As 4 perguntas básicas para economizar!

Eu quero?  Eu Preciso? Eu Posso? Eu devo?
Se você nunca se fez estas perguntas antes de desembolsar qualquer quantia, te convido ao incrível mundo sem o arrependimento da compra errada. Quer acertar mais? Sara está inspirada hoje e explica como! Uhuuuul!

Olhando a foto da menina de tranças ai em cima me lembrei de mim pequenina com meu cofrinho transbordante… Hoje nem de longe é tão fácil juntar tanto dinheiro, mas com as quatro perguntinhas básicas da economia, tudo fica mais fácil. O processo todo leva menos de três minutos, garanto. E você pode praticar a qualquer momento. Da próxima vez que for entrar em uma loja ou clicar no botão “comprar” daquele site de roupas liiiindas e em promoção, exercite seu poder de resposta!

Eu quero?
Tá bom, você cobiçou, se apaixonou, mas será que quer mesmo a camisa abóbora que está na moda, ou aquele cachorro fofo da propaganda que custa uma nota preta? Pense bem e responda a si mesma.

Eu preciso?
Ok, você pode até pensar: “mas é claro que eu preciso deste cachecol feito com lã de ovelhas Chilenas!”. De novo: reflita por um instante… Será que aquele outro cachecol da mesma cor e de lã de ovelhas brasileiras já não está de bom tamanho?

Eu posso?
Xiiii… essa é a pergunta que ninguém quer se fazer porque, na maioria das vezes, a resposta é não. Mas com cartão de crédito ela automaticamente se converte num SIM em letras maiúsculas. Vamos lá, seja honesta com você mesma e só leve para casa aquilo que o seu bolso permite comprar.

Eu devo?
Ai é que está. Essa é uma questão de consciência. R$10,00 guardados hoje serão R$85,00 em trinta anos se poupados em um investimento conservador, como a poupança. É claro que você não precisa viver contando os centavos e multiplicando pra saber quanto valerão em três décadas, mas pense bem: o que valerá mais: aquele prazer momentâneo ou o valor acumulado no tempo. Pense a respeito e seja feliz!

PS: caso queira calcular qualquer valor acumulado no tempo…. acesse esta calculadora financeira!http://www.calculadoraonline.com.br/financeira

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *