Como ser um craque na Copa do Consumo

18 de julho | 2018

Como escapar da enxurrada de apelos para o Consumo em datas e eventos comemorativos? Tem que ser um camisa 10, mesmo!

Por Proteste

Diariamente, o comércio é impulsionado por datas festivas: Copa do Mundo, Dia das Crianças, dos Pais, das Mães, das Avós, Namorados, Festa Junina, Páscoa, Férias, Natal, Dia do Chocolate e por aí vai.

Dia do Chocolate? É isso mesmo! Dia 07 de julho é o Dia Mundial do Chocolate, você sabia?

Diante disso, você precisa ser um craque do consumo driblando as pegadinhas, evitando que o árbitro de vídeo te pegue comprando gato por lebre e fazendo aquele golaço de placa quando o assunto é comprar os melhores produtos. E tudo isso, claro, conhecendo seus principais direitos.

 

Fique atento às dicas da PROTESTE para ser um consumidor campeão:

 

1 – Conheça as regras do jogo

Antes de comprar na internet veja se o site é confiável, se possui boa reputação, se há política de troca e se há reclamações dele nos principais sites de consulta como, por exemplo, no RECLAME da PROTESTE;

 

2 – Conheça bem seu bolão

Antes de comprar veja se o produto desejado foi planejado no seu bolão, ou melhor, no seu orçamento.

 

3 – Dê um cartão amarelo para as compras feitas por impulso

Caso não precise do produto, dê um cartão amarelo e ative o alerta de preços. Guarde o dinheiro para uma compra que seja mais útil e necessária.

 

4 – Evite a prorrogação.

Excesso de parcelas poderá causar descontrole. Evite levar seu cartão de crédito para a prorrogação dos parcelamentos infindáveis.

 

 

Passada a fase de grupos da “copa do consumo”, começa uma nova copa, a do conhecimento de seus principais direitos de quem compra pela internet.

Quer ser um craque? Então preste atenção:

 

1 – Exija um certificado oficial

Se até a Copa do Mundo é certificada pela FIFA, as compras também precisam de um documento.

São eles:  Nota Fiscal e Termo de Garantia. Só assim você terá tranquilidade caso ocorra algum problema e seja necessário trocar seus produtos.

Lembre: mesmo que o produto não tenha garantia, a lei concede a qualquer produto garantia de 30 ou 90 dias.

 

2 – Atenção ao apito inicial

De acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente que adquire um produto fora de uma loja física pode desistir da compra no prazo de 7 dias a contar do apito inicial, ou seja, da compra ou do recebimento do produto ou serviço.

 

3  – Penalidade máxima!

Segundo o CDC, em seu artigo 39, inciso I, é vedado o fornecimento de produto ou serviço condicionado à compra de outro produto ou serviço, o que normalmente é chamada de venda casada.

 

4  – Troque as chuteiras  

Caso o produto apresente defeito, o fabricante tem a obrigação de manter peças de reposição originais em seu estoque por um período razoável.

 

5 – Prêmio Fair play

Fair play significa modo leal de agir. Muitos estados possuem leis próprias que concedem meia entrada para doadores de sangue registrados em hemocentro e bancos de sangue de hospitais,  por exemplo. (Lei Estadual 13.964/2002 do Paraná; Lei Estadual 7.737/2004 do Espírito Santo e Lei Estadual nº 3.844/2010 Mato Grosso do Sul;)

Aí é GOOOOOOLLLL!!!!!

Quanto mais informação você tem, mais craque se torna!

A PROTESTE é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas. Há 17 anos, lutamos pelos seus direitos, consumidor. A gente faz de tudo um pouco para garantir que você não seja prejudicado: testes comparativos, campanhas, manifestações, participações em audiências públicas e muitos mais. Além disso, produzimos conteúdos de qualidade para melhorar suas experiências de compra e garantir que você não seja enganado. Precisando de ajuda de especialistas em Direito do Consumidor? A PROTESTE é a escolha certa!

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

 

Você também pode gostar

10 dicas para não cair em cilada nas compras de Dia dos Pais

Dia dos Pais - Acerte no presente

ANO NOVO, VIDA NOVA... PARA OS SEUS PONTOS!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário