carteira.

A análise estratégica vai garantir a diversificação dos ovos em cestas diferentes. Ou seja, diversifique os tipos de estratégias dos investimentos em Renda Fixa, Fundos Multimercado e Ações (seja em fundos ou ações diretamente) dependendo do seu perfil de investidor, objetivos e mercado.

Esta é uma ótima maneira de garantir que você vai acompanhar as altas do mercado de ações. Se você definir que sua carteira terá 20% de alocação em ações, significa que nos momentos de queda de mercado irá aplicar mais para chegar nos 20% e nos momentos de alta, vai colher os lucros e resgatar o que estiver acima dos 20%. Mas você não vai fazer isso o tempo todo, uma vez ao ano para balancear as estratégias.

 

  • Não diversificar investimentos

A diversificação dos investimentos é muito mais para diminuir riscos do que para ganhar mais. Assim, em momentos de muita variação no mercado, como em anos de eleição presidencial, sua carteira vai aproveitar a volatilidade sem muito risco.

A diversificação depende tanto dos seus objetivos quanto do mercado financeiro. Investimentos para objetivos de curto prazo devem ser feitos em aplicações em renda fixa, para evitar surpresas no dia que precisar do dinheiro. Investimentos de longo prazo podem ser feitos em aplicações de renda fixa sem liquidez e em aplicações com melhor retorno no longo prazo, como fundos multimercado e ações.

Evitando estes 5 erros no seu planejamento financeiro você terá eficiência e vai aproveitar o melhor do seu dinheiro e da sua vida!!

Se você tiver dúvida em alguns destes pontos, escreve aqui embaixo que irei esclarecer nos próximos artigos.

Você merece ter um planejamento financeiro pessoal de sucesso!

 

Screenshot_1Sou Viviane Ferreira planejadora financeira certificada CFP® , formada em engenharia química pela UFSCar, com especialização financeira e consultora de investimentos credenciada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Sou investidora há mais de quinze anos e possuo larga experiência em definição de estratégias de investimentos. Autora do livro “Vivificar, superando o imponderável”, em 2ª edição.

 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

 

materiais-ricos-me-poupe

 

Veja mais posts da Viviane Ferreira:

Você sabia que fazer a declaração de imposto de renda vai de te deixar Rico?

 

 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

2 comentários em “Os 5 erros do seu planejamento financeiro

  • 9 de maio de 2018 a 1:36 pm
    Permalink

    Olá, boa tarde.

    Gosto muito de ações, investimentos, mas não sei por onde começar.

    Responder
  • 13 de maio de 2018 a 3:36 pm
    Permalink

    Olá, hoje tenho a maioria dos meus recursos investidos em fundo de investimento DI, devo realocar alguma parte para outro tipo (como tesouro direto) ou manter essa parte e começar a diversificar com o que tenho disponível na conta?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *