6 dicas de planejamento financeiro para Mães Solo

09 de agosto | 2018

Cuidar sozinha da criação dos filhos é um grande desafio.  E o Planejamento Financeiro é essencial para te ajudar nesta missão!

Por Elle Braude

O tempo parece ser mais escasso, justamente por ter que dar conta de múltiplas tarefas sozinha. Especialmente para essas mães, gostaria de compartilhar dicas de como lidar com a parte financeira.

 

1. Arranje tempo para se educar financeiramente

O Me Poupe! é um pote de ouro para informações financeiras pessoais. Aqui você aprende a economizar, investir e se desfuder financeiramente! Aproveite a soneca ou a escola dos pimpolhos e junte-se à festa!

 

 

 

2. Monte o seu orçamento familiar

Tenha na ponta do lápis quais são os seus recebimentos e os seus gastos. Somente entendendo quais são as suas despesas e para onde o dinheiro vai é que você pode começar a se planejar e economizar para metas que você considera importantes, seja a educação universitária dos filhos, seja uma viagem inesquecível…

Lembrando que a melhor mensagem que passamos aos nossos filhos é através do exemplo, então que tal fazer uma forcinha extra para montar um belo orçamento familiar?

 

 

3. Reserva de emergência

Economizar mensalmente é um item crítico para mães solo.  Uma vez estabelecido o hábito, um dos primeiros itens a serem considerados é uma reserva de emergência de pelo menos 6 meses dos gastos familiares. Caso aconteça algum imprevisto, você terá como lidar com a situação com menos stress.

 

 

 

 

4. Planeje-se para gastos com saúde

Com crianças, gastos com pediatra, vacinas e pequenas emergências podem ocorrer. Adicionalmente, mamães solo também precisam cuidar de sua saúde. Caso não tenha cobertura, estude a contratação de um plano e destine parte de seu orçamento para essa despesa.

 

5. Verifique a contratação de um seguro de vida

Está aqui um item que desejo que ninguém venha a precisar, mas não podemos deixar de considerar… Caso você tenha problemas com invalidez, ou mesmo venha a faltar como ficarão os seus filhos? A contratação de um seguro de vida pode ser utilizada para auxiliar financeiramente seus herdeiros, podendo garantir o sustento básico deles. Vale a pena contatar um corretor de seguros e se informar melhor sobre o assunto.

 

6. Não se esqueça de você

Apesar do foco ser a prole, não se esqueça dos seus sonhos, objetivos e, principalmente, de sua liberdade financeira na longevidade. São os seus propósitos de curto, médio e longo prazo que te darão aquele impulso extra para fazer boas escolhas em relação ao seu orçamento familiar.

 

 

A todas mães solo, tiro o meu chapéu e deixo um grande abraço! Boa sorte em sua jornada financeira!

 

C’est tout!

 

_DSC7892

Sou a Elle Braude, planejadora financeira certificada CFP ® , formada em Finanças pela New York University, pós graduada em Banking pela Fundação Dom Cabral. Sou mãe de trigêmeos e adoro aproveitar mais o tempo com a minha tropinha gastando menos. Atender famílias e ajudá-las a se organizarem financeiramente é a minha vocação.

 

 

 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

 

Você também pode gostar

Guia prático e econômico para adquirir aparelhos de surdez (AASI)

10 dicas para não cair em cilada nas compras de Dia dos Pais

Nômade digital: entenda o que é e como se tornar um

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dahare Dárshana 14 de August | 2018

Amei o post, terei meu bebê a qualquer momento e por acaso encontrei o post! Super amei! <3