5 atitudes de resiliência para enriquecer!

20 de agosto | 2018

Resiliência é a chave para conquistar a maioria dos seus sonhos e objetivos! Ser  resiliente é se adaptar e evoluir, principalmente em momentos adversos. Como conseguir isso? Algumas atitudes na trajetória da Nath Arcuri podem te inspirar muito! 

Por Leila Sleiman

1. Persistência e determinação

Mais do que finanças, a Nath educa você sobre a importância de persistir. Desde deixar currículos no para-brisa do carro; “perseguir” durante um ano o seu professor para que ele a ajudasse a conseguir um estágio na emissora de televisão que ela queria; ouvir pessoas de referência dizendo que ela ganhava muito bem e que não deveria abrir mão disso; que ela não era economista; deixar durante mais de 2 anos a logo do Me Poupe! na tela do celular mesmo quando quase ninguém o conhecia. Provavelmente existiram vários motivos que poderiam levar qualquer um de nós a desistir, mas essas atitudes revelam a necessidade e a capacidade de persistir. Além disso, evidencia a determinação em fazer as metas se tornarem reais, mesmo quando o contexto não é tão favorável a essas mudanças e conquistas.

 

2. Proatividade

A proatividade exige força de vontade e requer também um grande estoque daquele famoso óleo…. O óleo de peroba! A Nath mostra que é preciso ter “cara de pau” para fazer acontecer, muitas vezes a vergonha poderá tentar te impedir, mas é preciso ter coragem e deixar os receios de lado. Ninguém sabe o que realmente se passa por trás dos bastidores. Para os convites começarem a chegar, sem dúvidas, a Nath bateu em muitas portas, ofereceu várias propostas, como, por exemplo, quando ela tentou em várias rádios e consegui ter um programa de finanças na Rádio Rock. Ou seja, não esperar, não se vitimizar, pensar em várias alternativas e agir para colocá-las em prática!

 

3. Tolerância à frustração

Quantos nãos você já levou na vida? Quantas portas se fecharam? Após isso, o que você fez, usou todo o pessimismo alheio e frustração para seguir mais forte? Ou, como a maior parte das pessoas, se deixou abater, entristecer e se diminuir por conta disso? Sem o NÃO da emissora em que trabalhava talvez o Me Poupe! não teria a cara e a força que tem hoje! Após uma expectativa não atendida, a frustração é normal, o baque é esperado, mas use todas as frustrações a seu favor, permita que elas tornem você mais forte e mais tolerante a esse tipo de situações. Através do Me Poupe!, a Nath nos ensina que receber um NÃO faz parte do processo, mas se podar e privar-se da realização dos seus sonhos por conta dos nãos alheios, não faz sentido!

 

 

4. Feito é melhor do que perfeito

Não espere o melhor insight, a ideia mais genial de tema para começar, apenas comece! Nossa musa inspiradora começou o seu canal milionário no Youtube com um vídeo ensinando a economizar fazendo o cabelo em casa! Ela não esperou a entrevista com o diretor do Banco Central para lançar seu blog e canal, ela simplesmente começou e passou a aprimorar seu conteúdo, suas ferramentas e os novos insights e conquistas passaram a ser consequência disso!

 

 

5. Rótulos são apenas rótulos

Se você permitir, um rótulo pode definir você, mas eles não necessariamente definem. Isso depende apenas de você. Imagino que não tenha sido fácil ser conhecida como a chata, a mão de vaca, a muquirana, mas o que essas características revelam além desses rótulos em si? Ser a chata revela a capacidade de contrariar o grupo e dizer não? Revela talvez uma assertividade? Se a Nath tivesse “vestido” o rótulo, talvez ela tivesse podado uma característica tão importante: a de conseguir se colocar, se posicionar, que é tão necessária (inclusive hoje com os potenciais patrocinadores do Me Poupe). Ser “mão de vaca” talvez revele a capacidade de ser econômica e o “muquirana” transparece o autocontrole e a organização que fazem parte da Nath! Ou seja, um rótulo é apenas um rótulo, ele pode ser apenas uma parte da sua verdade, não se permita ser limitado por ele.

 

E para fechar, sabe a tal da visão de longo alcance que a Nath tanto fala? A ideia de enxergar as oportunidades? Faça isso também ao assistir o canal dela e ler o blog, visualize as oportunidades que vão além do conhecimento financeiro, são ensinamentos sobre qualidades que podem te fortalecer e ajudar você a enxergar novas perspectivas sobre a vida…muito além das finanças.

 

Leila Sleiman
Leila Sleiman - 1Leila Sleiman é Psicóloga. Graduada em Administração. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem experiência no atendimento infantil e adulto. Atende em consultório em São Paulo na Vila Mariana e faz atendimento online. Contatos: E-mail: le_sleiman@hotmail.com / Fanpage: Psicóloga Leila Sleiman El Kadri / Youtube: AmpliaMente

 

 

 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

Você também pode gostar

Nath Arcuri ganha Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de Economia

“Alunos não pedem desconto”. Conheça os bastidores do curso de finanças mais concorrido do Brasil

5 Dicas para chegar ao primeiro milhão ganhando pouco (Parte 1)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hyago Ottoni 11 de September | 2018

Saymon Silva, as taxas são cobradas sobre o rendimento.

Fabiana Coelho 05 de September | 2018

Gostei eu tento poupe mais quando vejo na gastei o que guardei tbm preciso de ajuda .

Saymon Silva 27 de August | 2018

Muito bom!!! Parabéns. Quero aproveitar e tirar uma dúvida. Todos os investimentos com liquidez diária posso "sacar" a qualquer momento e sei q tem algumas taxas como IOF e IR.. minha dúvida é: Esses descontos é sobre o rendimento ou sobre o valor total? Desde já, agradeço.

vanessa 21 de August | 2018

Adorei