5 passos para sair da crise melhor do que entrou

Eu acho que não te conheço, mas já sei uma coisa sobre você: VOCÊ É INTELIGENTE!

JURA? COMO VOCÊ SACOU?
JURA? COMO VOCÊ SACOU?

Você poderia estar ligando seu Netflix, lendo uma coluna de fofoca, procurando os últimos gols da rodada, mas não, você está aqui querendo saber como aproveitar a crise e usá-la a seu favor. Acredite, isso te faz uma pessoa com muito mais chances de sair da crise melhor do que entrou.

Seguinte:

Antes de ler o texto que eu preparei com todo carinho, eu só quero que você guarde uma frase célebre na sua mente:

“ENQUANTO UNS CHORAM, OUTROS VENDEM LENÇOS”

E aí? Quer vender uns lencinhos? Então vambora!

mulher-assoando-o-nariz-22695

É, gente…

A vida não está fácil pra ninguém. Inflação nas alturas, desemprego galopante, dólar com síndrome de gigantismo… Quem é que consegue chegar ao final do mês no azul desse jeito?

Muita gente, se você quer saber.

E sabe qual é o segredo das pessoas que conseguem manter o equilíbrio financeiro mesmo na crise? Controle e disciplina.

Se você esperava uma solução mágica, desculpe. Os 5 passos para sair da crise melhor do que entrou nela dependem mais de você do que de qualquer outra pessoa. Se depois desse balde de água fria você ainda continua aí, é porque tem potencial. Seja firme e boa sorte.

1 – FAÇA O ORÇAMENTO DOMÉSTICO DETALHADO

Saber exatamente quanto entra e quanto sai é o primeiro passo para estabelecer metas de crescimento a curto, médio e longo prazos. Durante os próximos 30 dias anote todos os gastos até mesmo os que lhe parecerem insignificantes, como o trocado dado ao entregador de pizza, ou a bala depois do almoço. Não se esqueça de ordená-los por categorias, como alimentação, lazer, transporte, etc. (veja o tópico numero 6 da lista no final deste post) Este exercício lhe dará a noção exata do destino dos seus recursos financeiros.

2 – PRIORIZE O QUE É ESSENCIAL

Descobriu quais são as gorduras no orçamento? Ótimo! Hora de priorizar o que é essencial. Reflita com a família (ou sozinho, se for o caso) quais são as necessidades prioritárias e firmem um acordo para que todos tenham as necessidades imprescindíveis atendidas. É importante que a família se conscientize a respeito do que é realmente necessário para manter as necessidades básicas e o mínimo de conforto e lazer.

3 – OTIMIZE SEU TEMPO

Tempo é dinheiro, como você sabe. Mas poucas pessoas usam o tempo a seu favor no momento de economizar ou ganhar mais dinheiro. Precisa abastecer a casa? Que tal arranjar um tempo para ir ao supermercado mais barato ou ao atacadista que oferece preços até 50% mais baixos?

Porque não bater um pouco mais de perna antes de comprar um presente? Imagine só quanta coisa você poderia fazer com o tempo desperdiçado em redes sociais? Bastam duas horas de dedicação do seu dia para um novo projeto que pode aumentar a sua renda, pense nisso.

4 – TRACE METAS

Quem não tem objetivos claros de curto, médio e longo prazo se perde nas oportunidades que pipocam o tempo todo na crise. O impulso de comprar um objeto que não estava na lista de prioridades pode colocar em risco todo o planejamento feito em família. Com metas realistas fica mais difícil se render ao apelo do “mais barato” e focar na reserva necessária para a aquisição de bens mais importantes.

5 – APRENDA A INVESTIR

Poupar dinheiro é importante, mas saber multiplica-lo é o que vai fazer a diferença no futuro. Graças à crise a renda fixa no Brasil tem alcançado patamares que há tempos os investidores não encontravam. A oferta de sites que oferecem informação de qualidade sobre educação financeira gratuitamente é imensa e incluo aí o mepoupenaweb.com que há dois anos vem educando financeiramente milhares de brasileiros.

Nossa missão é construir um país mais próspero e independente através de uma linguagem simples e de ferramentas eficazes pra que todos possam sair da crise melhor do que entraram nela.

Pra te ajudar nessa missão, vou te indicar 7 artigos e vídeos, um pra cada dia da semana. Se pelos próximos 7 dias você mantiver a disciplina de ler um desses textos ou assistir a esses vídeos que eu vou indicar, GARANTO A VOCÊ, baby:

Daqui a uma semana você já estará cuidando muito melhor do seu dinheiro e será capaz de:

TER UMA ESTRATÉGIA PRA QUITAR UMA DÍVIDA

POUPAR MAIS DINHEIRO DO QUE NUNCA POUPOU

INVESTIR COMO NUNCA INVESTIU

E o melhor, a informação é de graça.

O que eu te peço em troca? (você não achou que eu, justo eu, Nathalia Arcuri, chorona profissional, não ia te pedir nada, né? hahahahah)

Compartilhe este artigo e assine o Canal do Me Poupe no YouTube!  Ajuda a Nath!

Pra assinar o Canal

1 – clique neste link do YOUTUBE

2 – Clique na abinha vermelha escrito “inscrever-se”

3 –  PRONTO! Você vai receber um email toda vez que os vídeos novos estiverem disponíveis e prontos pra te enriquecer sem frescura e sem lenga-lenga!

Agora que você já fez a sua parte (compartilhou este artigo nas suas redes sociais e assinou o canal?OBRIGADA!),

deixa que eu faço a minha:

Vídeos e/ou artigos recomendados pra ver durante a semana e dar um jeito na sua vida financeira!

1 – 5 lições de educação financeira para enriquecer!
2 – Por que você não consegue guardar dinheiro?
3 – 5 passos pra se livrar das dívidas!
4 – Passo a passo pra investir no Tesouro Direto
5 – 3 Ferramentas poderosas de coaching para enriquecer!
6 – Descubra a melhor técnica de controle de gastos

7 – Como nunca mais pagar tarifas bancárias!

8 – Ficou desempregada? Saiba como arranjar emprego mais rápido! (bônus)

Aproveite a crise e seja feliz!

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *