Então é Natal… Jesus me ajude!

Não adianta apelar ao menino Jesus, nem escrever cartinha ao Papai Noel. Agora é hora de levantar as mãos para o céu e agradecer se acaso tiver um dinheirinho sobrando para as compras de final de ano. Não tem? Ok, não precisa se lamentar, nem fazer promessa para o próximo ano… Nath te ajuda a fazer uma bela média com a família e os amigos no natal e ainda começar o ano que vem no azul. É simples, quer ver?

Por Nathalia Arcuri

 

Família grande é sinônimo de endividamento no natal, fato. “Mas é só uma lembrancinha…”você dirá. Não se engane. Não se dá uma lembrancinha por menos de R$20,00 e no montante final isso será uma fortuna. Então vamos ás soluções práticas e criativas para fazer um natal bonito, emocionante e que realmente tenha o espírito de confraternização que a data tanto inspira.
IDEIA NUMERO 1: Ligue para a família e proponha um amigo secreto. Cada um só precisa comprar um presente, com valor estipulado e que caiba no bolso de todos. Faça o possível para aquela sua tia chique entrar na brincadeira.
IDEIA NUMERO 2: Faça com as próprias mãos. Claro, se você tiver tempo e habilidade para isso… Vale ser uma caixa de trufas bem decorada, um panetone que você aprendeu a fazer com o Edu Guedes, qualquer coisa que mostre o seu empenho em presentear.
IDEIA NUMERO 3: Seja sincero com a familia. Crianças esperam o saco do Papai Noel o ano inteiro, mas elas precisam saber a condições do Bom Velhinho… diga que este ano Papai Noel vai estar muito ocupado com as crianças nas Filipinas que perderam as casas e por isso não será tão generoso. Aos parentes mais próximos explique que gostaria muito de dar-lhes os melhores presentes do mundo, mas que na atual situação, o cartão cheio de ternura e votos de boas festas é tudo o que você lhes pode oferecer.
IDEIA NUMERO 4: Evite o disperdício na ceia natalina. Não se poupe do Peru que só pousa na mesa uma vez ao ano, nem da rabanada, mas seja consciente.
REFLEXÃO PARA O ANO QUE VEM.
O dinheiro poupado agora vai garantir um início de ano mais tranquilo. Lembre-se do que vem por ai:
IPTU (com inflação)
IPVA
MATRÍCULA
MENSALIDADE
MATERIAL ESCOLAR
Não tem jeito, os boletos chegam e não adianta botar na conta do Bom Velhinho!

Viva o natal e seja feliz!

Nathalia Arcuri – Me Poupe

photo-nathalia

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *