6 dicas de planejamento financeiro para Mães Solo

09 de agosto | 2018

Cuidar sozinha da criação dos filhos é um grande desafio.  E o Planejamento Financeiro é essencial para te ajudar nesta missão!

Por Elle Braude

O tempo parece ser mais escasso, justamente por ter que dar conta de múltiplas tarefas sozinha. Especialmente para essas mães, gostaria de compartilhar dicas de como lidar com a parte financeira.

 

1. Arranje tempo para se educar financeiramente

O Me Poupe! é um pote de ouro para informações financeiras pessoais. Aqui você aprende a economizar, investir e se desfuder financeiramente! Aproveite a soneca ou a escola dos pimpolhos e junte-se à festa!

 

 

 

2. Monte o seu orçamento familiar

Tenha na ponta do lápis quais são os seus recebimentos e os seus gastos. Somente entendendo quais são as suas despesas e para onde o dinheiro vai é que você pode começar a se planejar e economizar para metas que você considera importantes, seja a educação universitária dos filhos, seja uma viagem inesquecível…

Lembrando que a melhor mensagem que passamos aos nossos filhos é através do exemplo, então que tal fazer uma forcinha extra para montar um belo orçamento familiar?

 

 

3. Reserva de emergência

Economizar mensalmente é um item crítico para mães solo.  Uma vez estabelecido o hábito, um dos primeiros itens a serem considerados é uma reserva de emergência de pelo menos 6 meses dos gastos familiares. Caso aconteça algum imprevisto, você terá como lidar com a situação com menos stress.

 

 

 

 

4. Planeje-se para gastos com saúde

Com crianças, gastos com pediatra, vacinas e pequenas emergências podem ocorrer. Adicionalmente, mamães solo também precisam cuidar de sua saúde. Caso não tenha cobertura, estude a contratação de um plano e destine parte de seu orçamento para essa despesa.

 

5. Verifique a contratação de um seguro de vida

Está aqui um item que desejo que ninguém venha a precisar, mas não podemos deixar de considerar… Caso você tenha problemas com invalidez, ou mesmo venha a faltar como ficarão os seus filhos? A contratação de um seguro de vida pode ser utilizada para auxiliar financeiramente seus herdeiros, podendo garantir o sustento básico deles. Vale a pena contatar um corretor de seguros e se informar melhor sobre o assunto.

 

6. Não se esqueça de você

Apesar do foco ser a prole, não se esqueça dos seus sonhos, objetivos e, principalmente, de sua liberdade financeira na longevidade. São os seus propósitos de curto, médio e longo prazo que te darão aquele impulso extra para fazer boas escolhas em relação ao seu orçamento familiar.

 

 

A todas mães solo, tiro o meu chapéu e deixo um grande abraço! Boa sorte em sua jornada financeira!

 

C’est tout!

 

_DSC7892

Sou a Elle Braude, planejadora financeira certificada CFP ® , formada em Finanças pela New York University, pós graduada em Banking pela Fundação Dom Cabral. Sou mãe de trigêmeos e adoro aproveitar mais o tempo com a minha tropinha gastando menos. Atender famílias e ajudá-las a se organizarem financeiramente é a minha vocação.

 

 

 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

 

Você também pode gostar

5 Lições sobre dinheiro para ensinar aos filhos

Planejamento para os avós, você já parou para pensar?

Como pagar a escola dos filhos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celiane Marinho 09 de September | 2018

'Olá Naty, Lhe sigo a pouco tempo mas já estou completamente viciada no seu canal, amo seus vídeos, ótimo conteúdo, você realmente sabe oque está falando, isso me passa muita segurança em seguir seus conselhos e por em prática, sem contar que é doidinha igual a mim ^_^ kkk Sou mãe carreira solo, tenho a Lavínia de 5 aninhos, (a Lavínia mais linda de todas) rs.. Desde que me tornei mãe, não penso em outra coisa há não ser ficar rica e poupar para o futuro dela. Quando ela estava com 1 aninho fiz os documentos, RG, CPF para abrir a sua poupança juntamente com a previdência seguida de seguro, logo vi que não precisava ter a poupança então ela foi cancelada, mas prossigo com a previdência e seguro incluso. 'ACREDITE!! Você me ajudou muito, comecei a investir esta semana, abri uma conta na Rico e comprei meu primeiro Tesouro Direto Selic, valor mínimo só pra começar, mas pretendo ser rica, tenho o sonho de ser rica, e pretendo cada dia mais investir. ja organizei minhas finanças e estou me policiando muito para conseguir cada dia mais com que sobre mais. 'PEÇO ENCARECIDAMENTE A SUA AJUDA, PARA QUE POSSA ME ORIENTAR MELHOR, TALVEZ EM ALGO MAIS QUE EU POSSA FAZER PARA ADQUIRIR ESTE PATAMAR TÃO DESEJO POR MIM. Não briga comigo se você tiver que responder com assuntos ja postados, (ou se quiser também), estou quase terminando de assistir todos, e pretendo assistir todos e continuar lhe acompanhando. Desejo uma noite e bons investimentos, #natyrumoaobi ;) 'Torcendo por sua resposta :) Bjao..

Dahare Dárshana 14 de August | 2018

Amei o post, terei meu bebê a qualquer momento e por acaso encontrei o post! Super amei! <3