Como economizar com o transporte na sua viagem

11 de maio | 2018

Se você leu nosso primeiro post aqui no Me poupe!, já sabe que falamos um pouco sobre o planejamento de uma viagem.

As etapas que citamos anteriormente são muito importantes para que você consiga concretizar o seu sonho. Mas é claro que existem muitas formas de poupar em uma viagem. E hoje, vamos falar sobre transporte.

 

 

Há quem prefira viajar só de avião, outros preferem ônibus, trens, carona… Tem  transporte para todos os gostos e claro, para cada tipo de bolso. Aqui não tem desculpa para não viajar mais, ao contrário, tem muita dica para te ajudar a economizar.

 

 

Depois de já ter definido o seu destino, você passa para a fase da investigação. É realmente uma investigação, porque você precisa correr atrás de todas as informações que puder sobre como chegar até o lugar. Você vai estudar qual a melhor forma de ir até lá e, a partir de então, começar a selecionar na sua lista o que mais cabe no seu bolso. Nessa hora, nem sempre o que nós queremos é o mais viável. Por isso, acredite em algo que sempre dizemos: esteja aberto às mudanças.

 

Avião

Digamos que o mais comum é pensar em viajar de avião. É uma das vias mais rápidas e mais seguras. Mas os valores de passagens nem sempre estão concordando com as vantagens desse transporte. Então, se você vai viajar de avião, precisa conhecer alguns truques que podem te ajudar a economizar muito.

 

 

  • Busque por passagens em dias úteis da semana;
  • Utilize todos os buscadores possíveis para encontrar os melhores preços;
  • Considere viajar em horários não convencionais (meio da tarde, madrugada…)
  • Se tiver oportunidade, viaje com empresas Low Cost
  • Utilize pontos de programas de milhagem

 

Ônibus

As distâncias no Brasil e em alguns outros países são longas, isso é o que faz com que a maioria das pessoas desista de viajar de ônibus. Mas viajando de ônibus, você tem um grande aliado, normalmente as passagens são mais baratas e aqui, diferente do avião, você não tem limite de peso para bagagem. Também temos algumas dicas de ouro para você viajar de ônibus, independente do lugar do mundo.

 

 

  • Viaje durante a noite (assim você não paga a pernoite no hotel, hostel…);
  • Se você é estudante, busque saber se tem algum desconto;
  • Procure passagens com 3 meses de antecedência;
  • Não viaje na classe executiva de ônibus (você vai pagar mais caro por quase nada de diferença);
  • Quanto mais paradas o ônibus fizer, mais barato vai ser (mas mais longa será a viagem, claro!);
  • Se for possível, fuja de finais de semana e feriados.

 

Carona

Hoje em dia, viajar de carona está super comum. A velha plaquinha deu espaço para aplicativos que te ajudam a encontrar pessoas que vão para o mesmo destino que você e dividir os custos da viagem. É muito fácil ter uma interação maior com locais ou com quem está viajando e ter uma rede de contatos em uma viagem faz toda a diferença.

 

  • Sempre utilize aplicativos de carona. Seus dados e do condutor ficam sempre disponíveis e são confirmados trazendo mais segurança para ambos os lados;
  • Viaje durante o dia (é mais seguro);
  • Verifique sempre o seu lugar de destino, pois em alguns países dar carona é proibido e em outros não é aconselhável;
  • Se utilizar a carona, opte por distâncias menores (é mais seguro);
  • Leve pouca bagagem (você nunca sabe o espaço disponível).

 

Trem

Em alguns países do mundo é muito mais conveniente você viajar de trem. Não pela paisagem em si, que em algumas vezes nem dá para ver direito, mas porque você consegue preços muito bons com 3 ou 4 meses de antecedência. Na maioria dos lugares, as estações de trem ficam no centro das cidades ou próximas a elas, isso faz com que você economize muito dinheiro com o translado.

 

 

  • Procure em buscadores de passagens de trens. Os buscadores são muito parecidos com o de avião;
  • Fique atento porque algumas empresas só oferecem passagens com 30 dias de antecedência (mesmo assim você consegue bons preços) e isso os buscadores não dizem;
  • Quanto menor for a sua bagagem melhor e mais dinâmica fica sua viagem;
  • Opte por viagens pela manhã ou no meio da tarde (os valores são bem mais em conta).

 

Dica bônus

Definir o seu translado logo de primeira pode ser um grande risco. Analise todas as opções que você tem e que o lugar te oferece. Algumas vezes, você acaba pagando muito mais ao finalizar a compra da sua passagem por descobrir alguns gastos extras. Em caso de viagens de avião, por exemplo, dependendo de onde você estiver, precisará pagar um translado do aeroporto para o lugar de destino e isso pode ser mais caro que optar em ir de trem (lembra que a maioria das estações fica no centro da cidade?).

 

Essas são só algumas dicas para você economizar com o transporte na sua viagem, ainda vamos falar muito mais sobre isso por aqui. Fiquem ligados!

 

 

Travel & Share – Viajante profissionais e empreendedores digitais, vivendo do mundo para o mundo!

 

 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

 

 

materiais-ricos-me-poupe

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário