Descubra como decorar a sua casa para a Primavera gastando pouco

17 de outubro | 2018

A Primavera é a época mais alegre do ano, com árvores e flores desabrochando. Descubra como deixar o astral da sua casa tão florido quanto a estação – e sem gastar muito!

Por Viva Decora

“A Primavera é o jeito de a natureza te dizer ‘vamos festejar’!.” A frase, dita pelo ator Robin Williams, representa bem a Primavera.

O inverno é uma época fria – também muito triste e cinzenta. Agora, quando chega a primavera todo o astral muda. O sol aparece mais vezes, as árvores brotam, as flores nascem e o mundo fora dos edifícios parece mais alegre, colorido e perfumado.

Então, nada mais coerente do que as pessoas tentarem levar essa mesma boa energia para dentro dos ambientes residenciais, em sua decoração.

Tatiana Coutinho + Roberta Vilela: utilize as flores como objetos de decoração

Veja, no texto a seguir, como é possível renovar sua casa para sentir o melhor dessa estação também dentro dos interiores!

Flores e folhagens

Pode-se dizer que a Primavera é quase o sinônimo de renascimento. Nada traduz melhor o conceito do que a própria natureza.  Por isso, esse é o momento certo de decorar a casa com plantas – e nada das artificiais, tem que ser as naturais mesmo. Esses seres vivos são capazes de equilibrar as energias, evocando a prosperidade e a boa saúde, além de estimular os sentidos das pessoas.

Maravilhoso, não é mesmo?!

Marina Makowiecki

Para adaptá-los bem à decoração serão necessários vários recipientes, como jarros, vasos e cachepots. Uma ideia muito bacana é criar um refúgio natural particular na varanda. Os jardins verticais são tendência.

São exemplos de espécies que podem ser usadas neste e em outros setores da casa os cactos, pau d’água, espada e lança de São Jorge, ráfia, samambaia, suculenta e mais.

Gislene Lopes

“Todo mundo pode criar uma conexão com a natureza no lar, seja em varandas, quintais, ou até mesmo num jardim vertical na sala de estar. O importante é ter criatividade e procurar as espécies e tamanhos que combinem e funcionem em cada espaço.” – arquiteta Denise Barretto, em reportagem de Casa Vogue.

CASAon CASAon

Agora, nada representa melhor a beleza da estação Primavera do que as flores. Elas são sempre uma bonita opção de decoração para os interiores de uma casa.

Na hora de montar os arranjos, é importante que as pessoas se atentem ao estilo e às condições dos ambientes – como iluminação e ventilação. Para essa situação, espécies muito bem recomendadas são o lírio da paz, a orquídea, a rosa, a hortênsia, o jasmim, a camélia e mais.

Buji Decoração Reuso e lucia manzano

Elementos decorativos para Primavera

Para deixar uma casa no mesmo alto astral da primavera, não basta colocar apenas vasos com folhagens e arranjos de flores. É preciso adicionar elementos decorativos com a mesma alegria da estação. Pode-se começar, por exemplo, forrando abajures, cadeiras, bancos, potes e vasos com tecidos em motivos naturais. Ou usar papéis de parede, cortinas, almofadas, toalhas e colchas com estampas botânicas.

Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro

“Uma ideia fácil é mudar os tecidos das almofadas por um ‘composé’ de tecidos florais e/ou geométricos em cores pastéis refrescantes. Eles vão levar delicadeza e alegria para a casa.” – arquiteta Leila Dionizios, em reportagem de VIX.

 

Aquiles Nicolas Kilaris  e Iara Kilaris

Muitas pessoas usam os elementos decorativos para simular um jardim dentro de casa. Elas pintam e forram móveis e paredes com cores como amarelo, azul e verde. Tiram os tapetes do piso e deixam os materiais à mostra.

Flores por todos os lados

Além disso, expõem nas estantes velas, esculturas de pássaros, peças provençais e envelhecidas, itens étnicos, tradicionais, de madeira, pedra e outros – tudo dentro da temática primaveril.

Para deixar o clima da casa ainda mais acolhedor, penduram, nas paredes, quadros de paisagens de florestas e campos floridos. Colocam sobre sofás e camas mantas feitas de patchwork.

Anna Maria Parisi e Cristiane Valim Mendonca

No piso, peças de tramas e texturas frescas e coloridas. E nas janelas, cortinas de voil, linho ou organdi – tecidos leves e claros, que permitem a passagem e o controle suave da incidência da luz solar.

Archdesign Studio

“No sofá, mudar a cor com uma capa colorida é uma forma de ousar na decoração sem pesar no orçamento. Com a vantagem de ser retirado facilmente caso enjoe do tecido. Nas janelas, também cabem os tecidos florais e cortinas coloridas.” – Leila Dionizios.

Inspire-se com as ideias apresentadas neste post e arrume também a sua casa para a Primavera!

Estas dicas para decoração da sua casa gastando pouco foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Viva Decora é um portal de conteúdo voltado à decoração com idéias geniais pra você decorar a sua vida e a sua casa gastando pouco e, assim como o Me Poupe!, acredita no valor da educação financeira.

 

 

 

 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

 

Você também pode gostar

Flores Naturais x Flores Artificiais: Qual o melhor custo benefício?

Casamento em casa: 6 dicas de decoração para gastar muito!

Decoração natalina: 5 ideias fáceis e diferentes pra você economizar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário