3 dicas para você colocar a mão na massa e decorar sua casa

Montar a casa do zero é uma tarefa digna de acabar com qualquer orçamento mais apertado, mas se você é esperto e quer colocar a mão na massa para economizar alguns reais, a gente separou três tutoriais divertidos e fáceis de fazer.

Por Viva Decora

De acessórios funcionais à móveis de verdade, você pode se aventurar a montar algumas peças importantes na sua casa. Além de poupar, você vai ter a oportunidade de personalizar sua sala, cozinha e quarto, deixando os itens com a sua cara. Vai por mim: Seria bem mais caro se você resolvesse adquirir as peças em uma loja!

1 – Abajur de garrafa

Qualquer pessoa que já começou a planejar a decoração da casa percebe que a iluminação é um dos elementos que completa o ambiente e fecha com chave de ouro qualquer composição. Até por isso, a presença de um abajur em qualquer lugar vai deixar o ambiente mais aconchegante. Para aqueles que também curtem uma pegada de reciclagem e sustentabilidade, esse abajur de garrafa é a solução.

 

abajur-garrafa

Você vai precisar de:

materiais-abajur

– Uma garrafa bonita de base larga para equilibrar a cúpula. Leve a garrafa a um vidraceiro para que ele faça de 2,5 a 3 mm perto da base.

– Fiação para abajur com interruptor
–  1 rolha
– 1 niple
– 1 porca para niple
– 1 soquete
– 1 bucha de borne (parte dourada)
– Base de abajur
– Tecido
– Estilete e chave de fenda.

Passo-a-Passo:

1 – Passe o fio por dentro da garrafa, do furo até sua boca, e dê um nó, ele vai servir para proteger seu abajur se alguém puxar o fio.

2 – Abra o fio ao meio em sua extremidade com o auxílio do estilete.

3 – A parte que foi aberta ao meio deverá ser retirado todo o plástico/borracha que protege o fio, ficando exposto a parte de cobre, você pode retirar com a ajuda do estilete ou de alicate próprio para descascar fio.

passo-1-2-3-abajur

Você pode utilizar uma rolha usada, ou comprar alguma que já tenha 1 furo no meio, geralmente usada para garrafa de azeite.

A rolha deverá ser cortada com o auxílio de uma serrinha, o tamanho ideal é 1,5 cm, se ela não for furada faça um furo no meio, o furo deve ter o diâmetro do niple.

Coloque o niple no furo que você fez na rolha, existe niple pronto já cortado e existem barras de niple, o tamanho ideal é de 2,5 cm. Para prender o niple na rolha coloque a porca.

rolha-abajur

Encaixe a rolha, com o niple e a porca no soquete e vá girando até encaixar completamente no soquete.

passo-rolha-2

1 – Deixe as pontas descascadas do fio para facilitar a montagem.

2 – Desparafuse um pouco os dois parafusos da bucha de borne (parte dourada) para que você consiga colocar as pontas do fio.

3 – Torça as pontas do fio descascado e faça tipo um “rolinho”, e coloque cada ponta no interior da peça onde estão os parafusos, quando estiver bem encaixados, aperte os parafusos para dar o contato.

passos-abajur

4 – Dentro da bucha de Borne (parte dourada) existe um parafuso na parte interna que é fixado dentro do soquete, após o encaixe dos fios pressione essa peça para o interior do soquete de modo a encaixar o parafuso, feito isso aperte o parafuso

5 – A base e a parte elétrica do seu abajur já estão prontos, faça o teste para ver se acende, se não acender desencaixe e veja se soltou algum fio.

passos

Agora a parte da forração da cúpula. Se a sua garrafa for grande escolha uma cúpula entre 20 e 23 cm, se tiver tecido você pode forrar por cima desde que o tecido que você forrar seja mais escuro do que o de baixo para cobrir. Meça o diâmetro e a altura da sua cúpula para saber quanto você irá precisar de tecido.

rolinhoCole o tecido na cúpula do abajur usando um rolinho para aplicar melhor a cola. Faça o acabamento dobrando as sobras para dentro.

(Fotos: Alessandra Carvalho, lojista do Atelie Decoreco).

2 – Horta em espaços pequenos

Um pouco de verde dentro de casa não faz mal a ninguém! Dentro da cozinha então, quebra dois galhos ao mesmo tempo!

Além de enfeitar e deixar a cozinha mais cheirosa, uma mini horta dentro de casa também garante temperos e até pequenas hortaliças frescas sempre à mão.

18(www.vivadecora.com.br/foto/11667/le-cuisine-casa-nova-2009 Archdesign Studio)

Ter vasos diferentes para cada tempero é uma boa ideia. Mesmo sem conhecer muito da espécie, você não corre o risco de deixar lado a lado plantas que competem pelo mesmo nutriente e podem matar uma a outra.

19

(www.vivadecora.com.br/foto/5695/varanda Fabiana Infantozzi)

Prefira espécies de raiz curta e vasos com pelo menos 15 cm de altura. Você pode usar pallets, vasos e até latinhas e outros recipientes reciclados para instalar sua pequena horta, apenas tenha em mente que o importante é instalar as suas plantinhas num ambiente com bastante luz do sol.

Veja como decorar a sua casa com Pallets!

20

(www.vivadecora.com.br/foto/49602/cozinha-com-coifa-de-aluminio  Lorrayne Zucolotto)

3 – Sofá de pallet

Pallet é sempre uma boa ideia para quem quer construir itens diferentes e sustentáveis quase sem colocar a mão no bolso. Dos acessórios mais simples, até móveis de verdade, os pallets servem para montar praticamente uma casa inteira.

Se você já é ninja do DIY e não se amedronta com furadeiras, lixadeiras e parafusadeiras, esse é o passo a passo para você.

21

Você vai precisar de três pallets. Limpe e lixe bem as peças, se quiser usar uma cor diferente, esta é a hora. No primeiro pallet, tire as ripas de madeira de um dos lados e reserve.

22

Posicione o segundo pallet e use as ripas separadas para fazer o encosto do seu sofá. A da parte de trás deve ser colocada um pouco à frente, essa barreira vai servir para deixar o seu colchão ou almofada sempre no lugar.

23

Encaixe o terceiro pallet, sem os cubos da base, como mostra a foto, formando o encosto.

24

Jogue almofadas ou use um colchão de solteiro forrado e pronto! Seu sofá de Pallet está pronto! :)

25

 

Viva Decora é um portal de conteúdo voltado à decoração com idéias geniais pra você decorar a sua vida e a sua casa gastando pouco e, assim como o Me Poupe, acredita no valor da educação financeira.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR…

ERA BRINCO VIROU PINGENTE!

TRANSFORME SUA PAREDE GASTANDO POUCO!

Me Poupe! no seu email

Cadastre-se, é na faixa!

Nathalia Arcuri

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *