Ladrilhos hidráulicos: dá para ter na decoração sem gastar muito?

15 de fevereiro | 2019

Os ladrilhos hidráulicos foram criados pelos bizantinos, muito utilizados pelos europeus e agora são tendência na decoração brasileira!

Por Viva Decora

Hoje em dia, em projetos de arquitetura residencial é comum ver superfícies revestidas com azulejos e porcelanatos. Porém, no passado – principalmente por volta dos anos quarenta – os ladrilhos hidráulicos estavam em alta.

Durante certo tempo, eles caíram em desuso, mas hoje eles estão de volta como tendência para a decoração contemporânea de interiores – utilizados, inclusive, como revestimento de paredes e pisos. Os ladrilhos podem ser opção barata para dar cor a algum cantinho da casa. Confira!

Lucia Manzano

Um pouco sobre os ladrilhos hidráulicos

A ideia de se fazer ladrilhos hidráulicos não começou no Brasil, nem tampouco nas Américas. Na verdade, ela teve origem com os bizantinos, que faziam as peças em forma de mosaicos e as aplicavam, como revestimento, sobre paredes.

Só mais tarde, no século XIX, é que os europeus passaram as utilizar amplamente em seus palácios e os ladrilhos se tornaram algo admirado pelos povos do mundo todo.

Em território brasileiro, o uso dos ladrilhos hidráulicos também vem crescendo nos últimos anos. Mas, muitas pessoas acabam comprando as imitações. Isso porque achar as peças originais e em diversos padrões é bem difícil.

E quando se acha, o preço é mais caro. O problema que essa regulagem ocorre devido ao seu processo de fabricação, que é artesanal e bem complicado – poucos empresários se arriscam em fazer.

Bernal Projetos e Idealizzare Arquitetos

 

As peças de ladrilho hidráulico levam mais de uma semana para serem produzidas. Elas precisam ser moldadas e pigmentadas, chegando a uma resistência exata só depois de alguns dias em que ficam imersas.

E ainda depois são colocadas para secagem. Na hora da instalação, precisam, outra vez, de mão-de-obra especializada, mais atenta à questão das juntas e nivelamento das peças.

Karen Pisacane e Ana Yoshida

 

As características dos ladrilhos hidráulicos

Os ladrilhos hidráulicos podem ser difíceis de serem instalados, mas, em contrapartida, sua manutenção é fácil.

Por isso, ainda vale a pena investir nessas peças para dar aquele toque de cor e personalidade na casa. Mesmo com as limitações que ainda possa haver no mercado, é possível a pessoa escolher um modelo ideal para a decoração dentre várias opções de estampas.

Espaço do Traço Arquitetura

A aplicação dos ladrilhos hidráulicos na decoração de interiores

Em tese, os ladrilhos hidráulicos podem ser utilizados em qualquer ambiente. Mas, certamente, eles combinam mais com propostas de arquitetura e decoração de cozinhas e banheiros.

As pessoas se interessam em colocar esse tipo de revestimento nos cômodos por conta do visual nostálgico que ele proporciona. Mesmo assim, sua aparência não deixa de fazer relação com a contemporaneidade.

Ambientes com pisos e paredes revestidas com ladrilhos ficam bem interessantes. A pessoa pode optar por estampas floridas, de visual campestre. Ou ainda retrô, que ficam bacanas com decorações rústicas. Também peças lisas, em preto e branco, ou com desenhos geométricos multicoloridos, que estão muito em alta e oferecem bastante alegria e vivacidade ao ambiente.

Ingrid Rosien Nichols e Anna Maria Parisi

Ladrilhos hidráulicos podem revestir pisos ou formar um detalhe especial – talvez sob a mesa de refeições ou a bancada central -, como se fosse um tapete geométrico. Também podem formar painéis ou fileiras na parede. E ainda somente embelezar um balcão.

Se a pessoa escolher peças de padrões semelhantes, garantirá ao cômodo um visual mais minimalista. Agora, se misturar os modelos, obterá uma decoração mais marcante. Ela pode ainda optar por tons claros, fazendo o ambiente parecer mais bem iluminado. Ou mais escuro, combinando com os móveis. Tudo vai depender de seu gosto; além de seu orçamento.

PAGAMA arquitetura + design e Maria Gabriella Cardinal

Gostou das ideias? Que tal fazer um detalhe em ladrilho hidráulico na sua casa?

Escolha um modelo e deixe a imaginação correr à solta! Como visto, você pode aplicar as peças na cozinha e nos banheiros. Porém, nada impede que também as utilize em varandas, salas de estar e mais.

Estas dicas de uso de ladrilhos na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar

7 dicas para decorar o quarto sem desarrumar o bolso

Moda para casa: veja 7 tendências de decoração que você precisa conhecer

Painel ou lousa é opção barata para decorar e ajudar a atingir as metas de 2019

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário