Look do dia: 3 dicas para misturar cores e estampas com estilo

04 de julho | 2018

A gente já te trouxe várias dicas aqui, como montar looks com o que você tem no guarda-roupa e looks novos e ricos sem gastar nadapra você fazer novas combinações com as roupas que você tem e, assim, fazer seu guarda-roupas bombar com novos looks sem gastar nem um real.

 

Mas agora a gente vem com a cereja do bolo, o toque de mestre, o nível acima (e onde estão escondidos os melhores looks): a mistura de cores e estampas.

Por Assinatura de Estilo

 

cores_e_estampas10

 

Vamos lá?

 

Dica #1: misturar cor com cor

 

Tá vendo esse arco-iris em forma de círculo?

 

cores_e_estampas

 

Pois bem, esse é o nosso amado círculo cromático.

Ele serve pra ajudar a gente a entender como as cores funcionam.

Por exemplo: pegue uma cor qualquer do círculo. As cores que estiverem “coladas” nela (ou seja, a cor que vem imediatamente antes e a cor que vem imediatamente depois) são o que chamamos de cores análogas. Essas cores são como irmãs e podem ser usadas para criar looks elegantérrimos (lembra do monocromático e do tom sobre tom do mês passado?). Alguns exemplos de “parzinhos da elegância”: verde e azul, amarelo e laranja, vermelho e rosa.

 

cores_e_estampas7

 

Outra forma de coordenar cores é pegar uma cor qualquer e usá-la para criar looks mais, digamos, ousados, combinando com a cor que fica exatamente oposta a ela (ou seja, que esteja bem “em frente” a ela no círculo). Esse conjunto de cores se chama “cores complementares” e transmite ousadia e criatividade. Exatamente o oposto do look monocromático ou tom sobre tom. Alguns exemplos de “parzinhos da ousadia”: amarelo e roxo, verde e vermelho, laranja e azul.

 

cores_e_estampas1

 

E como nada nessa vida precisa ser levado a ferro e fogo, você que é inteligente (afinal, tá aqui lendo conteúdo enriquecedor) já deve ter sacado que quanto mais informação e diferença de pigmento entre as peças de um look, mais ousado e jovem ele fica. Seguindo o mesmo raciocínio, quanto menos informação e diferença de pigmento entre as peças do mesmo look, mais elegante e maduro ele fica.

 

cores_e_estampas11

 

Amarelo, vermelho e bordô são cores bem próximas e podem criar um look super elegante e animado ao mesmo tempo. Olha só:

 

 

cores_e_estampas8

 

Então, já pode jogar o círculo cromático fora e começar a coordenar as cores sem medo de ser feliz, porque no final das contas, tudo combina com tudo e a resposta pra sua dúvida  “será que fica bom?” só vai poder ser respondida depois que você vencer a preguiça e fizer o quê? Experimentar, é claroooooooo!

 

 

cores_e_estampas9

 

Dica #2: misturar cor com estampa

Essa é fácil: sabia que qualquer – QUALQUER –  cor sólida (ou seja, lisa), funciona bem com uma estampa em preto e branco?

 

ROUPAS VENHAS, NOVOS LOOKS? Aprenda a usar melhor seu guarda-roupa!

 

 

Ou seja, pegar uma blusa listrada e combinar com uma calça vermelha funciona super bem. Ou com uma calça verde. Ou um casaco azul. Ou um shorts amarelo.

 

cores_e_estampas4

 

Experimenta aí na sua casa e depois conta pra gente se não é a mais pura verdade.

Aí, se quiser dar um passinho a mais em busca da iluminação, tenta pegar uma estampa em duas cores (que não seja preto e branco) e coordena com uma peça neutra colorida (pra fugir do preto, branco e cinza de sempre, néam?). Tipo: uma calça listrada vermelha e verde com uma camisa verde musgo. A gente garante que dá certo.

 

 

cores_e_estampas3

 

Dica #.3: misturar estampa com estampa

Agora, se você tá na pegada de usar tudo o que você tem de todas as formas possíveis imagináveis, senta aqui que vai ser agora que você vai entender como a coisa toda funciona: afinal, quando nos permitimos misturar peças estampadas, fica fácil misturar as peças que temos pois “ganhamos” novas possibilidades de uso dessas peças (que antes só viam a luz do dia coordenadas com preto, branco e cinza – sim, a gente sabe que vocês são beeeeem previsíveis).

 

cores_e_estampas12

 

  • 1ª Formulinha: misturar peças estampadas em cores semelhantes: xadrex vermelho e azul com listras vermelhas e azuis, por exemplo. Floral verde e branco com bolinhas em verde e branco. E por aí vai.

 

cores_e_estampas5

 

  • 2ª Formulinha: qualquer peça estampada, em qualquer cor, coordenada com uma peça com estampada em preto e branco.

      Bugou? A gente mostra como isso REALMENTE dá certo:

 

cores_e_estampas6

 

E sabe qual a explicação pra isso? Simples: preto é neutro. Branco é neutro. São as cores mais usadas para se coordenar com peças estampadas segundo o Data Assinatura de Estilo, braço “das modas!” do Data Me Poupe!. Por que não haveria de dar certo misturar essas mesmas peças estampadas com peças em preto e branco?

 

cores_e_estampas13

 

Dica bônus 1: lembre-se de que nada do que falamos é escrito em pedra – ou seja, o que a gente traz aqui são formulinhas para facilitar a compreensão e exemplificar conceitos. Isso quer dizer que tudo é permitido e essas formulinhas existem para te ajudar a ficar seguro das próprias decisõe. Não é pra surtar e sair buscando exatamente o mesmo tom de verde em duas peças diferentes para compor um monocromático, por exemplo.

 

Dica bônus 2: vale lembrar que existem diferenças de pigmento entre peças em função do tecido, técnica de tingimento, manutenção da peça… ou seja, no caso do exemplo em questão (monocromático verde) nada mais normal que o verde da parte de cima não seja exatamente o mesmo verde da parte de baixo. E tá tudo bem, ok?

 

Importante sempre lembrar que se você não investir uns minutinhos todos os dias fazendo essas experiências e se permitir sair da sua zona de conforto de vez em quando (pode ser só pra ir na padaria com o seu marido, não tem problema em começar devagarzinho, pois o importante é começar), a mágica não vai acontecer e seus looks não irão se multiplicar.

 

Combinado?

 

Mês que vem a gente tá de volta.

Beijo grande,

Carol e Carlinha.

 

Assinatura de Estilo
11910432_1720452324856230_1984693896_a
Carol e Carlinha da Assinatura de Estilo são parceiras do Me Poupe! na produção de conteúdo relevante, rico e transformador! Se você curtiu este post, compartilha com quem pode estar precisando dele 

Saiba mais sobre a Assinatura de Estilo em  www.assinaturadeestilo.com.br

 

 

 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

 

materiais-ricos-me-poupe

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: 

Comprar não é pecado – 3 dicas para montar looks com o que você tem no guarda roupa!

Comprar não é pecado – Custa caro não ter o que vestir

 

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rosana 17 de July | 2018

Tenho aprendido com voce. Obrigada por compartir conhecimento. Saludos desde Espanha.