Como investir com o salário de estagiário!

imageEu sei…vida de estagiário não é fácil.

Me lembro até hoje do meu estágio no SBT virando madrugadas, passando fome, entrando numa roubada atrás da outra e fazendo freela aos finais de semana pra dobrar a renda e poupar dinheiro para o meu primeiro Ap. Naquela época, apesar de estar cursando jornalismo, eu já era apaixonada por finanças e pelo poder mágico dos juros compostos que multiplicariam cada centavo que eu aplicasse com inteligência. Resultado: comprei meu primeiro apartamento à vista aos 25. (Chupa sociedade! hahahaah)

bb79aba708b4ed64ed8178f42985028b
Ok, paladina das finanças… e o que eu faço com essa informação?

(Nossa que mau-humor… só queria incentivar!)


Voltando à sua realidade: Claro que não foi fácil, haja disciplina pra não ir pro bar! E quando eu ia, levava meu lanchinho e bebia água. Meu negócio sempre foi a diversão e a zoeira, nunca a bebedeira e fazia questão de estar perto apenas de quem respeitasse o meu “pão durismo”. Cansei de ouvir gente me enchendo a paciência por causa do meu jeito econômico de ser, mas nunca dei a mínima. Hoje essas pessoas me pedem dicas de finanças e eu dou com o maior prazer.

Se você acha que só porque ganha pouco não pode ou não precisa investir, a boa notícia é: Dá pra começar a fazer um bom pé de meia agora sem abrir mão dos prazeres da fase mais louca (desculpe, tive um flashback) da sua vida. E isso só é possível porque você tem um recurso escasso a seu favor:

 TEMPO

uv-bebe-538x218
Sim… eu tenho tempo!

Pra te ajudar a se planejar e otimizar o seu salário de estagiário eu acionei um grande amigo que sabe mais do que eu sobre dinheiro e investimentos. Este post foi feito com todo carinho exclusivamente para o Me Poupe pelo Edson Ichihara do Jornada do Dinheiro, nosso parceiro de conteúdo. Além do artigo ele está dando uma planilha de planejamento super fácil de usar e que vai te ajudar muito. Você pode baixar de graça aqui embaixo. 

planilha-capa
Clique na ilustração para fazer o Download e baixe outras planilhas de graça AQUI 

Ah, ajude o blog a crescer e compartilhe este artigo com suas amigas e amigos, colegas e quem mais precisar de uma ajuda financeira sem complicação. E se tiver dúvida, pode comentar que eu respondo! Lá no final do texto vou deixar alguns links pra outros posts do Blog que também podem te interessar.

Beijos!

Nathalia Arcuri – Fundadora Blog Me Poupe!

COMO INVESTIR COM O SALÁRIO DE ESTAGIÁRIO?

Por Edson Ichihara

27015971-young-woman-showing-empty-pockets-isolated-on-white-background-Stock-PhotoOlá, meu nome é Edson Ichihara, sou médico oftalmologista e co-fundador do site Jornada do Dinheiro. Hoje vou escrever meu primeiro artigo inédito para o Me Poupe.

Eu me lembro do meu primeiro salário quando estava fazendo minha residência médica em Oftalmologia na Unicamp. Não sabia como dividir os ganhos e se tivesse realizado bons investimentos na época (há quase dez anos) hoje estaria feliz com o poder dos juros compostos.

Como não tinha muita informação sobre educação financeira na época, meus investimentos foram praticamente na poupança e  no INSS (voluntariamente paguei o valor mínimo). Não preciso nem dizer que foram as piores decisões que fiz na época.

Para que você não erre como eu fiz há quase 10 anos, e inspirado em ajudar pessoas como você que ainda não sabem o que fazer com seu salário, vou fazer um tutorial para te auxiliar nessa tarefa.

Controle dos gastos essenciais

Antes de começar,  você precisa saber exatamente quanto ganha e quanto gasta mensalmente. Para saber quanto ganha, basta ver seu holerite ou o extrato da sua conta corrente. Não vale contar com o cheque especial!

O primeiro desafio para traçar a estratégia da alocação (pra onde você vai mandar seu dinheiro) do seu investimento é saber o quanto está gastando mensalmente. Você pode fazer isso guardando os recibos e marcando semanalmente os gastos no Excel. Ou se você preferir, atualmente existem aplicativos modernos que facilitam esse controle de gastos.

Este vídeo do Me Poupe pode te ajudar: os melhores aplicativos financeiros

No meu caso, eu detestava ficar marcando gasto por gasto no Excel, então virei fã dos aplicativos Minhas Economias e Guia Bolso.

O aplicativo Minhas Economias é bom porque é fácil de usar e você marca seus gastos na hora. Você paga seu almoço e já marca no aplicativo. Com o tempo fica automático esse procedimento. Além disso, você pode criar categorias de gastos como Alimentação, Transporte e Shopping Center.

O aplicativo Guia Bolso faz a análise automática conectando-se com seu Internet Banking. Como você precisa colocar a senha do Internet Banking, muita gente não gosta de usá-lo. E se você faz pagamento com dinheiro, você vai precisar marcar manualmente esse gasto.

Esses gastos que você precisa saber são aqueles essenciais para sua sobrevivência. Costumo colocar nesta “cesta” os gastos com moradia (aluguel, telefone, luz, água, internet), comida (supermercado, restaurante)  e transporte (gasolina, passagem de ônibus). Se você mora com seus pais, provavelmente seus gastos essenciais serão baixos, bem baixos.

O ideal é que esses gastos essenciais não ultrapassem 55 % do seu salário. Se você estiver gastando mais do que isso, talvez seja hora de economizar no aluguel da casa ou no seu transporte. Como eu sei que você está aprendendo muito com todas as redes do Me Poupe, vou considerar que seus gastos essenciais são menores que 55 % do seu salário!

Estratégia de Investimentos

Salt Lake City, Utah, USA --- USA, Utah, Salt Lake City, Young woman presenting her savings jar --- Image by © Jessica Peterson/Tetra Images/Corbis

Agora: o que fazer com os 45 % restantes? Gastar tudo com roupas e sapatos novos? Não! Você precisa pensar no seu futuro também. Sabe quando o pessoal fala em pensar a longo prazo? É isso que você precisa (e pode) fazer agora.

Como eu sei que você é jovem e gosta de aprender, 10 % desse dinheiro eu investiria em educação. Para que você consiga aumentar seu salário, você precisa investir em você mesmo. Aumentar o seu valor de mercado.

Mas você pode me dizer que é impossível achar um curso que você possa pagar com esse 10% do seu salário. Isso é mentira. Atualmente, estou fazendo um curso de Técnicas de Liderança no Senac. Ela custa 495 reais e você pode pagar em até 10 vezes. Tenho certeza que existem muitos outros cursos como esse para você fazer e até mesmo cursos gratuitos que vão te dar uma bagagem extra e valorizar o seu passe.

Caso não tenha tempo de fazer algum curso presencial, há vários cursos on-line de boa qualidade também. O importante é sempre aprender para que seu currículo aumente de valor.

Vamos pensar agora em algo mais para o futuro. Outros 10 % você precisa investir para sua aposentadoria, ou melhor, para sua independência financeira. Se você tem carteira assinada provavelmente já paga a Previdência Social, o famoso INSS, mas somente isso não é suficiente. No passado, as pessoas começavam a pagar Previdência Privada para complementar a aposentadoria. Não gosto muito das previdências privadas porque há muitas taxas e a rentabilidade é baixa.

Mas então qual seria uma boa alternativa? A resposta é Tesouro IPCA. No Tesouro Direto você tem a alternativa de investir em Tesouro IPCA de vencimento em 2024 ou 2035. Você só precisa de um mínimo de 30 reais. Tenho certeza que 10 % do seu salário equivale a mais de 30 reais!

Quer saber como fazer seu dinheiro render mais com o Tesouro de uma forma segura? Leia este tutorial.

Imagine você em 2035 com esse dinheiro que você investiu em 20 anos. Tenho certeza que ficará feliz com sua decisão de hoje. Se eu tivesse investido em um título de 10 anos no começo da minha residência, estaria muito feliz com o montante de dinheiro que ganharia hoje!

Bom sobraram 25% do salario. Você deve estar pensando que vai ter uma vida meio infeliz até agora. Vai trabalhar, pagar os gastos essenciais, estudar e investir no futuro. Mas e o presente? Não se preocupe, você vai adorar conhecer a próxima etapa.

Para você ter aquele prazer imediato e relaxar do estresse do trabalho, 10 % do seu ganho você poderá gastar com o que quiser. Vai ser aquele gasto sem remorso. Você sonha com aquele sapato caro ou aquela blusa que está na moda. É nesse gasto que ela vai entrar. Só não pode gastar mais que 10 % do salário. O erro de muitas pessoas é gastar 100 % com esses gastos. Tenho certeza que com 10% você consegue aproveitar bem. Está tudo muito caro? O Me Poupe é expert em dar dicas de onde encontrar roupas, acessórios, carros e oportunidades que pra quem tem grandes sonhos de consumo e orçamento restrito. (Links no final do texto)

SONHE GRANDE!
SONHE GRANDE!

Agora com esses 15 % restantes você vai investir em objetivos de médio prazo. Sonha com o primeiro carro, a primeira viagem para o exterior? Com esses 15 % você vai investir para realizá-los. Você pode colocar em investimentos com vencimentos em 2 a 5 anos e assim seus sonhos vão se tornando realidade. Pode dividir em vários sonhos: casamento, viagem e carro por exemplo. Você pode investir 5 % em cada um.

Existem os títulos Tesouro Prefixado de 2019 e 2023 além do Tesouro IPCA 2019. Você pode casar um objetivo com o vencimento desses investimentos. Por exemplo, em 2019 vou querer fazer uma viagem. Vou começar a investir no Tesouro IPCA 2019 para que no vencimento eu possa resgatar o dinheiro investido para pagar a viagem.

Ao invés de usar os juros do cartão de crédito contra você, esses investimentos farão com que ganhe um rendimento a mais que vai te ajudar a ficar mais próximo do seu objetivo.

Muita gente também usa parte desses 15 % para doação. Por exemplo, você pode doar 5 % do seu salario para uma ONG. Atualmente eu faço uma doação mensal para a AACD porque é uma forma interessante que achei para ajudar uma entidade séria a ter mais recursos para aumentar o potencial de serviço deles. Assim, fico feliz que mais gente tenha ajuda da entidade.

Agora se você calculou seus gastos mensais (a primeira parte da estratégia) e ela ficou menor que 55%, você pode usar essa diferença nas outras categorias. O importante é sempre manter essa estratégia equilibrada. Pense sempre no presente, futuro próximo e independência financeira (fazer seu dinheiro trabalhar para você).

Vou deixar uma planilha para que você possa baixar e fazer suas contas de quantos reais gastar em cada tipo de investimento.

Para usar a planilha, você pode trocar os valores da porcentagem (eu dividi em gastos essenciais, objetivos, lazer, educação, independência financeira e doação). Só tome cuidado para que a soma das porcentagens não fique maior que 100 %! E você também pode mudar o valor total da tabela  Salário Mínimo e Seu Salário (está em amarelo).

Conclusão

Tenho certeza que seu futuro será brilhante. Escrevi esse artigo para te ajudar na estratégia de investimento para que você tenha um mapa e não fique tão perdido como eu fiquei há 10 anos.

Aproveite as lições do artigo e comece a investir no seu futuro.

Gostaria de agradecer a Nathalia por ter dado a oportunidade de ajudá-los ao ceder este espaço para eu escrever o artigo.

Muito obrigado por ler este artigo até aqui e deixe um comentário abaixo se tiver alguma dúvida!

Edson Ichihara

Você também pode gostar destes artigos e vídeos

Passo a passo: Como investir em Tesouro Direto

Intercâmbio no Canadá: 5 dicas pra ganhar dinheiro na gringa

Roupas de supermercado: VALE OU NÃO VALE?

Video

 

 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

16 comentários em “Como investir com o salário de estagiário!

  • 9 de março de 2016 a 1:28 am
    Permalink

    Onde encontro a planilha? Se não vi, desculpa.kkkk
    E ótima máteria. Se eu tb tivesse lido algo do tipo, me interessado há 10-15 anos atrás, estaria colhendo ótimos frutos (gordos frutos) agora…

    Responder
  • 9 de março de 2016 a 9:48 am
    Permalink

    Muito boa a matéria, acho que não só para estagiário, serve de base para todos, as porcentagens ficaram bem explicadas, adorei vou aplicar na pratica. Parabéns pelo artigo. Sou suspeita de falar adoro esse blog!

    Responder
  • 9 de março de 2016 a 12:34 pm
    Permalink

    Edson, isso que você comentou sobre o INSS me chamou a atenção. Também sou autônoma (tradutora) e contribuo mensalmente com o mínimo. Estou pensando seriamente em começar a investir esse dinheiro, em vez de contribuir com a previdência, mas vi algumas informações (desencontradas, diga-se de passagem) que esse recolhimento seria obrigatório.

    Ainda somos obrigados a contribuir com o mínimo?

    Responder
    • 9 de março de 2016 a 2:43 pm
      Permalink

      Olá Aline! O recolhimento não é obrigatório. Porém, apesar de não te garantir um futuro tranquilo, o INSS pode ser a segurança no presente.
      Contribuindo com o mínimo você pelo menos poderá contar com auxílio maternidade, auxilio doença, salário por invalidez e algumas outras vantagens que apenas quem contribui com a Previdência Social pode receber. Eu recomendo que você continue sim pagando o INSS pelo salário mínimo e quem sabe até aumente a contribuição no futuro para conseguir se aposentar com um valor maior. Vou passar sua pergunta ao Edson Também, quem sabe ele tem uma opinião diferente! Beijos, Nath

      Responder
    • 9 de março de 2016 a 9:41 pm
      Permalink

      Oi Aline! Obrigado pela mensagem! Se vc trabalha totalmente como autonoma, vc não é obrigada a pagar. Os médicos são obrigados a pagar se eles recebem pelo convenio (Unimed no meu caso). Mas se eu somente tivesse ganho com consultas particulares eu não seria obrigado. Em relação a pagar ou não, se eu não fosse obrigado, eu não pagaria. Preferiria fazer uma reserva de emergencia no Tesouro Selic e pagar a aposentadoria no Tesouro IPCA. Tem pessoas que falam para pagar visando a parte de seguro caso aconteça algum acidente. Mas eu como médico já atendi paciente que era impossível trabalhar, e mesmo assim o INSS não liberava a aposentadoria por invalidez… Bons investimentos, Visite nosso site http://www.jornadadodinheiro.com e faça parte do nosso grupo de discussão no Facebook https://www.facebook.com/groups/662338143896292/

      Responder
      • 10 de março de 2016 a 11:03 am
        Permalink

        Obrigada, Nath e Edson.

        Vou ponderar aqui os prós e contras pro meu caso para tomar a decisão de continuar ou interromper a contribuição. Confesso que nem tinha cogitado a não tão remota possibilidade da previdência negar o benefício em caso de necessidade.

        Responder
  • 10 de março de 2016 a 8:03 am
    Permalink

    Desculpe a ignorância, mas eu acho que entendi errado. Na soma dos percentuais eu obtive 110%. Talvez eu tenha me perdido na explicação da educação, quando é dito “10% desse dinheiro”, é relativo ao total recebido ou à diferença já descontado os 55%?

    No geral, achei o artigo bacana. Não vejo uma regra, mas um guia, as pessoas podem ajustar os percentuais de acordo com seus desejos e prioridades. Já sou investidora do Tesouro Direto, mas apenas em títulos de médio prazo. Ainda estou em fase de aprendizagem para depois arriscar um pouco mais e pensar na aposentadoria. Apesar de não ser estagiária há anos, acredito que a dica valha para qualquer classe.

    Parabéns pelo artigo e pela iniciativa e por distribuir seu conhecimento sobre educação financeira a quem tem interesse.

    Responder
    • 10 de março de 2016 a 6:37 pm
      Permalink

      Thais, quem pede desculpas somos nós. Graças à sua colaboração o texto foi corrigido. Obrigada por compartilhar a sua visão de mundo financeiro com a gente!

      Responder
  • 6 de abril de 2016 a 11:45 am
    Permalink

    Já não sou mais estagiária há anos, mas achei o texto excelente.
    Tudo que vem pra nos enriquecer é bem vindo!

    Adorei a ideia do controle via porcentagem, nunca tinha pensado nisso, fiquei imaginando se seria a única, mas conversei com meu namorado e ele também não havia pensado. hehehehe
    Já fiz o controle pros próximos dois meses dividindo dessa forma e fiquei horrorizada em ver como a quantia ficou alta pra cada.
    Tipo… Dá pra fazer tudo, desde que haja controle.

    Muito obrigada aos dois pelo post!

    Responder
    • 6 de abril de 2016 a 7:21 pm
      Permalink

      Oi Rubia! Que alegria a sua mensagem! Vai contando aqui pra gente a evolução dessa sua nova etapa “consciente de vida”. E lembre-se: Não vai ser fácil fazer disso um hábito. Mas se daqui a um mês você ainda estiver na mesma “pegada” pode ter certeza que a sua vida financeira vai mudar da água para o vinho nos próximos 6 meses.

      Responder
    • 30 de abril de 2016 a 2:11 pm
      Permalink

      Olá Rubia! Obrigado pelo elogio e pela mensagem! Bons investimentos!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *