Como fazer uma decoração "jungle" sem gastar muito

26 de abril | 2019

As pessoas que vivem nas grandes cidades sentem falta do contato com a natureza e criam miniselvas dentro de casa, como a decoração jungle

Por  Viva Decora

As plantas possuem um efeito incrivelmente poderoso sobre a saúde humana. Agora, o que muitos não sabem é que elas poder ser ótimas aliadas da arquitetura e decoração.

Certas flores e folhagens tendem a deixar os interiores mais bonitos e confortáveis. Sabendo aproveitar a natureza na dose certa, o design de qualquer ambiente poderá ficar ainda mais interessante.

Solange Vale

Na contemporaneidade, a maioria das pessoas vive em zonas urbanas, muito longe das áreas de campo e das florestas. Infelizmente, isso é muito prejudicial à saúde humana.

A necessidade do contato com a natureza é algo que está relacionado com sua raiz ancestral. Para suprir essa deficiência são criadas nas cidades zonas verdes, como praças, parques, hortas comunitárias e mais.

Tem certa parcela da população que é privilegiada por ter um pátio em casa. Agora, quem vive em apartamento, por exemplo, sente suas opções limitadas. Se o imóvel não possui um terraço ou varanda, será que a pessoa precisa desistir da ideia de ter plantas perto do si?

Não, na verdade há várias formas de se adicionar verde nos interiores das residências. Um exemplo é a “decoração jungle”. Mas, o que seria isto?

Angela Meza e Red Square Arquitetura

Bem, a decoração jungle é mais uma tendência paisagística que surgiu nos últimos anos. Recentemente, os projetistas se deram conta da relação de ‘gosto e necessidades de seus clientes’ versos a ‘potencialidade do uso de plantas em interiores’.

Novos conceitos de moradia resultantes disso provam que a preferência atual é transformar as moradias praticamente em uma “mini selva”. Entenda!

O uso das plantas em propostas de decoração de interiores

Vasos com plantas sempre foram utilizados em propostas de decoração de interiores desde a Era Clássica à contemporaneidade. A diferença é que, com o passar dos anos, os estudiosos puderam entender como explorar não só sua estética como também suas propriedades termo acústicas.

Hoje, espécies naturais não usadas para controle de muitas questões ambientais.

Vasos de plantas podem ser usados para formar corredores e orientar circulações. Com paredes vivas, podem-se criar bloqueios físicos e visuais, e gerar zonas mais frescas na casa. Já os arranjos podem chamar a atenção de certos pontos da proposta, destacando recantos e complementando outros. A partir daí surgiram as novas tendências paisagísticas para interiores!

Tetriz Arquitetura e Interiores

O significado e as características principais da decoração jungle

A decoração jungle vai muito além de “dar um toque de verde” à decoração de interiores. No estilo tropicália, que muitos arquitetos e designers já conhecem, as plantas são usadas como parte da composição do espaço.

Mas, na “urban jungle”, como muitos chamam o novo estilo, os objetos parecem estar agrupados dentro do próprio cenário natural. É como se uma floresta tivesse nascido dentro de casa.

Então, a decoração jungle não é somente uma simples montagem de jardim nos interiores. Sua pegada tropical é muito maior! Talvez por isso alguns sites tenham apelidado este modelo também como “floresta tropical urbana” ou “jungalow”,  que é uma mistura de bangalô com floresta. Saiba como montar algo assim em sua casa com as dicas a seguir!

INÁ Arquitetura e Tetriz Arquitetura e Interiores

Onde e como montar uma decoração jungle dentro de casa

O modelo de decoração jungle serve para todos os tipos de residências, tanto para casas pequenas quanto em amplos apartamentos.

Mas, como já se pode perceber, ela não se resume apenas a espalhar plantas para todos os cantos do imóvel.

Nem é uma questão de “ter muitas plantas”, mas de “ter as plantas corretas” – preferencialmente as plantas grandes.

Escolha um ponto da casa, como um canto da sala de estar, varanda, banheiro ou quarto. Então, coloque folhagens em vasos de diversos tamanhos, perto de janelas e sob o chão ou em suportes, prateleiras e estantes.

As espécies escolhidas podem ter alturas, cores e texturas variadas, mas devem suportar as mesmas condições. Faz-se, assim, uma simulação de floresta.

Sandra Moura

Um incremento à decoração

Para que a decoração jungle realmente dê a impressão de uma “mini selva”, é indicado acrescentar mais toques ornamentais aos ambientes. Uma ideia é pintar as paredes em cores que lembrem a natureza, com tons de verde e marrom. Também use nas proximidades peças estampas em floral ou de folhagem. E ainda itens rústicos, talvez em sisal e madeira.

 

Casacor Franca

Plantas mais indicadas

Obviamente, para montar esta “mini floresta” será necessário uma variada quantidade de plantas dentro de casa. Se o ambiente em tal decoração jungle receber muita luz solar, é melhor escolher espécies que gostem de sol.

Já para um ambiente com pouco sol, as que gostem de sombra. Também devem ser observadas mais condições locais, como umidade e vento, mesmo originado do aparelhos de ar condicionado.

São espécies indicadas para decorações jungle: jiboias, samambaias, palmeiras raphis e licuala, dracenas, zamioculcas, pata-de-elefante, espada-de-são-jorge e costela-de-adão, moreias, orquídeas, bromélias, bambus, pau-d’água, pleomele, ficus-lira, pacová, entre outras.

Gustavo Motta

Então, o que você achou da decoração jungle? Que tal ter um canto assim em sua casa?

Estas dicas de decoração jungle foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar

Conheça 10 maneiras de ganhar dinheiro trabalhando remotamente

10 dicas para não cair em cilada nas compras de Dia dos Pais

9 dicas para conciliar sua carreira com o trabalho freelancer

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário