3 ferramentas poderosas de Coaching pra enriquecer!

Por Nathalia Arcuri

Demorou, mas finalmente vou revelar alguns dos meus maiores segredos para montar estratégias financeiras de sucesso e o melhor, de graça.

h2aw4c

Este artigo reúne as 3 principais ferramentas que eu uso no meu dia a dia pra alcançar os meus objetivos em todas as áreas da vida, principalmente a financeira.

Ou seja: o que você vai aprender aqui hoje está me deixando cada dia mais rica e você pode ficar também se seguir as dicas e deixar de lado alguns hábitos que estão te empobrecendo.

Sim, porque se você não está fazendo mais dinheiro nem economizando o que que entra, a inflação está te deixando cada dia mais pobre (desculpe, falei).

Eu já expliquei aqui antes o que é Coaching e como ele pode elevar os resultados de uma pessoa em pouquíssimo tempo (pra quem não viu, leia aqui) e vou voltar ao tema porque fiquei inspirada por fatos recentes.

Pois bem, recentemente fui convidada a apresentar o maior Fórum de Coaching e Negócios do mundo promovido pela SBCoaching em São Paulo. Foram dois dias de aprendizado intenso com alguns dos maiores CEOs do Brasil e mais de 10 horas de curso prático com o “papa” das vendas e “ressuscitador” de empresas pelo mundo, Mr Brian Tracy, meu mais novo amigo.

IMG_8580
Olha como ele é fofo!

Deste Fórum (que aliás indico a todos que têm o desejo de empreender ou já são empreendedores) surgiu a idéia de fazer esta lista. E agora que já falei o que tinha pra falar e do meu amor pelo Brian, vamos lá!

3 ferramentas poderosas de Coaching pra enriquecer!

1 – Método Swot

Não tem nada a ver com a polícia americana, meu bem (Aquela é SWAT! Dã!).

Este método é usado mundo afora para avaliar os prós e os contras de uma situação antes de tomar uma decisão.

Pra você ter uma idéia bem prática, fiz um Swot pra você que está em dúvida se continua ou não lendo este texto:

DÚVIDA: CONTINUAR LENDO OU NÃO ESTE TEXTO

FORÇAS 

Até que é legal de ler

Vou ter algo diferente pra postar nas redes sociais

É sempre bom aprender a cuidar do dinheiro

Eu entendo o que a Nath diz e depois aplico

Não tenho nada melhor pra fazer

FRAQUEZAS      

Tenho preguiça de ler

Não sei se vou aplicar depois

Poderia ser mais colorido

O Zap Zap tá bombando

 OPORTUNIDADES

Aprender algo novo que me torne mais capacitada

ganhar mais dinheiro

realizar mais sonhos de consumo

ter mais controle sobre meus gastos e aumentar meus ganhos

 AMEAÇAS                                                               

Facebook

Instagram

WattsApp

Namorado

TV         

Viu como é fácil?

Basta pensar no dilema, colocar os prós e os contras conforme você viu na tabela e pronto: O CENÁRIO FICA MUITO MAIS CLARO e a você cabe apenas analisar o que pesa mais e tomar a melhor decisão.

Claro que no SWOT acima você tem todos os argumentos necessários para tomar a decisão correta: CONTINUAR LENDO ESTE POST E SE PREPARAR PARA A PRÓXIMA FERRAMENTA MÁGICA DE COACHING!

Quando usar? Sempre que você estiver em dúvida entre duas alternativas.

Por exemplo: comprar ou não um carro?

Vender ou doar uma roupa?

Sair ou não do emprego?

E por ai vai…

2 – Roda da Vida

Saca só a ilustração…

roda-da-vida-utilizada-em-coaching-wheel-of-life-tool

 

A roda da vida é uma ferramenta aparentemente muito simples, mas acredite: Ela pode fazer milagres.

Como usar: Imprima OU desenhe a roda acima e preencha com caneta o nível de satisfação em cada setor da sua vida, como na ilustração abaixo. Quanto mais preenchidos os setores, mais satisfeita (o) você está.

 

Roda-da-vida-Fernando-Collela

 

 

ATENÇÃO:

Nada é tão ruim que não mereça nem um tracinho de tinta e nada pode estar tão bom pra ocupar o espaço inteiro. Faça uma avaliação coerente com a sua própria vida e seja o mais honesta (ou honesto) possível. É para o seu bem.

No exemplo acima, dá pra perceber que toda a parte profissional está comprometida (REALIZAÇÃO E PROPÓSITO, RECURSOS FINANCEIROS E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL) e a área DE SAÚDE, PLENITUDE E FELICIDADE também vai de mau a pior!

Ok, inventora da roda e o que eu faço com esse bagulho pintado? Não vou pendurar na parede nem a pau

Gente, é cada desaforo que eu leio neste blog… Vamos em frente.

Com a roda da vida devidamente preenchida em mãos tudo o que você tem a fazer é analisar. Que pontos merecem mais a sua atenção? Se a sua área financeira está capenga, o que você pode fazer para melhorá-la, além de ler todos os posts deste blog  e assistir a todos os vídeos do Canal?

Link para o Canal aqui

A roda da vida vai funcionar como um mapa de ação e com ela você vai finalmente ter a clareza pra agir e melhorar as áreas que precisam de mais atenção. A idéia é que a SUA roda da vida seja uma roda de verdade, equilibrada, o que vai ajudar a girar a sua vida financeira, emocional, profissional de forma muito mais harmoniosa, como uma…. RODA! caveman_with_rock_wheel

 

3 – Análise de Ganhos e Perdas

Talvez esta seja a ferramenta de coaching mais poderosa à qual você já teve acesso. (Eu sei… eu sou legal… Quer me agradecer?  Compartilha este post! Valeu!)

Pode dar um google, você não vai encontrar a análise de perdas e ganhos assim tão fácil por ai.

Como eu acredito que apenas a educação é capaz de salvar este planeta, faço questão de compartilhar tudo o que eu sei e tudo aquilo que me ajudou a conquistar os meus sonhos de consumo e de vida. Por isso vou explicar pra você como usar o quadro abaixo:

FullSizeRender-26

Pra ficar mais Fácil:

Maria (caramba, eu não consigo ser criativa com nomes, mesmo!) quer um emprego que pague R$15.000.

Ela realmente quer isso e sabe até qual é o emprego que pode lhe pagar essa bela quantia. Acontece que no caminho pra chegar até lá ela vai encontrar alguns motivadores e alguns sabotadores.

Se você acha que os motivadores são os amigos e os sabotadores são aquelas pessoas malas da família, vizinhos, cunhado, colegas invejosos etc… está enganada, bem enganada, aliás.

Geralmente os sabotadores são as pessoas que você mais ama (e quer estar sempre por perto) e as atividades que você mais gosta de fazer, mas não ganha nada fazendo: nem dinheiro, nem experiência e nem satisfação pessoal.

Por isso a ferramenta é PORRETA!

Vamos voltar à Maria:

Ela sabe que pra conseguir o tal emprego vai ter que desenvolver algumas habilidades que hoje ela não tem e isso vai demandar tempo. Ela também sabe que quanto mais tempo dedicar por dia, mais rápido vai alcançar o resultado esperado e por isso ela também sabe que a rotina vai ficar puxada. No quadro de GANHOS E PERDAS da Maria a situação é essa:

O que você ganhará se tiver isso

(motivadores – prazer)

Satisfação pessoal, Independência financeira,Viagens, qualidade de vida, possibilidade de reserva maior para aposentadoria, tranquilidade, sonhos de consumo, vida melhor para a família, acesso a lazer mais caro, restaurantes, carro, cursos de especialização, admiração da família, exemplo para os filhos, carreira de sucesso.

O que você perderá se obtiver isso

(sabotadores – dor)

tempo em família, assistir TV, colegas atuais, padrão de vida semelhante ao familiar, responsabilidades limitadas no trabalho.

O que você ganhará se não obtiver isso

(sabotadores -prazer)

Tempo em familia, brincar com o filhos, Zona de conforto, horas de sono, preocupações simples, lazer a qualquer momento.

O que você perderá se não obtiver isso

(motivadores – dor)

Respeito próprio, sentimento de independência, liberdade financeira, exemplo para os filhos, realização pessoal e profissional.

É… a Maria tem agora a solução bem diante dos olhos dela. Ela pode continuar na mesma vida de sempre e continuar assistindo a TV e ter todo o tempo do mundo para a família e amigos ou pode dedicar mais tempo ao que vai torná-la mais independente, rica e realizada. Não é uma escolha fácil.

Se a Maria quiser alcançar o objetivo (ganhar R$15.000) ela precisa estar comprometida com o próprio projeto de vida e para isso terá que valorizar os pontos positivos da conquista e minimizar as perdas.

Ela já sabe que vai passar menos tempo com o filho e que vai assistir menos TV, mas o que será que ela pode fazer para minimizar o impacto negativo de conquistar o que ela tanto quer? Como ela pode tornar o pouco tempo em família que vai restar o mais produtivo possível? Como ela pode continuar se divertindo tanto ou mais sem as longas horas em frente à TV ou computador?

Bom, aí você tem que perguntar para a Maria, da mesma forma que vai ter que perguntar para você depois que fizer o exercício.

Já parou pra pensar como os nossos objetivos ficam pelo caminho quando a gente encontra a barreira do prazer?

Poxa, eu sei que eu tenho que aprender coisas novas e estudar inglês se quiser ser mais valorizada na minha empresa, mas é tão mais legal ficar no Facebook!”

É, querida, O Mark Zuckerberg (dono do Facebook) agradece!

Filha a parada é a seguinte:

(ATENÇÃO: se tem problemas em encarar a realidade clique aqui volte para a Home e comece a estudar outros textos mais gentis.)

VAI LER MESMO?

Que bom, eu sabia que você era capaz de aguentar. Aqui só as corajosas sobrevivem.

Vamos lá:

Se você sabe qual é o seu grande objetivo financeiro e já sabe como alcançá-lo, a sua tarefa a partir de agora é dar os passos (UM DEPOIS DO OUTRO) pra conseguir concretizar esses planos.

Você pode deixar o seu objetivo de lado e lidar com a frustração futura de nem ao menos ter tentado e continuar levando a vida de hoje OU…

você pode usar os vídeos e os textos deste blog pra te ajudar a sair desse marasmo maldito e fazer alguma coisa de relevante com a sua vida. Pronto falei.

Tá tudo bem ai?

Bom, como eu acredito que às vezes a gente precisa de um chute no traseiro pra ir pra frente, essa foi a minha parte: entrei com o pé.

Entre com a bunda, mova suas pernas e seja feliz!

(caramba, nunca achei que essa frase poderia ser dita no contexto financeiro! Yay!!!!)

Veja esta lista que eu preparei pra você:

COACHING: O QUE É QUANTO CUSTA E PRA QUE SERVE?

5 PASSOS PARA SER (NÃO PARECER) RICA!

COMO GUARDAR DINHEIRO?

5 LIÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANACEIRA PARA ENRIQUECER

VÍDEO:

 

 

 

 

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

3 comentários em “3 ferramentas poderosas de Coaching pra enriquecer!

  • 28 de março de 2016 a 9:50 pm
    Permalink

    Naaaaati os links tão zuados. :(

    COACHING: O QUE É QUANTO CUSTA E PRA QUE SERVE?

    5 PASSOS PARA SER (NÃO PARECER) RICA!

    COMO GUARDAR DINHEIRO?

    5 LIÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANACEIRA PARA ENRIQUECER

    Responder
  • 5 de abril de 2016 a 10:45 am
    Permalink

    Parabéns pelas informações.

    Grata mesmo!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *