Agora sou premiada! E daí?

Depois de três meses de angústias, insônias, discussões profundas a respeito da vida financeira alheia, conference calls depois do expediente e muitos neurônios queimados, eu e meu grupo da Jornada de Planejamento Financeiro promovida pelo IBCPF, órgão que certifica os profissionais do planejamento financeiro no Brasil,  vencemos a disputa. E o que isso significa? Nada e tudo.

Por Nathalia Arcuri

Grupo campeão Jornada de Planejamento Financeiro IBCPF 2014
Quando criei este blog, cerca de um ano e meio atrás, não tinha a menor idéia de onde meus devaneios financeiros, traduzidos em palavras, iriam chegar…

Sou jornalista, repórter de variedades da Rede Record e desde criança trato o dinheiro de um jeito peculiar, pra não dizer esquisito. Nunca entendi porque as pessoas precisam ter coisas que não fazem falta enquanto abrem mão daquilo que lhes é mais precioso.

Já expliquei como foi o “despertar de Nath” nesta entrevista para o Dinheirama.com. Se puder, olha lá depois. Mas só depois, pra não perder meu raciocínio. Dá trabalho organizar as idéias!

(Só um parênteses, “Despertar de Nath” ainda não é um filme de terror, ok?)

Bom, este ano resolvi tornar o que me era genuíno em conhecimento teórico. Fui atrás de explicações para o que eu sentia em relação às finanças pessoais: minhas e dos outros.

Bati na porta do INSPER, um dos mais consagrados Institutos de ensino e pesquisa econômica do país. Fiz o curso de planejamento financeiro, me aproximei do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) e lá descobri que tudo o que pratiquei a vida inteira instintivamente tinha nome: Planejamento Financeiro.

EURECA!

Desculpe este post egocêntrico, mas é que hoje realmente estou me achando…

Sem mais delongas, vamos a história do prêmio de hoje!

Pra participar da Jornada de Planejamento Financeiro do IBCPF você precisa de foco e sorte, além de disposição. A sorte me sorriu quando fui parar em um grupo com seis pessoas, de três estados diferentes (São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso) todas engajadas e com o mesmo objetivo que eu: Levar o troféu.

Se ser competitivo é uma virtude ou defeito eu não sei, só sei que deu certo.

Durante três meses trocamos emails e fizemos reuniões telefônicas analisamos a vida e as necessidades de uma família fictícia, porém baseada em casos reais. Levantamos os ganhos, as despesas, a capacidade de poupança, os descontroles financeiros, as questões sucessórias, tributárias, as aplicações, os seguros e tudo mais que um Plano Financeiro de longo prazo precisa ter.

Me concentrei na aposentadoria e na elaboração do texto ao cliente e descobri que planejar o sossego de alguém exige sangue frio e, ao mesmo tempo, emoções humanas capazes de compreender que as reais necessidades de uma pessoa ou família, nem sempre ou quase nunca, se parecem com as suas.

É como se naquele momento eu fosse um titereiro, aquele cara que manipula os marionetes, desembaraçando os fios dos bonecos pra que eles possam ganhar uma vida independente, assim como o Pinócchio.

Meu Deus, to ficando louca ou acabei de dizer que me sinto o “Gepeto das Finanças”? hahahahhah

Voltando ao prêmio…

Valeu cada neurônio perdido…
Quando ouvi anunciarem o nosso grupo como um dos vencedores (sim, deu empate técnico entre dois trabalhos) tive a sensação de estar no Oscar. Ali, diante daqueles profissionais do mercado financeiro, ao lado dos meus colegas de grupo, todos do Private Banking, me senti parte daquele universo tão particular. Percebi que sabia mais do que imaginava e que ainda tenho muito, mas bota muito nisso, a aprender.

Hoje cheguei à conclusão de que o alcance das nossas palavras depende apenas de como vamos escrever a própria história e isso pode ser o principio de Tudo ou o fim do Nada.

(filosofando total!)

Recado pra mim:

Comemore sua vitória e seja feliz!

Dedico este post aos meus companheiros de grupo: (da esquerda para a direita) Francisco Pacheco, Marco Antonio, Leila Miorelli e Regis Cima.

Vocês foram sensacionais!

Nathalia Arcuri – Me Poupe

photo-nathalia

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

5 comentários em “Agora sou premiada! E daí?

  • 21 de novembro de 2014 a 7:25 pm
    Permalink

    Oi Nathalia,

    Que surpresa descobrir o seu blog!!!! Parabéns!!!
    E parabéns mais uma vez pelo prêmio!!!! Sua pergunta não saiu da minha cabeça, confesso que me pegou de surpresa e que depois pensei em coisas melhores para respondê-la: para integrar no planejamento financeiro um membro da família que esteja reticente, ele precisa reconhecer o Valor do trabalho, e para isso o planejador financeiro precisa descobrir quais são os valores dele, e usar uma linguagem que esteja de acordo com eles, para que ele perceba o valor do trabalho e colabore, passando a se sentir pertencente e responsável pelo processo. Isso faz com que ele mude de posicionamento e passe a jogar a favor do trabalho.
    Espero que você tire a certificação em breve e venha fazer parte do nosso time!!!! E que seja a próxima autora do Case!!!
    Que surpresa descobrir que você é jornalista, este é meu sonho de consumo desde a adolescência, acho que podemos trocar muitas figurinhas!!!! Sucesso!!!!!!!

    Beijos, Lavínia

    Responder
  • 22 de novembro de 2014 a 3:18 am
    Permalink

    Lavínia, a surpresa é minha, aliás, uma das mais recompensadoras que já tive! Adorei sua palestra, fiquei encantada com a sua didática e tenho certeza que em breve seremos colegas de ambas as profissões. Obrigada pela resposta! Faz todo sentido. Geralmente quando quero convencer alguém a visualizar o dano causado pelas compras de impulso faço a pergunta: você já pensou quantas horas de trabalho isso te custou? Geralmente depois da pergunta descubro se a pessoa está a fim de ouvir o resto e pensar mais a respeito ou se quer me mandar um belo "não se mete". rs Obrigada pelo comentário carinhoso, pelo prêmio e por compartilhar o conhecimento! Até!

    Responder
  • 23 de novembro de 2014 a 11:12 am
    Permalink

    Parabéns Nathalia pelo prêmio. Tenho certeza que foi merecido.
    Curto muitos os seus posts.
    Beijos

    Responder
  • 24 de novembro de 2014 a 4:07 pm
    Permalink

    Parabéns Nathalia, fico feliz por você e pelo grupo "lutador e guerreiro" que mereceu o prêmio.

    Foi um prazer as aulas no "Planejamento Financeiro – Insper"

    Abraço e felicitações.

    Syllas dos Passos Ramos, CFP®
    Professor e Diretor do IBCPF

    Responder
  • 28 de novembro de 2014 a 6:47 am
    Permalink

    Nathalia,

    Agradeço demais por toda sua dedicação com o nosso trabalho de Planejamento Financeiro.

    Foi um prazer tê-la na equipe e tenho certeza que este prêmio lhe dará um incentivo ainda maior na orientação das pessoas que precisam de assessoria financeira.

    Parabéns pelo seu Blog e muito sucesso para você.

    Um bjo

    Regis Cima

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *