Como trabalhar (mesmo) em casa!

Trabalhar em casa tem se tornado uma realidade cada vez mais comum! Tem muita gente virando freelancer, abrindo franquia, fazendo artesanato… entre tantas outras atividades que existem para ganhar dinheiro sem sair do conforto do “lar doce lar”.

O problema é que trabalhar no mesmo lugar em que você mora, seja o dia inteiro ou nas horas vagas, não é tão simples assim. Tentação de pular para o sofá e assistir TV, pessoas chamando sua atenção a toda hora, dificuldade em focar no ambiente que também representa lazer e descanso: essas são apenas algumas das dificuldades na rotina de quem exerce alguma atividade em casa.

Por  Luciane Costa Blog Vivendo de Freela

 

1_homer

Isso, porém, não é desculpa para você desistir de ganhar dinheiro trabalhando em casa, não é mesmo? Para ajudar, separei algumas dicas para manter o foco no que é importante para sua atividade profissional!

Crie uma rotina

Por mais que exista flexibilidade para quem trabalha em casa, fica difícil manter a produtividade quando não se tem uma rotina. Se esta for sua única atividade, estabeleça os horários certos para começar e para parar de trabalhar, com as pausas necessárias para almoço, academia e outros compromissos fixos.

Agora, se você trabalha em casa depois de um dia inteiro como empregado em outro lugar, precisa ser ainda mais rigoroso com seu tempo – ou não sobra espaço nenhum para o descanso e para o lazer. Saiba exatamente quantas horas pode dedicar por dia para a atividade que exerce em casa e as use com sabedoria!

Tenha o espaço certo para trabalhar

  

Esse NÃO é o espaço adequado!
Esse NÃO é o espaço adequado!

Trabalhar na cama ou no sofá pode até ser muito confortável… Mas não funciona! Seu cérebro vai ficar maluco tentando entender o que é momento de produtividade e o que é momento de descanso se você não tiver o espaço adequado para trabalhar em casa.

Se utiliza o computador para exercer sua atividade, existem alguns segredinhos para tornar o home office mais produtivo. Entre eles estão o ajuste de fatores como luz, temperatura e até as cores do ambiente.

Use ferramentas para ajudar

Foreman

 

Para conseguir trabalhar de forma efetiva em casa, é preciso contar com ferramentas para não esquecer de nenhum detalhe ou tarefa. Agenda de papel, mural de recados e ferramentas online o ajudam a ter todas as informações registradas. Também existem muitos aplicativos para celular que são salvadores! Entre eles, recomendo o Wunderlist (gestor de tarefas) e o Brain Focus (cronômetro que utiliza a técnica Pomodoro).

Envolva a família

4

 

Se mora com outras pessoas, elas precisam entender quais são seus momentos de trabalho e respeitar o espaço que criou para isso. Explique muito bem quais são as atividades que exerce e qual o nível de concentração que precisa para cada uma delas. Quem sabe até não surja um voluntário para ajudar em parte do trabalho?

Gaste energia para focar

5

 

Ficar em casa trabalhando o dia inteiro pode até gastar energia mental, mas não física. Separe um tempo em sua agenda para atividades como ir à academia, passear no parque ou qualquer outro exercício que o ajude a ser menos sedentário. Isso é fundamental para manter o foco na hora de trabalhar e também para conseguir descansar na hora de dormir.

Saiba a hora de parar

6

 

Por maior que seja o número de tarefas que tenha para entregar em um dia, é preciso saber a hora de parar. Trabalhando em casa você não tem o gatilho para o descanso que é sair do escritório e chegar em um ambiente diferente, totalmente propício para relaxar.

Se não souber a hora de parar de trabalhar, é possível que seu nível de estresse aumente e você tenha problemas como insônia. Nada do que queria quando resolveu apostar no home office, não é?

Como vai ser sua nova rotina
trabalhando em casa?

Trabalhar em casa é excelente para sua saúde e também para o seu bolso. Se organizando bem, é possível ter uma rotina mais tranquila, preservar alguns momentos para fazer o que mais gosta e, ainda, economizar por fazer as refeições em casa e não ter custos com transporte.

 

Calendar page, pen and pocket planner

 

Porém, para que esse novo modelo funcione de verdade, você precisará criar hábitos bem diferentes dos que aprendeu em tantos anos trabalhando fora. Monte sua rotina sem pressão em fazer com que dê certo em pouco tempo, mas testando o que melhor funciona para o trabalho render e ser mais produtivo!

Você também trabalha em casa? Conte aqui nos comentários quais são seus segredos para conseguir trabalhar de verdade!

Gostou das dicas? Compartilha com todos mundo! Muita gente pode estar precisando de um chacoalhão!

Você também vai curtir:

10 IDEIAS PARA GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA!

7 DICAS PARA ALCANÇAR A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

 

luciane-costa-vivendo-de-freela-nArtigo escrito por Luciane Costa, jornalista, redatora de conteúdo freelancer e editora do blog Vivendo de Freela. 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Um comentário em “Como trabalhar (mesmo) em casa!

  • 18 de outubro de 2016 a 3:21 am
    Permalink

    nathalia sempre gostei e achei interessante saber sobre mercado de açoes e investimentos quero fazer uma pergunta sabe o filme as loucuras de dick e jane eu queria saber o que acontece na empresa em que dick trabalha para falir eu nao entendi nada do que aconteceu sera q poderia explicar sou um grande fã do seu trabalho e acompanh todos os videos espero a resposto ^_^

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *