6 Motivos pra você não esperar tudo voltar "ao normal" pra cuidar do seu dinheiro

24 de junho | 2020

Você quer cuidar melhor do seu dinheiro, começar a investir, a estudar sobre como fazer seu dinheiro render, mas está esperando “tudo voltar ao normal” pra fazer isso, né? AAAAA NÃO! Lê agora este texto pra você entender porque você tem de começar a fazer isso agora!

Por Me Poupe!

Eu já vou começar esse texto um pouco pistola com você! Por quê? Porque eu sei que você está esperando tudo voltar ao “normal” pra começar a cuidar do seu dinheiro! Criatura, não me deixa nervosa! Não faz isso!

“Mas Me Poupe! Olha essa crise! Não dá pra pensar em investir ou juntar dinheiro com tudo isso que está acontecendo!”

Ahhh, mas dá SIM! E é isso que eu vou te explicar neste texto! Em primeiro lugar, eu preciso que você se comprometa! Não comigo, mas com a sua vida, criatura!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, mulher jovem, branca, de cabelos lisos e escuros, está sentada em um estúdio com o fundo branco e preto. Ela faz um coração com as mãos e diz: Obrigada

 

Agora que você está comprometida e comprometido, vamos entender os motivos pra você não esperar tudo passar pra cuidar do seu dinheiro!

Motivo 1. Porque o tempo não espera

Você não pode esperar, porque quanto mais cedo você começa a cuidar do seu dinheiro, melhor pra você! É uma questão de esforço e resultado. Vou te explicar: se você tem 20 anos e começa agora a investir para se aposentar com uma renda de 5 mil reais, daqui a alguns anos você vai precisar fazer menos esforço financeiro pra ter esse valor que você planejou.

Se você quer se aposentar com 5 mil, mas começa a investir com 40 anos o seu esforço será maior. Ou seja, você vai precisar investir mais todos os meses para ter o mesmo valor quando se aposentar.

Sem contar a força dos juros compostos. Quanto antes você começar, mais tempo você vai investir e mais juros sobre juros você vai ganhar!

#PRATODOSVEREM: Nath em um estúdio dizendo: “muito dinheiro”

 

Motivo 2. Porque imprevistos acontecem

Tá aqui um motivo que eu sei que você já subestimou…Se tem uma coisa que acontece na vida é imprevisto: você pode ficar doente, ou alguém da sua família pode ficar doente, você pode perder o emprego ou ter a renda reduzida, seu carro pode quebrar…tanta coisa pode acontecer. É sério que você vai esperar tudo voltar “ao normal” pra você pensar nisso?

Imprevistos podem acontecer agora, com você na sua casa! Se você não tiver uma reserva de emergência para lidar com essas situações, o que você vai fazer? Não adianta se distanciar da realidade: imprevistos acontecem na vida de todo mundo. Então, esteja preparada e preparado para lidar com eles!

Motivo 3. Porque o amanhã sempre vem

Ahhh…essa eu sei que você já falou ou conhece alguém que insiste nessa ideia: “Por que vou investir se eu não sei o dia de amanhã? Posso nem estar aqui amanhã!”. Daí, você acorda e o amanhã chegou e você está sem um puto no bolso! Se tem uma coisa que o nosso cérebro não gosta é pensar no futuro. Passamos milhares de anos com o nosso cérebro apenas focado na sobrevivência, no hoje!

O córtex pré-frontal do nosso cérebro, que é basicamente a parte do nosso cérebro responsável pelas análises, foi a última parte do nosso cérebro a se desenvolver. Não é à toa que a gente ainda é muito impulsivo, e não quer saber de futuro, só no hoje. Acontece que você precisa mudar o seu padrão de pensamento, porque o amanhã sempre vem, criatura. E é melhor que quando ele chegue você tenha dinheiro no seu bolso, não é mesmo?

Se você está curiosa ou curioso pra saber como os vieses comportamentais influenciam a sua vida financeira e como mudar essas padrões, entender de investimentos e começar a montar uma carteira de investimentos só sua, a lista de espera para a Jornada da Desfudência já está aberta aqui! Não perde essa chance de mudar de vez a sua vida!

Motivo 4. Porque vai ter outra crise

Da mesma forma que o amanhã sempre chega, uma crise também sempre vem!

“Me Poupe!, pelamor, como assim?”

Calma, criatura! Deixa eu te explicar uma coisa: a economia vive de ciclos, como a sua máquina de lavar roupa. Ela tem períodos de crescimento, períodos de estagnação e períodos de queda. Isso é normal. Da mesma forma que sua máquina não fica centrifugando a sua roupa pra sempre, a economia também não cresce pra sempre!

Cuidar do seu dinheiro agora é se prevenir para quando outra crise chegar! Eu sei porque é difícil pensar assim. É que existe um viés explicado pela economia comportamental chamado desconto hiperbólico. Ele é a nossa crença infundada de que o tudo vai ser melhor no futuro. A gente não gosta de pensar que vai dar ruim, né? Pois é…mas pode dar. E muito ruim. O que estamos vivendo agora diz muito sobre isso.

Tanta gente, durante todos esses anos em que coloquei a Nath pra trabalhar desdenhou da reserva de emergência. Recebia e-mails e mensagens de pessoas dizendo que não precisa disso. E muitas outras decidiram que tinham de fazer. Hoje, a galera que decidiu fazer a reserva só tem gratidão pelo próprio esforço delas de criar essa reserva. Se você acha que essa é a última crise que você vai ver, você está se enganando…

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri com as mãos na cabeça dizendo “UAU “

Motivo 5. Porque oportunidades aparecem

Sabe aquela meta que você tem há anos? De repente, agora, o que você tanto queria está muito, mais muito mais barato. Mas você não tinha de fato desenhado essa meta, né. Você queria muito, mas não se planejou, não economizou e nem investiu pra essa meta…E hoje, que  esse sonho está super barato, você não pode comprar…

Começar a investir agora e não esperar as coisas voltarem “ao normal” é se preparar também para oportunidades. Se tem uma coisa que eu vi nessa crise foram os alunos da Nath, da Jornada da Desfudência, comprando ações na Bolsa de Valores, aproveitando as quedas generalizadas.

“Então, Me Poupe!, é pra comprar ações na baixa? É pra isso que vou cuidar do meu dinheiro agora?”

É claro que não! Os alunos da Jornada sabem que comprar ações na baixa não é a única estratégia pra investir na Bolsa! Mas eles sabiam o que estavam fazendo porque eles entenderam, no treinamento, como a Bolsa funciona, técnicas, e aprenderam a montar a própria carteira de investimentos, com base nos seus valores individuais e metas! Eles souberam aproveitar as oportunidades, porque estão cuidando do dinheiro agora!

Da mesma forma que a gente não sabe quando os imprevistos vão acontecer, a gente também pode não saber quando as oportunidades vão aparecer na nossa frente! Para os dois, o ideal é sempre ter dinheiro, né!

Motivo 6. Porque sua vida não pode esperar

Se você não se convenceu com nenhum desses motivos, agora vai se convencer com este: sua vida não pode esperar! Quando você deixa pra depois o cuidado com o seu dinheiro, você está deixando a sua vida pra depois. Quem aprende a controlar o próprio dinheiro aprende a controlar a própria vida.

Cuidar do dinheiro não é sobre controlar gastos e aumentar a receita. É sobre realizar os sonhos mais selvagens. É sobre poder criar um plano para não depender de ninguém, além de você mesmo. É poder chegar em um momento da sua vida em que você pode ser o que quiser, fazer o que quiser, estar onde quiser. É sobre sua vida. Não é sobre suas finanças.

A sua jornada começa quando você decide que não tem melhor hora do que agora pra cuidar do seu dinheiro. Os alunos do treinamento da Nath, a Jornada da Desfudência, sabem bem disso. Agora que eles conhecem as ferramentas e sabem para onde querem ir, eles mudaram as próprias vidas. Estar sem dívidas, ter dinheiro investido e ganhar mais são apenas consequências. O que eles têm de mais precioso agora é o controle.

É sério que depois disso você ainda vai esperar tudo voltar “ao normal” pra começar a cuidar do seu dinheiro? Escreve nos comentários que eu quero ver!

 

Você também pode gostar

As 5 perguntas sobre dinheiro mais feitas para a Me Poupe!

6 Etapas fundamentais do dinheiro! Última aula ao vivo com a Nath

6 mitos sobre dinheiro que os nossos pais contam (e um ebook grátis pra dar de presente pra ele!)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isabela 05 de July | 2020

Eu preciso, necessito e quero ser sua aluna.

ALDA PEREIRA DA SILVA 27 de June | 2020

Me ajudaaaaaa